Multiplicando suas metas por 3

Raul CandeloroOutro dia fiz um exercício muito interessante e que gostaria de compartilhar com você esta semana.

Participo de um processo de coaching em grupo e a pessoa que estava liderando o exercício nos pediu para colocarmos no papel uma meta financeira para o ano.

Tínhamos que escolher especificamente um projeto e colocar um objetivo em R$ de faturamento para aquele projeto.

Para facilitar, escolhi um dos cursos online que tenho e estabeleci uma meta financeira de faturamento para ele. Coloquei “Curso X, Y alunos, faturamento de R$ xxx.0000,00”.

Aí, o coach nos pediu para avaliarmos qual o grau de confiança que tínhamos em atingir aquela meta (de 0 a 100%) e qual nota nos dávamos para nosso MERECIMENTO em atingir aquela meta – tanto merecimento em termos de competência/habilidade quanto merecimento por energia, foco, dedicação.

Dei-me 100% no primeiro item e notas dez nos dois outros.

Aí veio o momento mágico, aquele momento em que cai a ficha: o coach nos pediu que triplicássemos a meta.

  • 3x??? – perguntamos.
  • Sim, 3x – o coach repetiu.

Foi interessantíssimo ver a energia no grupo. Éramos todos empresários de sucesso, todos bem sucedidos, já tínhamos metas ambiciosas, mas quando o coach nos pediu para multiplicar por três a nossa meta a coisa realmente ficou séria.

Eu até mudei o jeito que estava sentado!

De repente, estava todo mundo superfocado, fazendo contas, pensando, analisando.

A vibração e a energia no grupo eram evidentes. Todo olhando aquele novo número novo, gigantesco, e pensando “Caramba! Como vou fazer para atingir esta meta???”.

Uma parte do meu cérebro vibrando, supermotivada, outro lado do meu cérebro dizendo “Não dá para fazer isso nem a pau!” e a outra respondendo “Por que não????!!!”.

Aí veio novo exercício, com as mesmas perguntas:

  • Qual se grau de confiança em atingir a nova meta? (Minha nota saiu de 100% para 75 a 80%).
  • Que nota você se dá para sua habilidade/competência de atingir esta meta? (Continuei em 10).
  • Que nota você se dá para MERECIMENTO desta meta em termos de foco, energia, dedicação? Dei-me 5. Sendo 100% brutalmente honesto comigo mesmo, não podia dizer que estava me dedicando de verdade a atingir o 3x.

Imediatamente fiz uma lista de coisas que deveria estar fazendo, pessoas com as quais deveria falar e agradeci ao coach por ter-me aberto os olhos.

Estava entrando em zona de acomodação sem perceber. Mesmo com números que dariam inveja a muita gente e que podem ser considerados razoavelmente altos, eu tinha me acomodado achando que estava tudo ótimo, deixando de aproveitar corretamente a oportunidade.

Dois comentários rápidos sobre isso:

  1. Uma boa meta, aquela boa de verdade, nunca tem 100% de segurança de ser atingida. 100% de segurança é zona de conforto. Uma meta realmente desafiadora vai ter entre 60 e 90% de chances – algo que realmente exija mais de você.
  2. Uma boa meta vai desafiar você em duas áreas: suas competências (conhecimentos e habilidades) e suas atitudes (foco, determinação, persistência, dedicação). Boas metas são, antes de mais nada, processos de TRANSFORMAÇÃO e EVOLUÇÃO pessoal.

Essas transformações e evoluções acontecem o tempo inteiro nas…

Conteúdo completo somente para assinantes da E-zine VendaMais (Grátis).

Clique aqui, cadastre seu e-mail para receber semanalmente dicas do Raul Candeloro. Junte-se aos mais de 55 mil assinantes. E receba gratuitamente um e-book com 31 dicas para divulgar seu negócio!