Não controlamos o que nos acontece mas podemos controlar e melhorar nossa resposta ao que nos acontece

Hoje tenho dois recados rápidos para dar, um sobre o Programa de Aceleração de Vendas e o outro sobre Ansiedade.

1) PAV: Já passamos dos 500 pré-inscritos na semana do PAV (Programa de Aceleração de Vendas) light.

O link para quem quiser fazer sua pré-inscrição (gratuita) é este: https://forms.gle/WhxHgGPMDZhytzrUA

Serão 5 desafios, de 2ª à 6ª, no formato ‘gincana’, onde você recebe uma tarefa logo cedo pela manhã (sempre ligado a melhorar seus resultados em Vendas) e tem até o final do dia para colocar em prática.

No dia seguinte, mais um desafio… e assim por diante, de 2ª a 6ª (por enquanto está marcado para a semana de 3 de Agosto, a confirmar, com algumas atividades de aquecimento para quem se pré-inscrever antes).

  • 1º dia: Erros básicos que detonam a alta performance
  • 2º dia: Gatilhos mentais para dar mais segurança/diminuir sensação de risco aos clientes
  • 3º dia: 40 maneiras criativas de contatar clientes
  • 4º dia: Como pedir mais indicações
  • 5º dia: Como vender mais fazendo pós não venda

O link para quem quiser fazer sua pré-inscrição (gratuita) é este: https://forms.gle/WhxHgGPMDZhytzrUA

Se você quiser compartilhar com alguém é só enviar esse mesmo link (você pode enviar para quantas pessoas quiser).

A ideia da semana do PAV Light é ir construindo uma base sólida de resultados para que você possa entender melhor a diferença que faz ter um direcionamento e ideias diferentes, com fundamento, para colocar em prática e melhorar vendas/rentabilidade rapidamente.

Mesmo com pandemia e situação econômica complicada, temos inúmeros casos de clientes e empresas com resultados muito bons nos dando feedback de que nosso direcionamento está ajudando MUITO.

Acredito também que é nossa MISSÃO ajudar o Brasil, a fazer a roda da economia girar, a criar e aproveitar oportunidades de ajudar nossos clientes, prospects e equipe.

Daí a ideia do PAV: todos os dias você pode fazer diferente e pode fazer a diferença.

O PAV pode ser feito sozinho/a, por conta própria, mas acho que rende muito mais e é muito mais divertido EM GRUPO, onde você e seus amigos/colegas entram todos os dias para ver o desafio, trocam mensagens sobre a melhor forma de colocar aquilo em prática, trocam ideias/opiniões/sugestões e aí ARREGAÇAM AS MANGAS e vão colocar em prática o que ficou definido.

A semana do PAV light é GRATUITA. As inscrições ainda não abriram oficialmente mas você pode fazer sua pré-inscrição preenchendo este formulário simples/rápido (só para garantir que participará do grupo VIP que será avisado/a assim que as inscrições do PAV light abrirem).

https://forms.gle/WhxHgGPMDZhytzrUA

2) Ansiedade: A pesquisa que fizemos sobre Ansiedade teve uma repercussão bem mais forte do que eu imaginava. Já sabia que o assunto estava presente e era forte mas fiquei surpreso com a profundidade dos comentários.

Resumo rápido do que temos até agora:

Idade média das pessoas com mais ansiedade: 40 a 49 anos, depois 30 a 39, seguido muito de perto por 50 a 59. Pessoas nas pontas (mais jovens e mais idosas), por motivos diferentes, parecem estar lidando melhor com a situação.

NINGUÉM falou que sua ansiedade DIMINUIU nos últimos 90 dias. É meio óbvio mas ver o gráfico reforça (e assusta). Para 43% das pessoas aumentou consideravelmente, para 44.7% tem oscilado entre bons e maus momentos, 12.3% estão estáveis.

O maior fator, de longe, que causa mais ansiedade, é a incerteza em relação ao futuro e a imprevisibilidade.

Como sintomas da ansiedade tivemos uma lista grande:

  • Insônia
  • Irritabilidade
  • Nervosismo
  • Falta de paciência
  • Desânimo/frustração
  • Dificuldade de concentração/ foco
  • Taquicardia, coração acelerado, aperto no peito
  • Falta de ar, respiração acelerada
  • Cansaço físico e mental, esgotamento

Como forma de lidar com tudo isto de maneira pró-ativa e produtiva, aqui estão algumas atividades que as pessoas compartilharam na pesquisa que lhes ajudam a lidar com a ansiedade:

  • Exercício físico
  • Conversar mais com equipe e familiares
  • Lembrar constantemente de praticar a gratidão e focar no positivo
  • Meditação
  • Fazendo exercícios de respiração
  • Foco em rotinas produtivas e em ações para trazer resultados
  • Lendo e estudando
  • Procurando colocar bom humor e alegria em tudo que faz

Algumas pessoas, de maneira preocupante, falaram que não estão fazendo nada e que só estão tentando disfarçar para que passe e que ninguém perceba. É claramente uma opção pessoal e não posso opinar sobre essas escolhas, mas uma coisa que eu aprendi na MINHA vida é que, quando sou claro comigo mesmo de que estou com ansiedade, quando reconheço que estou entrando nesse processo (que conheço bem…), quando admito que estou ansioso, isso me ajuda muito a procurar ajuda e a direcionar meus pensamentos, emoções e atividades a coisas que sei que me ajudam (basicamente tudo que está na lista acima).

Algumas pessoas também disseram que procuraram ajuda profissional e inclusive estão sendo medicadas. Fundamental ter acompanhamento de especialistas nestas horas.

Claramente é assunto grave e sério o suficiente para que seja observado com atenção por líderes e gestores com suas equipes.

Ajudar a equipe a navegar este processo emocional, com apoio de pessoas especializadas na área (psicólogos/as, terapeutas, coaches) pode fazer uma diferença ENORME no engajamento, nos resultados e na satisfação da equipe.

A Masterclass do Gaziri sobre o assunto Ansiedade ficará pronta em breve (revisei os slides na semana passada e o material está excelente). Avisarei por aqui assim que ficar pronto. (As pessoas que participaram da pesquisa já receberam um material específico do Gaziri por e-mail como forma de agradecimento e devemos enviar mais conteúdo com dicas e sugestões conforme os materiais forem ficando prontos).

Frase da semana para fechar a e-zine: não controlamos o que nos acontece mas podemos sempre controlar e melhorar nossa resposta ao que nos acontece.

Abraço, sucesso, cuide-se – estamos aqui para ajudar você a passar por tudo isto.

Raul Candeloro
Diretor

P.S.: Só para reforçar então: