#NOMIMIMI: conheƧa o movimento da B-Have para mudar comportamentos que limitam a produtividade

chega de mimimi nas empresas

Erika Linhares Ć© pedagoga especializada em mudanƧa de comportamento humano nas empresas hĆ” 20 anos. Em sua trajetĆ³ria, mais de 15 mil pessoas e 700 parceiros passaram sob a gestĆ£o dela. Seu foco Ć© acelerar pessoas e negĆ³cios, por meio da mudanƧa do mindset nas organizaƧƵes.

Para a especialista, o principal fator que impede a alta performance nas empresas Ć© o MIMIMI. De um lado, estĆ£o gestores e lĆ­deres vaidosos com medo de tomar decisƵes e/ou assumir riscos. E, do outro, funcionĆ”rios vitimistas, que se colocam como incapazes de criar ou resolver soluƧƵes. Felizmente, aprender a fazer o certo e querer ser produtivo num ambiente corporativo Ć© possĆ­vel. Erika garante que se pode ser feliz e produtivo no mundo corporativo.

Confira abaixo entrevista feita com a fundadora da empresa B-have, empresa que acredita na mudanƧa de comportamentos e que auxilia empresas de pequeno, mƩdio e grande porte neste processo.

Fale um pouquinho sobre seu trabalho. Como surgiu essa ideia de dar palestras? Qual o foco?

Erika Linhares especialista em mudanƧas de comportamentos
Erika Linhares, fundadora da B-have

Eu comecei a trabalhar ganhando 350 reais e terminei minha carreira corporativa como diretora nacional de vendas de uma das maiores empresas do Brasil. Nessa trajetĆ³ria, mais de 15 mil pessoas e 700 parceiros passaram sob a minha gestĆ£o e, para dar grandes resultados, sempre apliquei o que aprendi com a formaĆ§Ć£o em pedagogia: as pessoas precisam aprender a fazer o certo e a serem produtivas no ambiente corporativo. EntĆ£o eu me preocupava mais com o comportamento da minha equipe do que com a tĆ©cnica. E percebi que o comportamento Ć© justamente o que faz a diferenƧa nas organizaƧƵes, daĆ­ nasceu a B-Have.

Me especializei em desenvolver pessoas e mudar comportamentos. EngajĆ”-las! Hoje, eu e mais dois sĆ³cios de muito sucesso no mundo corporativo decidimos ensinar como se faz para ser produtivo e feliz no trabalho atravĆ©s da mudanƧa de pensamentos e aƧƵes. A B-Have apoia corporaƧƵes e funcionĆ”rios a lidarem com as ā€œdores do mundo corporativoā€, por meio de uma metodologia prĆ³pria desenvolvida por mim que tem como foco a transformaĆ§Ć£o do mindset.

Essa metodologia oferecida pela B-Have tambĆ©m Ć© pautada pelo #NoMiMiMi, movimento digital que criei com o propĆ³sito de levantar a bandeira da evoluĆ§Ć£o do mindset, gerando colaboradores mais felizes e, consequentemente, empresas mais lucrativas. A B-Have oferece palestras, workshops e cursos por meio de trĆŖs produtos: Click Speech, Move on e My Place, os quais entregam mudanƧa de mindset, desenvolvimento de pessoas e organizaĆ§Ć£o para alavancar operaƧƵes, reduzir perdas e engajar equipes.

VocĆŖ poderia nos dar algum exemplo prĆ”tico extraĆ­do da sua palestra que exemplifique melhor seus principais conceitos, para que nossos leitores conheƧam melhor seu trabalho?

Nas minhas palestras sempre reforƧo que o que impede empresas e funcionĆ”rios de crescerem Ć© justamente o MiMiMi. Exemplifico que, de um lado, estĆ£o sĆ³cios e gestores insatisfeitos com seu time por serem improdutivos e dependentes. Enquanto do outro estĆ£o funcionĆ”rios frustrados com a falta de reconhecimento e de propĆ³sito. Esse Ć© um cenĆ”rio bastante comum dentro das empresas hoje em dia, que afeta diretamente o desenvolvimento dos negĆ³cios. Mas como transformar esse cĆ­rculo vicioso? A palavra-chave Ć© comportamento!

Geralmente, uma empresa Ć© composta por cerca de 10% de pessoas que nĆ£o querem se engajar. Outras 20% que sĆ£o pessoas autĆ“nomas, que jĆ” nasceram com o mindset progressivo, sĆ£o pessoas que entram e fazem acontecer. No entanto, cerca de 70% dos funcionĆ”rios tem o mindset fixo, e Ć© aĆ­ que estĆ” o grande clique: Ć© possĆ­vel desenvolvĆŖ-los, transformando seu mindset de fixo para progressivo com foco na mudanƧa comportamental. Ɖ isso que eu os ajudo a alcanƧar!

