- Mercado: Aprenda com a concorrência
- Preparação: Conhecendo o comprador
- Nova edição do portal VendaMais
- Comentário da semana: Adriana Hage
- Frase da semana: Crítica – Elbert Hubbard
Tenho defendido, nos últimos anos, que boa parte dos problemas de
vendas de muitas empresas não é culpa da sua equipe de vendedores,
mas da liderança da própria empresa. Por isso, começarei a escrever
mais sobre isso ? afinal de contas, de nada adianta recrutar, treinar,
remunerar e motivar uma equipe de vendas se os produtos/serviços
não estão adequados, o posicionamento da empresa é confuso, etc.
Um bom vendedor pode fazer muitas coisas, mas tem situações em
que só o Mandrake conseguiria se salvar. E fazer mágica é algo que
não é possível exigir constantemente da equipe de vendas.
Tenho defendido que existem seis formas de uma empresa se posicionar
de maneira a se diferenciar da concorrência:
- Preço baixo.
- Excelência de produto/serviço.
- Conveniência.
- Serviços de valor agregado.
- Experiência do cliente.
- Branding.
Com posicionamento evidente, fica muito mais fácil a equipe de vendas
planejar, prospectar, abordar, fazer o levantamento de necessidades,
apresentar propostas, negociar e fechar uma venda. Ou seja, todos os
passos da venda podem se tornar mais eficientes, melhorando muito a
produtividade da equipe ? simplesmente porque o foco fica claro.
Em um mercado cada vez mais congestionado é muito bom ver que
finalmente algumas empresas estão entendendo que precisam se
diferenciar da concorrência de alguma forma. E tudo começa com um
bom posicionamento.
Veja Também
- Segmente seu mercado e escolha trabalhar em nichos com alto
potencial lucrativo. - Escolha uma proposta de valor clara, direta e objetiva, que tanto
clientes quanto equipe de vendas entendam. - Faça com que todas as características técnicas do seu produto
ou serviço estejam alinhadas à segmentação e à proposta de valor. - Treine e remunere sua equipe para que defendam a integridade
de preços e os benefícios sendo oferecidos.
Um grande abraço,
Raúl Candeloro
********************************************************
EXPOVENDAMAIS 2007 ? ÚLTIMAS VAGAS
********************************************************
Faltam 16 dias para a ExpoVendaMais. Descubra novas formas de fazer
negócios e lucrar. Aumente seus conhecimentos e habilidades. Encontre
possíveis parceiros e prospects. Desenvolva ainda mais sua equipe de vendas.
Palestras nacionais, internacionais e feira em um só lugar. Inscreva-se,
acesse o site: www.expovendamais.com.br.
********************************************************
1) Mercado: Aprenda com a concorrência
O que quer dizer concorrente? Com corrente, isso mesmo, uma corrente forte,
elos juntos. A maioria dos vendedores vê os outros profissionais da mesma área
como inimigos. Entretanto, deveriam olhá-los como parceiros de mercado e
aprender com eles, não apenas copiá-los, até porque iriam, no máximo, empatar.
Mas é preciso mudar o conceito. O consultor Mello Jr. dá algumas dicas para que
essa relação seja boa e traga resultados positivos:
- Procure fazer cursos em que outros vendedores participem e, na hora do
cafezinho, aproveite para vender e aprender. - Nos hotéis em que se hospeda, normalmente, você encontrará outros vendedores.
Aproveite para trocar idéias. - Ouça seus clientes. Alguns comentam as ações de outras empresas e seus
vendedores. - Em algumas visitas, você encontrará outros colegas esperando para ser atendidos,
converse.
*******************************************************
CONHECIMENTO COMPLETO PARA GARANTIR O SUCESSO DE SUAS VENDAS
********************************************************
Adquirindo a Coleção Passos da Venda, você terá em mãos um material prático e
recheado de informações fundamentais para o profissional de vendas que quer
melhorar ainda mais em sua carreira. Aproveite essa oportunidade exclusiva!
Acesse o site: loja.vendamais.com.br ou ligue para 0800-647-6247.
********************************************************
2) Preparação: Conhecendo o comprador
O escritor Oscar Schild afirma que, para vender mais e melhor, é importante
conhecer muito bem o comprador. Seus gostos e defeitos, horários e manias.
Ao saber como ele age, abre-se uma porta para o contato e para a apresentação.
Alguns compradores só enxergam o menor preço, outros negociam para uma
continuidade e não gostam de trocar de fornecedores.
Receba toda semana dicas poderosas para ajudar você, vendedores e empresas do Brasil a venderem mais e melhor! Clique aqui e inscreva-se na e-zine VendaMais.
Mais recomendadas
Pode-se descobrir o perfil de um comprador, na própria ante-sala de compras,
na conversa com outros vendedores e com os funcionários que formam opinião
(recepção, limpeza, logística, secretária, etc.). Desse modo, facilmente surgirão
novas possibilidades e dependerá apenas do vendedor se posicionar corretamente
para vender.
********************************************************
ESPECIAL PARA VOCÊ! SEMINÁRIO POTENCIAL DE VENDAS
********************************************************
Easy Trend realizará seminário sobre Marketing de Relacionamento, com
Prof. Emilio Cirillo e Desenvolvimento de Equipes e Eficiência como Diferencial
para Conquista do Cliente, com Alessandra Assad, diretora de redação da
revista VendaMais. Participe!
Acesse o site: www.easytrend.com.br/seminario_potencial_vendas.html.
********************************************************
3) APROVEITE A NOVA EDIÇÃO DESTA SEMANA!
Esta semana, temos nova edição do portal VendaMais
entrando no ar. Veja só as novidades:
a) Gestão: Tudo começa com um bom posicionamento
b) Negociação: O segredo do silêncio na negociação
c) Varejo: O varejo mudou
Últimas Notícias
d) Vendas: Você tem jogo de cintura?
*Disponível apenas para assinantes e clientes que adquiriram a revista
VendaMais nas bancas, com acesso restrito apenas para o mês de vigência
da publicação adquirida.
4) COMENTÁRIO DA SEMANA – Adriana Hage
Fico muito feliz quando recebo a VendaMais. Sou diretora da Kurios Theos
Telemarketing. Assinei a revista apenas para ter um passatempo, mas,
atualmente, ela faz parte das atitudes que tenho com minha equipe.
E, muitas vezes, uso seus artigos para melhorar a performance de vendas.
Obrigada e parabéns a toda esta equipe maravilhosa.
5) PARA TERMINAR: Crítica – Elbert Hubbard
“Fuja da crítica. Não faça nada, não diga nada, não seja nada”
*******************************************************
Mande suas idéias por e-mail ou contribua com sugestões,
enviando sua mensagem para: raul@vendamais.com.br.
******************************************************
0 comentários.