Os 4 Estágios da Competência

Resumo da e-zine desta semana, para os que estão com pressa:

  1. Os 4 estágios da incompetência: inscrições abertas para o APV, meu curso online de Alta Performance em Vendas (e por que você precisa fazer este curso). Mais informações sobre o curso você encontra aqui: www.institutovendamais.com.br
  2. Videoaulas grátis: esta semana vou lhe enviar 3 e-mails com links para videoaulas gratuitas falando sobre a Alta Performance em Vendas. Assim você tem uma ideia do conteúdo do curso e, principalmente, do meu ‘jeitão’ de dar aula (química e sintonia com o professor nessas horas é fundamental, nada é pior do que assistir aulas online com um professor chato! ). Conteúdo de primeira. Não vendo nada, só ensino. 100% coisas práticas, que você pode colocar imediatamente em uso no seu dia a dia. Prometo. Assista a 1ª aula e poste seus comentários (leio todos!).

Agora, a versão completa da e-zine:

Quando você estuda a Alta Performance, descobre que existem 4 estágios de competência:

  1. A incompetência inconsciente, onde a pessoa não sabe que não sabe.
  2. A incompetência consciente, onde a pessoa passa a saber que não sabe.
  3. A competência consciente, onde a pessoa sabe que sabe.
  4. A competência inconsciente, onde a pessoa não sabe que sabe.

Vamos falar rapidamente sobre cada uma dessas etapas, pois elas influenciam de maneira fundamental a Alta Performance e, principalmente, o desenvolvimento e o crescimento pessoal e profissional de cada um.

No primeiro estágio, da incompetência inconsciente, não existe a busca do crescimento e do desenvolvimento, pois a pessoa nem sabe que é incompetente.

Sim isso existe – acredite se quiser. Todos os dias vemos vendedores vendendo muito abaixo do seu potencial e colocando a culpa em fatores externos, quando, na verdade, boa parcela da responsabilidade é do seu próprio CHA que precisaria ser desenvolvido (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes).

No segundo estágio, temos um momento bastante desconfortável, que é a incompetência consciente – a pessoa passa a ter noção da sua falta de competência e isso provoca um grande incômodo. Geralmente é aqui que acontecem os maiores saltos de crescimento, de desenvolvimento, de subir de degrau e elevar-se no nível de competência.

O terceiro estágio, onde a pessoa sabe que sabe, demanda humildade para continuar crescendo. Afinal de contas, todo competente sabe que só chegou ali porque realmente investiu bastante em se desenvolver. O problema do terceiro estágio, então, é a estagnação na aprendizagem.

No quarto estágio, onde a pessoa não sabe que sabe, é um estágio de expertise. As coisas ficam fáceis, a pessoa tem experiência e a maior parte das dificuldades já foi vista e superada. Passa a existir uma rotina repetitiva, mas eficiente. A maior parte da Alta Performance ocorre aqui. Aqui, o grande perigo é o da acomodação, pois as habilidades que hoje fazem você ser competente, amanhã podem não ser mais úteis (nas palestras eu sempre conto a história dos samurais para ilustrar esse ponto – ótimos com a espada, mas perdem completamente seu poder quando encontram um revólver). O quarto estágio demanda, então, atenção constante e adaptação.

Alguns autores já defendem hoje em dia um quinto estágio, que seria o de maestria, onde um expert do 4º estágio reúne, de maneira organizada, seu conhecimento ‘inconsciente’ (ou seja, volta a torná-lo consciente) para ENSINAR isso através de um método. Este é um assunto para outras e-zines… Hoje quero falar sobre os 4 estágios iniciais, principalmente 1 e 2.

Um dos grandes desafios que temos na VendaMais, desde que começamos nossa história, é fazer com que as pessoas migrem do estágio 1 para o 2. A imensa maioria dos vendedores, acredite, está no nível 1 ainda, de incompetência inconsciente.

Eles/elas não têm noção do mundo incrível que se abre quando você desenvolve seus conhecimentos, habilidades e atitudes em Vendas.

Quem está no nível 2 e 3 é nosso público-alvo perfeito: vendedores e vendedoras que sabem que precisam melhorar, que acreditam no seu potencial e que acreditam que conseguem fazer mais, alcançar mais, trazer mais resultados.

Esses, acredite, são uma minoria. Basta ver que temos 100.000 assinantes nesta e-zine semanal, que é a única de vendas no Brasil.

Quantos vendedores o Brasil tem? No mínimo uns 10.000.000. Ou seja, apenas 1% assina a única e-zine semanal sobre Vendas do país (e olhe que é grátis!!!).

