O que levar em conta na hora de contratar um software CRM

Por Paulo Araújo

Nos posts anteriores, abordei O que é software CRM e para quem esse Sistema é indicado. Agora chegou o momento de aprofundar um pouco mais esta ferramenta:

Qual é o Software CRM ideal para minha empresa?

Sua ambição tem tamanho? O software de vendas ideal é aquele que pode ajudar a encantar o seu cliente e ajudar a sua empresa a ser difícil de imitar.

Não foque só no valor do investimento, mas sim nas funcionalidades e facilidades de uso do Programa CRM. Afinal:

  • É uma ferramenta amigável ao usuário;
  • Está na nuvem;
  • E tem possibilidades de customização.

O que levar em conta na hora de contratar um software CRM

Você deve se perguntar algumas coisas antes de contratar o Software de CRM ideal para a sua empresa:

  • Como é o suporte técnico?
  • Posso integrar ao ERP?
  • Quanto tempo de mercado?
  • Quais os principais clientes desse fornecedor?

Aliás minha sugestão nesse momento é que deixe o fator “preço” por último! Muitos empresários usam o preço como fator de decisão e depois se arrependem, pois descobrem que o príncipe na verdade era sapo. Com o tempo e desgaste, a equipe de vendas pode parar de usar a ferramenta e acabar não agregando na estratégia de vendas da empresa.

Analise a sua equipe de vendas

A primeira etapa, muito antes de pesquisar o software de controle de vendas existentes no mercado, é o gestor analisar a sua estrutura comercial. Ela está adequada ou necessita modificações? E o mais importante:

  • Como estão os processos de vendas?
  • Qual é o método e a rotina de vendas das televendas, vendedores internos ou externos?
  • A empresa trabalha com representantes comerciais, franqueados, distribuidores ou atacadistas?
  • Quem serão os personagens e o que fazem dentro do processo comercial?

Analisar em qual momento a empresa está e por qual motivo deseja implantar um Software de Vendas é outro desafio.

Não foram poucas as vezes que cheguei em alguma empresa para apresentar o Clientar, nosso software de CRM. Conversa vai, conversa vem, descubro que o gestor quer um CRM só para controlar a equipe, devido a algum motivo que para ele foi a gota d´água e quer por que quer colocar um “cabresto” nos vendedores.

Sinto dizer, mas é jogar dinheiro fora.

Analise a sua equipe e entenda os objetivos que quer atingir:

  • Tamanho da estrutura comercial;
  • Mapear os processos e rotinas de vendas; e
  • Por qual motivo deseja implantar o Software de Vendas.

Aí sim, a empresa deve começar a procurar uma ferramenta que atenda às suas necessidades e um valor condizente com a sua realidade.

Leia no próximo post:

Paulo Araújo é fundador e diretor da Clientar CRM, palestrante e consultor de vendas.