Quais sĆ£o os erros mais comuns que vocĆŖ vĆŖ as empresas e as pessoas cometendo em relaĆ§Ć£o a essas questƵes da sua palestra?

O maior erro das empresas, que as impede de serem mais produtivas, Ć© justamente o comportamento. SĆ£o times formados por lĆ­deres vaidosos e funcionĆ”rios vitimistas. O que fazemos Ć© ensinar os lĆ­deres a liderar o comportamento dos seus funcionĆ”rios, deixando de ser vaidosos. E tambĆ©m ensinamos os funcionĆ”rios a serem autĆ“nomos e deixarem de ser vĆ­timas.

Dessa lista de erros, qual vocĆŖ considera o mais grave? Por quĆŖ?

O que considero mais grave Ć© o vitimismo. Um dos meus objetivos Ć© apoiar as pessoas para que deixem de ser vĆ­timas, para que elas entendam que todo mundo pode chegar ao topo. Muitas pessoas tĆŖm dificuldade de encarar os problemas como desafios, mas quando vocĆŖ compreende isso aquele problema passa a te mover.

Imagine que um empresƔrio ou vendedor estƔ procurando melhorar os resultados nessa Ɣrea. Por onde comeƧar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendaƧƵes?

Para transformar um mindset fixo em um progressivo e aumentar a produtividade, a primeira dica Ʃ aprender a se relacionar. NinguƩm faz nada sozinho! Estamos o tempo todo precisando das pessoas e tendo que ajudar as pessoas, esse Ʃ o ciclo positivo da vida.

Outra dica Ć© ser autĆ“nomo, que nada mais Ć© que nĆ£o ser vĆ­tima, nĆ£o esperar nada de ninguĆ©m e ir buscar o que Ć© seu. Saiba onde vocĆŖ quer chegar, mantenha o foco, estabeleƧa metas e desenvolva aƧƵes realistas para cumpri-las. O sucesso sĆ³ depende de vocĆŖ!

Por fim, enxergue o problema como desafio. As limitaƧƵes sempre nos revelam oportunidades de superaĆ§Ć£o e aprendizado. Entenda que nĆ£o existe chance de vocĆŖ nĆ£o ter sequer um problema para resolver no seu dia. Portanto, vĆ” lĆ” e resolva, nĆ£o segure um problema mais tempo do que o necessĆ”rio e nem dĆŖ a ele um peso maior do que ele realmente tem.

Falando um pouco do seu trabalho como consultora e palestrante. Que tipo de empresa geralmente contrata seus serviƧos? O que vocĆŖ busca?

Busco toda e qualquer empresa, seja ela pequena, mĆ©dia ou grande, que jĆ” entendeu que o cenĆ”rio mudou. Que hoje, as habilidades comportamentais de suas pessoas sĆ£o mais importantes do que as tĆ©cnicas. E as empresas que entenderam que precisam priorizar tambĆ©m seus funcionĆ”rios, pois muitas ainda se preocupam com o comportamento de seus clientes e esquecem dos seus colaboradores. Aquelas que buscam aumentar a produtividade por meio de um forte engajamento de suas pessoas.

Por outro lado, que tipo de evento/treinamento/consultoria nĆ£o Ć© adequado para vocĆŖ? Ou seja, que tipo de problemas/situaƧƵes/treinamentos vocĆŖ geralmente prefere nĆ£o aceitar ou indicar para algum colega?

NĆ³s somos especializados em comportamento humano dentro das organizaƧƵes, portanto qualquer projeto que trate sobre assuntos tĆ©cnicos, como por exemplo, processos e procedimentos, nĆ³s indicamos empresas especializadas no assunto.

Com tanta experiĆŖncia na Ć”rea, quais dicas ou informaƧƵes vocĆŖ vĆŖ sendo dadas pela mĆ­dia sobre alguns dos temas que vocĆŖ aborda com freqĆ¼ĆŖncia com as quais claramente nĆ£o concorda, que acha exageradas ou modismos?

Eu nĆ£o acredito que palestras motivacionais faƧam as pessoas se engajarem com as empresas, nĆ£o acredito no motivacional pasteurizado. Esse tipo de palestra serve como entretenimento e isso nĆ£o engaja ninguĆ©m.

Algum Ćŗltimo comentĆ”rio que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Gostaria de convidar todos vocĆŖs a fazerem parte do movimento #NOMIMIMI. Isso vai deixĆ”-los mais prĆ”ticos, corretos e autĆ“nomos. E, como consequĆŖncia, mais felizes e prĆ³speros.

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