Meta e objetivo

A importância de ter em mente os objetivos e os meios para atingi-los, através de metas estabelecidas dentro de prazos realizáveis.

Alice (no País das Maravilhas), então, encontrou um caminho com várias estradas e muitas placas, apontando para diversas direções e perguntou ao gato de botas: ?Qual caminho eu devo seguir??. O gato respondeu: ?Depende de onde você quer chegar?. Alice, na pressa de sair daquele lugar, rapidamente respondeu: ?Não importa, qualquer lugar serve?. Foi então que o gato, mais uma vez, com sabedoria respondeu: ?Se você não sabe onde quer chegar, não importa o caminho que vai tomar?.

Nesse pequeno trecho da conhecida fábula infantil, podemos tirar uma lição muito valiosa para o profissional de vendas: o caminho que devemos seguir depende de onde queremos chegar. Precisamos ter em mente os objetivos a serem atingidos e os meios legais para atingi-los através de metas estabelecidas dentro de prazos realmente realizáveis.

Podemos dizer que meta é a fração do objetivo. Na área comercial, escutamos todos os dias a palavra meta, que normalmente é mensal, mas nesse caso, podemos dizer que temos um objetivo mensal, que para atingi-lo devemos ter em mente nossas metas diárias.

A meta pode ser, ainda, fracionada por visitas, tendo em mente quantos clientes um profissional de vendas recebe ou visita em um dia, assim é possível determinar o quanto vai representar no cumprimento da meta, em relação ao objetivo.

Além disso, não podemos esquecer de que, como seres humanos, temos nossos objetivos de vida, seja uma casa, um carro, as férias dos sonhos. Basta, para isso, saber quanto custa esse sonho, esse objetivo a ser alcançado e quais metas precisam ser vencidas.

Estabeleça seus objetivos, trace suas metas, defina os caminhos a serem seguidos. Tenha em mente onde você quer chegar e de quanto tempo precisa, mesmo que isso possa representar abrir mão de algo. Viva dentro de sua realidade, seja sincero consigo, viva de maneira que possa se sustentar e desfrute de cada momento de sua vida, sempre alegre, disposto e motivado, pois os objetivos é que nos fazem ter vontade de viver. Vivemos para alcançar nossos sonhos, se não temos objetivos na vida, apenas vivemos um dia após o outro.

Saiba onde você quer chegar, pois assim será muito mais fácil escolher o caminho a ser seguido.