Erika Linhares Ć© pedagoga especializada em mudanƧa de comportamento humano nas empresas hĆ” 20 anos. Em sua trajetĆ³ria, mais de 15 mil pessoas e 700 parceiros passaram sob a gestĆ£o dela. Seu foco Ć© acelerar pessoas e negĆ³cios, por meio da mudanƧa do mindset nas organizaƧƵes.
Para a especialista, o principal fator que impede a alta performance nas empresas Ć© o MIMIMI. De um lado, estĆ£o gestores e lĆderes vaidosos com medo de tomar decisƵes e/ou assumir riscos. E, do outro, funcionĆ”rios vitimistas, que se colocam como incapazes de criar ou resolver soluƧƵes. Felizmente, aprender a fazer o certo e querer ser produtivo num ambiente corporativo Ć© possĆvel. Erika garante que se pode ser feliz e produtivo no mundo corporativo.
Confira abaixo entrevista feita com a fundadora da empresa B-have, empresa que acredita na mudanƧa de comportamentos e que auxilia empresas de pequeno, mƩdio e grande porte neste processo.
Fale um pouquinho sobre seu trabalho. Como surgiu essa ideia de dar palestras? Qual o foco?
Eu comecei a trabalhar ganhando 350 reais e terminei minha carreira corporativa como diretora nacional de vendas de uma das maiores empresas do Brasil. Nessa trajetĆ³ria, mais de 15 mil pessoas e 700 parceiros passaram sob a minha gestĆ£o e, para dar grandes resultados, sempre apliquei o que aprendi com a formaĆ§Ć£o em pedagogia: as pessoas precisam aprender a fazer o certo e a serem produtivas no ambiente corporativo. EntĆ£o eu me preocupava mais com o comportamento da minha equipe do que com a tĆ©cnica. E percebi que o comportamento Ć© justamente o que faz a diferenƧa nas organizaƧƵes, daĆ nasceu a B-Have.
Me especializei em desenvolver pessoas e mudar comportamentos. EngajĆ”-las! Hoje, eu e mais dois sĆ³cios de muito sucesso no mundo corporativo decidimos ensinar como se faz para ser produtivo e feliz no trabalho atravĆ©s da mudanƧa de pensamentos e aƧƵes. A B-Have apoia corporaƧƵes e funcionĆ”rios a lidarem com as ādores do mundo corporativoā, por meio de uma metodologia prĆ³pria desenvolvida por mim que tem como foco a transformaĆ§Ć£o do mindset.
Essa metodologia oferecida pela B-Have tambĆ©m Ć© pautada pelo #NoMiMiMi, movimento digital que criei com o propĆ³sito de levantar a bandeira da evoluĆ§Ć£o do mindset, gerando colaboradores mais felizes e, consequentemente, empresas mais lucrativas. A B-Have oferece palestras, workshops e cursos por meio de trĆŖs produtos: Click Speech, Move on e My Place, os quais entregam mudanƧa de mindset, desenvolvimento de pessoas e organizaĆ§Ć£o para alavancar operaƧƵes, reduzir perdas e engajar equipes.
VocĆŖ poderia nos dar algum exemplo prĆ”tico extraĆdo da sua palestra que exemplifique melhor seus principais conceitos, para que nossos leitores conheƧam melhor seu trabalho?
Nas minhas palestras sempre reforƧo que o que impede empresas e funcionĆ”rios de crescerem Ć© justamente o MiMiMi. Exemplifico que, de um lado, estĆ£o sĆ³cios e gestores insatisfeitos com seu time por serem improdutivos e dependentes. Enquanto do outro estĆ£o funcionĆ”rios frustrados com a falta de reconhecimento e de propĆ³sito. Esse Ć© um cenĆ”rio bastante comum dentro das empresas hoje em dia, que afeta diretamente o desenvolvimento dos negĆ³cios. Mas como transformar esse cĆrculo vicioso? A palavra-chave Ć© comportamento!
Geralmente, uma empresa Ć© composta por cerca de 10% de pessoas que nĆ£o querem se engajar. Outras 20% que sĆ£o pessoas autĆ“nomas, que jĆ” nasceram com o mindset progressivo, sĆ£o pessoas que entram e fazem acontecer. No entanto, cerca de 70% dos funcionĆ”rios tem o mindset fixo, e Ć© aĆ que estĆ” o grande clique: Ć© possĆvel desenvolvĆŖ-los, transformando seu mindset de fixo para progressivo com foco na mudanƧa comportamental. Ć isso que eu os ajudo a alcanƧar!