Se você está lendo isso, claramente é um campeão, uma pessoa diferenciada, que busca melhorar, manter-se atualizado, aprender, trocar informações e experiências, vender mais, atender melhor seus clientes.

Você faz parte da elite dos 1% no Brasil.

Ou seja, alguém que ama vender.

Mas de verdade! Não só da boca para fora. Alguém que realmente pratica no seu dia a dia o ‘Eu Amo Vender’ precisa, necessariamente, querer melhorar. Se não, não é de verdade.

Não quero gente que diz ‘Eu Amo Vender’ e continua vendendo, dizendo e fazendo exatamente as mesmas coisas que dizia e falava 15 anos atrás. Amor de verdade evolui e acompanha.

Pois bem: estou falando tanto de desenvolvimento e evolução porque, na semana passada, abrimos oficialmente as inscrições para a 1ª turma de 2014 do APV – Alta Performance em Vendas. Só para você ter uma ideia do sucesso desse curso, antes das inscrições abrirem já tínhamos 150 pré-reservas PAGAS, todos de indicações de pessoas que fizeram a turma passada do APV.

Lembrando que, para esta turma 1 de 2014, as aulas começam RIGOROSAMENTE no dia 15/03 e as inscrições acabam no dia 14/03.

Aqui tem dois testemunhais que resumem bem porque o curso faz tanto sucesso, porque tantas empresas estão inscrevendo todos seus vendedores (porque ele ajuda a vender mais!):

“Bom é pouco! Foi ótimo!! Simplesmente fantástico. Este curso abriu meus olhos para um novo mundo que eu conhecia, mas que não explorava. Já comentei aqui em outras oportunidades que o pouco que apliquei, já tive melhorias e retornos positivos. Em breve estarei assistindo novamente para relembrar e revisar tudo o que vimos. Parabéns a todos os demais alunos, sucesso e muitas vendas. E Raúl e sua equipe: Nota 10 para o material, curso, dicas e suporte prestado aos alunos do APV! Lembre-se: “Keep Calm and VendaMais”!
(RENAN PINHEIRO)

Olá Raul! Antes de tudo quero comentar que o conteúdo me surpreendeu muito positivamente. Estando na direção comercial da empresa, estimulei a inscrição da equipe de vendas e fiz questão de me inscrever também para aprender mais, rever conceitos, melhorar e principalmente acompanhar a qualidade de um curso de vendas on line! Não imaginava que fosse tão bom assim, sinceramente. Agora é com cada um de nós!! Valeu!
(NEI MAIA)

Mais informações sobre o Alta Performance em Vendas, meu curso online para vendedores, você encontra aqui: www.institutovendamais.com.br

Esta semana também devo mandar para você três e-mails com víieoaulas gratuitas falando sobre a Alta Performance em Vendas. Fique de olho que vale a pena assistir e compartilhar essas víieoaulas, onde resumo muito do que aprendi nestes 20 anos de VendaMais.

O primeiro vídeo fala justamente sobre as causas da baixa performance (e o que fazer para evitá-los, já que evitar erros básicos é um dos caminhos para a Alta Performance).

No APV – Alta Performance em Vendas, pedimos aos alunos para avaliarem sua própria Roda das Vendas, uma ferramenta de coaching que criei para ajudar vendedores a melhorarem seus resultados.

O resultado mais frequente é que as pessoas se assustam com o tanto que têm para melhorar. E o mais incrível é a reação: a imensa maioria fica MOTIVADA com isso (resposta de campeão e de campeã!).

A resposta típica é: “Raúl, depois de anos patinando sem saber onde precisava melhorar, mas claramente sabendo que precisava mudar alguma coisa, finalmente encontrei a resposta. Já fiz curso, já li livro, já assisti palestra, mas só no APV consegui finalmente entender meus pontos fracos e, melhor do que tudo, como melhorá-los. OBRIGADOOOOO!!!!”.
Então você já sabe:

  1. Mais informações sobre o curso você encontra aqui: www.institutovendamais.com.br
  2. Esta semana vou lhe enviar 3 e-mails com links para videoaulas gratuitas falando sobre a Alta Performance em Vendas. Assim, você tem uma ideia do conteúdo do curso e, principalmente, do meu ‘jeitão’ de dar aula (química e sintonia com o professor nessas horas é fundamental, nada é pior do que assistir aulas online com um professor chato! ).

Abraços em busca da Alta Performance e boas vendas,

Raúl Candeloro

P.S. Se você é gerente, supervisor ou diretor comercial e quer que toda sua equipe faça o curso online e alcance a alta performance, mande um e-mail para apv@institutovendamais.com.br solicitando uma proposta, ok? É com certeza um dos melhores investimentos em treinamento que você pode fazer para sua equipe este ano.