Os 4 pilares dos vendedores e vendedoras campeƵes

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OlĆ”, Internet.

Quais sĆ£o 3 aƧƵes que distinguem campeƵes de vendas do resto?

Recebi essa pergunta pelo Youtube num dos vĆ­deos que tenho gravado lĆ” com o Marcelo Caetano sobre os desafios da gestĆ£o comercial.

Na verdade acho que sĆ£o 4 as grandes diferenƧas da baixa de alta performance em Vendas (APV). Veja o que vocĆŖ acha, se concorda e mande depois seus comentĆ”rios se quiser.

Se vocĆŖ focar no CHA, que usamos como referĆŖncia de desenvolvimento na Ć”rea de vendas, fica mais fĆ”cil de entender o que os campeƵes/campeĆ£s fazem.

Chamo isso dos 4 grandes pilares da APV:

– 1o Pilar da APV – Conhecimentos: uma curiosidade natural de aprender e saber mais sobre clientes, produtos/serviƧos, concorrentes, o mercado, a empresa na qual trabalham, conhecimentos gerais (lĆ­nguas, cursos especiais sobre assuntos especĆ­ficos, leitura de livro, palestras…). Ou seja, uma sede natural, que eu chamo de curiosidade, de aprender e saber mais.

CampeƵes e campeĆ£s de vendas tem acomodaĆ§Ć£o ZERO em relaĆ§Ć£o Ć  busca de conhecimento, principalmente em tudo que pode lhes ajudar a ter alta performance na Ć”rea comercial.

– 2o Pilar da APV – Habilidades: trabalhamos com os 8 passos da venda na VM. Planejamento, prospecĆ§Ć£o, abordagem, levantamento de necessidades, proposta de valor, negociaĆ§Ć£o, fechamento, pĆ³s-venda.

Pela minha experiĆŖncia, os campeƵes e campeĆ£s de vendas sĆ£o pelo menos Ć³timos em todos os passos, excelentes em 2 ou 3 (que dependem da Ć”rea/setor em que atuam) e ruins em pelo menos um ou dois. Ou seja, existe uma compensaĆ§Ć£o de pontos fortes e fracos, mas ĆŖnfase nos 2 ou 3 passos que sĆ£o fundamentais naquela Ć”rea/setor.

Aqui tenho muito cuidado em recomendar exatamente qual seriam os passos porque justamente (reforƧo) DEPENDE. Tenho muita experiĆŖncia com isso e sei com certeza absoluta que nĆ£o existe uma resposta Ćŗnica.

Mas… se me pressionar, o que Ć© bem comum, eu diria que levantamento de necessidades e proposta de valor sĆ£o Ć”reas onde 99% dos campeƵes de vendas se distinguem.

CampeƵes e campeĆ£s de vendas sĆ£o MESTRES em entender o que o cliente quer e precisa e oferecer isso de maneira a que o/a cliente sinta que estĆ” sendo bem atendido e fique satisfeito.

– 3o Pilar da APV: Atitudes: o pessoal confunde muito ‘atitude’ com motivaĆ§Ć£o, entusiasmo, iniciativa. Na verdade Ć© um conjunto de atitudes que levam ao sucesso em Vendas. AlĆ©m das que coloquei em cima, resiliĆŖncia, persistĆŖncia e inteligĆŖncia emocional sĆ£o fundamentais para ter alta performance em vendas.

CampeƵes e campeĆ£s de vendas sĆ£o sempre pessoas muito ENERGIZADAS.

E qual Ć© o 4Āŗ e Ćŗltimo pilar da alta performance em vendas?

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– Para terminar, 4o pilar da APV, seria PAIXƃO POR VENDAS.

Pessoas que nĆ£o amam vender desistem fĆ”cil, saem da Ć”rea, vĆ£o procurar outras alternativas.

CampeƵes e campeĆ£s ficam, em altos e baixos, porque sĆ£o apaixonados/as por ajudar seus clientes, por bater metas, por receber elogios e por ganhar dinheiro.

Junte estes 4 itens (vamos chamar de CHAP – Conhecimento, Habilidades, Atitudes, PaixĆ£o por Vendas) e vocĆŖ tem o perfil do vendedor e da vendedora campeƵes, de alta performance em vendas.

E vocĆŖ, o que acha? Alguma outra caracterĆ­stica que separa campeƵes e campeĆ£s de alta performance em vendas do resto (e que jĆ” nĆ£o esteja na lista?).

Mande seus comentƔrios!

AbraƧo, obrigado, boa$ venda$,
Raul Candeloro
Diretor

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