O que sua agenda diz sobre vocĂȘ

O que sua agenda diz sobre vocĂȘ VocĂȘ sabia que janeiro Ă© o mĂȘs em que a procura por agendas Ă© mais forte? Essa Ă© mais uma prova do quanto tendemos a deixar para a Ășltima hora. Uma rĂĄpida pesquisa por palavras-chave na internet mostrou que a busca por agendas começa atĂ© dois anos antes, mas atinge seu ĂĄpice em janeiro. E isso nĂŁo apenas no Brasil. A tendĂȘncia Ă© mundial.

Ou seja, mesmo na hora de adquirir uma agenda, cujo objetivo geralmente Ă© de planejamento, as pessoas costumam deixar para decidir com o ano jĂĄ vigente. AĂ­ acabam optando pela opção que estĂĄ disponĂ­vel na loja, naquele determinado dia, sem dar a devida importĂąncia a esse item. O problema Ă© que essa agenda irĂĄ acompanhar vocĂȘ durante todo o ano.

SerĂĄ que a agenda escolhida atende as suas necessidades? Possui os espaços que costuma preencher? Como vocĂȘ prefere se planejar: anual, semestral, todo mĂȘs ou diariamente? Ela tem espaço para isso? O tamanho e a cor lhe agradam? Lembre-se de que vocĂȘ irĂĄ passar o ano inteiro com ela e precisa que ela nĂŁo seja cansativa. É importante para vocĂȘ que a agenda tenha um espaço na frente para guardar papĂ©is? E um elĂĄstico, auxiliaria vocĂȘ a manter cartĂ”es, flyers e outras informaçÔes dentro da agenda, em dias especĂ­ficos?

A agenda que vocĂȘ escolhe tambĂ©m diz muito sobre sua personalidade. Um vendedor profissional, que frequenta constantemente grandes empresas, nĂŁo pode chegar para visitar um cliente portando uma agenda com desenhos de carrinhos ou da Barbie, por exemplo. Por mais bĂĄsico que pareça, comece a reparar. Muitas pessoas falham em detalhes bĂĄsicos como esse.

A escolha de uma boa agenda pode ajudĂĄ-lo a basicamente:

  • Fazer o planejamento das atividades e manter o foco.
  • Organizar e deixar Ă  mĂŁo informaçÔes importantes, que vocĂȘ poderĂĄ precisar diariamente, como: telefones, e-mails e metas diĂĄrias.
  • Passar uma imagem pessoal e profissional adequada, desde que o produto esteja de acordo com seu perfil profissional.

Na Editora Quantum, criamos uma agenda justamente pensando no profissional de vendas. AlĂ©m de extremamente Ăștil, ela passa a imagem de alguĂ©m que realmente gosta e se preocupa com a profissĂŁo. Outra vantagem da Agenda VendaMais Ă© que ela traz frases diĂĄrias, que tĂȘm como objetivo ajudar vocĂȘ a se manter motivado e que podem, de quebra, auxiliĂĄ-lo a quebrar o gelo com o cliente, debatendo assuntos diversos.

A agenda Ă© um detalhe simples, mas que pode fazer toda a diferença em seu dia a dia. VocĂȘ deixou a aquisição de sua agenda para a Ășltima hora? EntĂŁo, acesse agora mesmo o site: http://www.editoraquantum.com.br ou entre em contato com nossa Central de Atendimento pelos telefones: 4004-0174 (capitais) ou 0300 789-2010 (demais localidades) e adquira a Agenda VendaMais.

Um abraço e boa$ venda$,

RaĂșl Candeloro

DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA

Quer vender bem? Deixe de ser amador!

Por Antonio Braga

Os vendedores amadores, com pensamentos medĂ­ocres, nĂŁo evoluem porque adotam atitudes erradas, dentre as quais se destacam:

  • Ficar sempre Ă  espera de clientes e pedidos. Como os clientes de hoje mudaram de comportamento, mas eles nĂŁo se adaptaram, nĂŁo conseguem vender. Ainda acham que os clientes sĂŁo difĂ­ceis, exigentes e sĂł querem tirar vantagem.
  • Focar apenas na venda de produtos por desconhecer que os clientes estĂŁo mais preocupados com a solução de seus problemas.
  • Vender somente os produtos que o cliente pede, nĂŁo oferecendo outras opçÔes, bem como nĂŁo fazer vendas adicionais.
  • Ser especialista em desculpas e justificativas pela falta de venda. Em sua concepção, esses vendedores sĂŁo sempre prejudicados pela crise e concorrĂȘncia. Seus preços e prazos de pagamentos estĂŁo sempre em desvantagem no mercado.
  • Acomodar-se com a facilidade e viver na zona de conforto, sem metas pessoais e profissionais por falta de ambição, contentando-se com pouca coisa.
  • Ser resistente ao aprendizado por achar que o mais importante Ă© a experiĂȘncia de muitos anos de trabalho, mas continuar vivendo na mesmice e sem progresso algum profissional e pessoal.
  • Deixar de cuidar da aparĂȘncia pessoal, alĂ©m de demonstrar cansaço e falta de entusiasmo quando estĂĄ diante do cliente.
  • Fazer da visita ou recepção do cliente uma obrigação, nĂŁo demonstrando comprometimento e disposição de servir com a mĂĄxima presteza.
  • Deixar de ser organizado e planejado, perdendo tempo na execução de suas atividades e, por isso, ser pouco produtivo.
  • Acreditar na sorte dos profissionais de sucesso e se considerar azarado por nĂŁo conseguir o mesmo sucesso.

Antonio Braga Ă© engenheiro agrĂŽnomo, especializado em vendas, consultor, escritor, palestrante e instrutor de vendas, atendimento e relaçÔes com clientes, com mais de 30 anos de experiĂȘncia. Autor do livro Quer vender bem? Deixe de ser vendedor!. Visite o site: http://www.sagracv.com.br.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, vocĂȘ precisa, primeiramente, postĂĄ-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Antonio Braga, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

OPINIÃO DO LEITOR

?Quero parabenizar os editores e colunistas da VendaMais pelos artigos e matĂ©rias que tĂȘm beneficiado milhares de vendedores e gestores de vendas. Sempre indico a revista como material de apoio Ă s empresas nas quais presto consultoria?
Moris Kohl ? Consultor empresarial

PARA PENSAR

“Lembrete: vocĂȘ nunca serĂĄ tĂŁo importante para o cliente quanto o cliente Ă© para vocĂȘ”
Ernesto Berg

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