Negociar bem é algo que faz uma diferença imensa não só em Vendas mas na vida.

Sun Tzu, autor de A Arte da Guerra, tem várias frases interessantes que acredito estarem muito ligadas à parte estratégica da negociação.

Vejo com frequência muita gente pedindo material, dicas, cursos, ensinamentos sobre a parte mais tática/operacional das negociações. Geralmente, como é frequente, tentando consertar erros de situações criadas justamente pela falta de visão estratégica.

É algo que falamos muito aqui na VM: tratar do sintoma é diferente de tratar das causas do sintoma.

Por isso escolhi Sun Tzu para nos guiar neste artigo. Começa com a frase “A suprema arte da guerra é vencer o inimigo sem lutar”.

Sun Tzu era militar, falava de inimigos, escreveu seus tratados séculos atrás.

Por mais difíceis ou complicadas que sejam, aqui na VM acreditamos em negociações ganha-ganha, em relacionamentos de longo prazo… então entenda aqui que vamos usar a lógica dele, mantendo as palavras que usou, mas adaptando para nossa realidade de hoje em Vendas.

Como disse o outro dia Jay Setty num de seus artigos: “lembre que negociar não é você contra o outro. São os dois juntos contra um problema”.

Essa é a lógica que resume muito o jeito que ensinamos a negociar na VM.

Separei então esta semana 10 frases de Sun Tzu para você pensar e se preparar mentalmente para negociar melhor (baseado num texto anterior meu e na aula desta semana do PAV – Programa de Aceleração VM).

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de 100 batalhas. Se conhece a si mesmo mas não ao inimigo, para cada vitória existirá outra derrota. Se você não conhece nem a si mesmo nem ao inimigo, você sucumbirá em todas as batalhas.”

“Batalhas são vencidas ANTES da batalha. A questão não é se o inimigo vai atacar. A questão é se você estará preparado quando isso acontecer.”

“Guerreiros vitoriosos primeiro vencem depois vão para a batalha. Guerreiros derrotados vão para o campo de batalha primeiro e depois tentam descobrir um jeito de vencer.”

“O guerreiro que sabe quando lutar e quando evadir terá sempre bons resultados. Se tiver que engajar com o inimigo, que seja nos seus próprios termos e não nos dele.”

“O general vitorioso faz muitos cálculos no seu templo antes da batalha. O general perdedor faz poucos cálculos ou nenhum”.

“Estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.”

“Planeje para o difícil enquanto for fácil e faça o que é grande enquanto for pequeno.”

“Às vezes é necessário perder pequenas batalhas para vencer a guerra.”

“O verdadeiro objetivo da guerra é a paz.”

“No meio do caos surgem sempre oportunidades.”

Abraço, boas negociações e boas vendas,

Raul Candeloro
Diretor

P.S. Caso queira treinar sua equipe de Vendas em Negociação (Básico + Avançado), entre em contato! Temos alguns dos treinamentos sobre Negociação em Vendas mais bem avaliados no mercado.