O que esperar das vendas de Natal em 2018?

Por Shipú Dorileo

O momento atual não está tão favorável e traduz um ambiente de incertezas e de lenta recuperação da economia. Apesar disso, a data mais aguardada do ano para consumidores e comerciantes demostra uma expectativa positiva e a tradição de ir as compras e presentear alguém no Natal será mantida pela maior parte dos brasileiros, e esse movimento promete aquecer as vendas do varejo em 2018.

A pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil aponta que as projeções permanecerão no mesmo patamar de 2017 e indicam uma projeção de R$ 53,5 bilhões na economia nacional. Isso é claro vai refletir por aqui.

Em termos percentuais a pesquisa mostrou que 72% dos brasileiros pretendem dar presentes no Natal deste ano, e esse número aumenta para 83% para as classes A e B. Somente 9% disseram que não irão manter a tradição de dar presentes e por inúmeras razões. Ou por que não gostam ou não tem esse costume corresponde a 26%, por estarem desempregados reponde por 23% e por não terem dinheiro corresponde a 17% além dos que não se decidiram que representam uma fatia de 19%.

Itens e valor médio

Vamos falar dos que mais nos interessam, ou seja, aqueles que devem comprar. A disposição de compra desse grupo está maior apresentando um crescimento de 8% a mais quando comparada ao Natal de 2017. O que permaneceu estagnado é a quantidade de presentes: entre 4 a 5 itens e o valor médio a ser investido em cada um gira em torno de R$116,00. É claro que esse valor oscila para cima ou para baixo dependendo da classe social do consumidor e de outros fatores, como sexo, faixa etária, etc.

Tendências para compras de Natal

Um hábito que aparece consolidado é a prática de pesquisar preço antes de comprar o presente para economizar ao máximo. A grande aliada nessa tarefa será a internet o principal canal de busca de referência.

Falando nos mimos de Natal, as roupas permanecem na dianteira no que se refere a preferência de compra. Na sequência aparecem os calçados, perfumes e cosméticos, brinquedos e acessórios como bolsa, cinto e bijuterias.

Quando falamos em quem vai recebê-los, os filhos continuam também em primeiro lugar e devem receber os presentes mais caros. Depois aparecem maridos ou esposas, mães, irmãos, sobrinhos, pais e namorados.

Resumindo a pesquisa de intenção de compra para o Natal mostrou que, mesmo após quatro anos de crises econômicas e por que não falar também de crise política, o Brasil dá sinais de retomada e potencial crescimento. Com isso, temos um consumidor um pouco mais otimista com o futuro, o que representa uma ótima oportunidade para diversos segmentos que lucram com as comemorações de Natal.

Importante lembrar que só a retomada promove melhores resultados nas vendas. Devemos estar preparados para esse período de demanda concentrada e assim aproveitar ao máximo as oportunidades que nos serão ofertadas neste Natal.

Feliz Natal e Boas Venda$!

Shipú Dorileo é diretor executivo na empresa Shipú MKT e Vendas.

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