Quais sĆ£o os erros mais comuns que vocĆŖ vĆŖ as empresas e as pessoas cometendo em relaĆ§Ć£o a essas questƵes da sua palestra?
O maior erro das empresas, que as impede de serem mais produtivas, Ć© justamente o comportamento. SĆ£o times formados por lĆderes vaidosos e funcionĆ”rios vitimistas. O que fazemos Ć© ensinar os lĆderes a liderar o comportamento dos seus funcionĆ”rios, deixando de ser vaidosos. E tambĆ©m ensinamos os funcionĆ”rios a serem autĆ“nomos e deixarem de ser vĆtimas.
Dessa lista de erros, qual vocĆŖ considera o mais grave? Por quĆŖ?
O que considero mais grave Ć© o vitimismo. Um dos meus objetivos Ć© apoiar as pessoas para que deixem de ser vĆtimas, para que elas entendam que todo mundo pode chegar ao topo. Muitas pessoas tĆŖm dificuldade de encarar os problemas como desafios, mas quando vocĆŖ compreende isso aquele problema passa a te mover.
Imagine que um empresƔrio ou vendedor estƔ procurando melhorar os resultados nessa Ɣrea. Por onde comeƧar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendaƧƵes?
Para transformar um mindset fixo em um progressivo e aumentar a produtividade, a primeira dica Ʃ aprender a se relacionar. NinguƩm faz nada sozinho! Estamos o tempo todo precisando das pessoas e tendo que ajudar as pessoas, esse Ʃ o ciclo positivo da vida.
Outra dica Ć© ser autĆ“nomo, que nada mais Ć© que nĆ£o ser vĆtima, nĆ£o esperar nada de ninguĆ©m e ir buscar o que Ć© seu. Saiba onde vocĆŖ quer chegar, mantenha o foco, estabeleƧa metas e desenvolva aƧƵes realistas para cumpri-las. O sucesso sĆ³ depende de vocĆŖ!
Por fim, enxergue o problema como desafio. As limitaƧƵes sempre nos revelam oportunidades de superaĆ§Ć£o e aprendizado. Entenda que nĆ£o existe chance de vocĆŖ nĆ£o ter sequer um problema para resolver no seu dia. Portanto, vĆ” lĆ” e resolva, nĆ£o segure um problema mais tempo do que o necessĆ”rio e nem dĆŖ a ele um peso maior do que ele realmente tem.
Falando um pouco do seu trabalho como consultora e palestrante. Que tipo de empresa geralmente contrata seus serviƧos? O que vocĆŖ busca?
Busco toda e qualquer empresa, seja ela pequena, mĆ©dia ou grande, que jĆ” entendeu que o cenĆ”rio mudou. Que hoje, as habilidades comportamentais de suas pessoas sĆ£o mais importantes do que as tĆ©cnicas. E as empresas que entenderam que precisam priorizar tambĆ©m seus funcionĆ”rios, pois muitas ainda se preocupam com o comportamento de seus clientes e esquecem dos seus colaboradores. Aquelas que buscam aumentar a produtividade por meio de um forte engajamento de suas pessoas.
Por outro lado, que tipo de evento/treinamento/consultoria nĆ£o Ć© adequado para vocĆŖ? Ou seja, que tipo de problemas/situaƧƵes/treinamentos vocĆŖ geralmente prefere nĆ£o aceitar ou indicar para algum colega?
NĆ³s somos especializados em comportamento humano dentro das organizaƧƵes, portanto qualquer projeto que trate sobre assuntos tĆ©cnicos, como por exemplo, processos e procedimentos, nĆ³s indicamos empresas especializadas no assunto.
Com tanta experiĆŖncia na Ć”rea, quais dicas ou informaƧƵes vocĆŖ vĆŖ sendo dadas pela mĆdia sobre alguns dos temas que vocĆŖ aborda com freqĆ¼ĆŖncia com as quais claramente nĆ£o concorda, que acha exageradas ou modismos?
Eu nĆ£o acredito que palestras motivacionais faƧam as pessoas se engajarem com as empresas, nĆ£o acredito no motivacional pasteurizado. Esse tipo de palestra serve como entretenimento e isso nĆ£o engaja ninguĆ©m.
Algum Ćŗltimo comentĆ”rio que queira fazer para os leitores da VendaMais?
Gostaria de convidar todos vocĆŖs a fazerem parte do movimento #NOMIMIMI. Isso vai deixĆ”-los mais prĆ”ticos, corretos e autĆ“nomos. E, como consequĆŖncia, mais felizes e prĆ³speros.
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