Pagamentos no WhatsApp: como funciona?

Por Vinícius Taddone

O recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay, uma maneira fácil e segura de fazer pagamentos nos apps do Facebook, e processado pelo Facebook Pagamentos e Cielo. Para ter acesso à nova funcionalidade, é necessário baixar a última versão do WhatsApp na loja de aplicativos do seu celular. Tudo de forma simples, segura, rápida e sem a cobrança de tarifas.

O WhatsApp acabou de lançar sua funcionalidade de pagamentos e o Nubank é uma das primeiras instituições escolhidas para oferecer mais essa possibilidade para seus clientes. Caso seja cliente, verifique no app se já está habilitado para você. Existem outras instituições financeiras também habilitadas, mas pelo que testei, o Nu é o mais prático.

>> Exclusivo para assinantes: Boas práticas de 5 das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e como você pode aplicá-las

Outras bandeiras disponíveis são:

  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • Itaú: Mastercard
  • Mercado Pago: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa

Existe uma outra forma de ter acesso à funcionalidade de pagamentos no WhatsApp: ser “convidado” por amigos. Quando a função for liberada para você, caso os seus amigos ainda não a tenham, basta fazer um pagamento ou enviar um pedido de dinheiro que a opção de fazer cadastro aparecerá instantaneamente. Assim, quando abrir uma conversa com seus amigos, vai ser possível enviar ou receber dinheiro da mesma forma que envia arquivos, fotos, contatos e sua localização.

Por enquanto, a função de pagamentos no WhatsApp está disponível apenas para transferências de dinheiro entre contas pessoais. Ou seja: usuários da versão Business do aplicativo do WhatsApp ainda não podem aceitar pagamentos de seus clientes por serviços ou bens.

Como fazer pagamentos no Whatsapp

Veja um passo a passo de como fazer um pagamento pelo WhatsApp, lembrando que somente na versão débito:

  1. Nas configurações do seu WhatsApp, selecione a opção “Pagamentos”;
  2. Clique em “Facebook Pay” para ler os termos e condições e criar um PIN de seis dígitos – um tipo de senha que será usada nas transações do Facebook Pay;
  3. Insira seu nome completo, CPF, endereço residencial e dados do seu cartão com a função débito – número, data de vencimento e CVV; pode usar o débito virtual também.
  4. O próximo passo é verificar seu cartão. Você vai receber, no app do seu banco, um código de seis dígitos para inserir no aplicativo do WhatsApp;
  5. É só verificar e pronto, seu cartão está cadastrado!

Como você pode ver abaixo, enviar dinheiro no WhatsApp é simples e rápido como enviar uma imagem. No android é pelo “Clipes”. No IOS é só clicar no “+” para abrir o menu: Menu Whatsapp – Pagamentos.

E como solicitar pagamentos no WhatsApp?

Se você quer solicitar um pagamento pelo WhatsApp para aquele seu amigo ou familiar que está te devendo o valor da pizza, o processo também é simples:

  1. No WhatsApp, selecione a opção “Pagamento”;
  2. Clique em “Solicitar”;
  3. Insira o valor desejado e envie para o contato.

C-commerce: uma evolução do E-commerce

C-commerce significa Conversational Commerce e nada mais é do que a utilização de aplicativos de mensagens como WhatsApp e o Messenger para conversão de vendas.

Esta forma de transacionar com seus clientes é uma realidade superpresente. Utilize para alavancar os seus negócios. Não caia nas armadilhas do passado. Bora faturar mais?

Vinícius Taddone é CEO e principal estrategista da VTaddone. Taddone fundou a VTaddone Studio em 2011 com intuito de ajudar pequenas e médias empresas que necessitam de Marketing diferenciado para crescimento de receita. Taddone passou por agências de turismo, e na última, ocupou o cargo de Coordenador de Marketing por 6 anos. Ele é bacharel em Planejamento de Marketing, Turismo e possui MBA em Marketing todas conquistadas pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui as certificações em Marketing Digital na Prática (Endeaver), Java Script, Lógica em Programação e Flash CS3 pela Impacta Tecnologia e tem experiência em Marketing Workshop na Walt Disney World Resort, em Orlando.

Leia também: