Louyt: empresa espanhola de mobile marketing apresenta modelo de franquia home office

Primeiro lugar na América Latina em número de smartphones, o Brasil já possui mais celulares do que desktops. A estimativa é de que existam 168 milhões de smartphones, contra 160 milhões de computadores desenvolvidos para uso local.

De olho neste mercado em franco crescimento, a empresa espanhola Louyt traçou uma estratégia para levar empresas até a mão de seus clientes. Por meio de soluções de mobile marketing, a Louyt está presente em mais de 20 países. E atua no Brasil por meio de franquias home office.

A empresa tem como objetivo ser referência na área de mobile marketing, levando soluções intuitivas e uma comunicação diferenciada a todos os setores da economia, atendendo desde pequenos comércios varejistas e prestadores de serviços, até grandes indústrias. Conheça mais sobre a empresa de mobile marketing a seguir, na entrevista com Bruna Schwerz, diretora de marketing da Louyt.

Vamos começar pelo começo: como e quando surgiu a Louyt? O que vocês oferecem exatamente?

Integrante da holding Sharing Global Business com sede em Barcelona (Espanha), a Louyt foi fundada em 2013. Atualmente, a tecnologia fornecida pela empresa já está presente em mais de 20 países. Com investidores brasileiros e europeus, a empresa possui uma tecnologia exclusiva de mobile marketing capaz de transformar o marketing tradicional em algo inovador e acessível a diferentes setores da economia. No Brasil, opera por meio de franquia home office para consultores de marketing, com baixo investimento e alta taxa de retorno.

Quais foram as maiores dificuldades ao criar a Louyt?

Acreditamos que as dificuldades de iniciar um negócio sejam muito comuns dentro do ramo de atividade de tecnologia. Partindo do princípio que já havíamos identificado o problema de nossos clientes que podíamos solucionar (demanda). Precisávamos então de um time de primeira linha para o desenvolvimento da solução (plataforma mobile marketing). Trabalho que até hoje é feito com muita qualidade.

Em segundo lugar, veio a dificuldade de expansão. Tínhamos muito claro o que precisávamos fazer, pois os sócios tinham forte perfil comercial. O problema estava na contratação e motivação da equipe de expansão e dos canais de vendas, as franquias no caso do Brasil.

Uma vez que tínhamos as equipes montadas e motivadas e um bom sistema de formação e seguimento do franqueado (coach comercial), tivemos como consequência o bom resultado.

Vocês tem Missão, Visão, Valores bem definidos? Se sim, quais são?

Sim. Um dos alicerces para uma expansão estruturada da empresa é ter uma identidade empresarial forte. Sem missão, visão e valores não conseguiríamos alinhar e transmitir esta identidade a toda a equipe interna, que está espalhada por diferentes países, e para os canais de vendas – franquias e resellers – de todo o mundo. Nossa missão é levar ao mundo tecnologia de comunicações inovadoras, possibilitando o acesso digital para empresas de todos os segmentos. Nossa visão é expandir a novos mercados, desenvolvendo uma rede de distribuição qualificada, sendo referência na revolução e inserção digital como agente transformador desses mercados. E nossos valores são a satisfação, o respeito, a comunicação efetiva, a transparência, o bom humor e o “ser parte”.

Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da estratégia e modelo de negócio da Louyt?

Tivemos dois sinais de sucesso muito importantes. O primeiro foi a motivação e feedback positivo que recebíamos de potenciais clientes durante as primeiras apresentações comerciais que fizemos. Não tem nada mais positivo do que ouvir em uma reunião comercial de vendas com o potencial cliente, que a plataforma é “muito inovadora”, que é o que precisam e que fariam coisas muito interessantes com essa plataforma.

O segundo sinal de sucesso foram os primeiros contratos! Nada melhor do que voltar para casa com o pedido na mão. Por fim, temos certeza do sucesso quando medimos nossos diversos KPIs e vemos a empresa em constante crescimento. Se em algum momento um destes KPIs varia de forma não satisfatória, analisamos mais a fundo e nos movemos para não deixar o resultado cair.

O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

Oferecemos uma plataforma de Mobile Marketing prática, ágil, amigável e acessível ao cliente. São muitos os diferenciais.

Permitimos a um cliente que seja leigo tecnicamente construir uma campanha de Mobile Marketing em 5 minutos, distribuir esta campanha aos celulares de seus clientes em outros 5 minutos e ainda acompanhar o resultado da campanha imediatamente e em tempo real logo após o envio.

Agilidade: uma landing page que, por meios tradicionais, tinha como prazo até 15 dias para a criação, pode ser feita imediatamente em nossa plataforma. O envio da campanha pode ser feito imediatamente após a criação, e diretamente de dentro da plataforma, que está integrada com diferentes meios (SMS, e-mail, redes sociais, etc.).

Efetividade: sua empresa nas mãos do seu cliente (nos smartphones) em apenas alguns minutos.

Controle: o próprio cliente acompanha o resultado de suas campanhas em tempo real. Não é preciso esperar dias para saber o que ocorreu com seu investimento.

Especificamente em relação a Vendas (que é nosso foco na VendaMais), quais são os benefícios oferecidos pelas soluções da Louyt às empresas?

Hoje, estima-se que 80% dos clientes utilizam celulares para pesquisar sobre determinado produto. Por isso, muitas empresas repensaram suas estratégias de vendas para atingir de forma certeira o seu público-alvo. A Louyt desenvolveu uma Plataforma de Mobile Marketing chamada ADA, que permite criar conteúdos 100% mobile, distribuir em diferentes canais e mensurar as campanhas em tempo real. É possível gerar, por exemplo, ações de storytelling, em que a pessoa pode virar a história como as páginas de um livro – bastante utilizada em divulgação de marca ou institucional, catálogos, cardápios e em ações comemorativas.

A ferramenta tem trazido um incremento médio de 30% como resultado de campanhas, seja no número direto de vendas, seja no aumento de circulação em áreas comerciais físicas ou online. Em alguns casos de ofertas e promoções, esses números chegam a 50%.

A empresa também oferece uma solução de chatbot, onde é possível criar um canal direto com o cliente. Com isso, é possível aumentar o grau de satisfação e de fidelização com a marca. Outra vantagem é que os chatbots vendem! As pessoas não precisam mais esperar tanto tempo para tirar uma dúvida e efetuar a compra. As respostas são imediatas e inteligentes, o que é fundamental para não só efetivar as vendas, como também aumentá-las.

O que vocês têm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?

Temos feito muitas campanhas de mobile marketing através de SMS, mobile e-mail e publicações em redes sociais de story telling e landing pages de captação de leads.

Estas ações são rápidas tanto na criação quanto na coleta de resultados, além de terem baixíssimo custo. Também são inovadoras e visualmente muito atrativas, fatores que combinados ajudam a transmitir a imagem de empresa moderna e inovadora a quem utiliza este tipo de solução.

E em termos de fidelização de clientes, algo em especial que façam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negócios com vocês?

O ponto mais importante para nós é a satisfação do cliente. E temos claro que o primeiro ponto para uma empresa que diz estar preocupada com a satisfação de seus clientes é a pesquisa de satisfação. Fazemos pesquisas frequentes e curtas, de forma a não desmotivar o cliente a responder a mesma.

Além do mapeamento de satisfação através de pesquisa, fazemos um atendimento 1to1 com nossa base, tentando entender a necessidade e dificuldade de cada um de nossos clientes, e propondo ações que possam ajudar a melhorar os resultados de nossa base.

Olhando para trás, existe algo que você acha que poderia ter sido feito diferente/melhor? Alguma decisão que poderia ter sido mais pensada, melhor executada ou feita de forma diferente?

Os processos de seleção são aspectos que sempre podem ser melhorados. O capital humano é o mais importante em qualquer negócio. Precisamos entender que um bom processo de seleção, uma consistente formação e a motivação constante dos colaboradores são fatores de extrema importância na empresa. Em resumo, olhando para trás, entendo que deveríamos ter investido mais em Recursos Humanos. Isso pode ser feito de maneira simples. Basta formar a própria diretoria da empresa, para que esta tenha um comportamento de liderança bem desenvolvido.

Além disso, a atenção ao cliente sempre pode ser melhorada e temos trabalhado muito para isso. Queremos ser parte do cliente, fazer parte da realidade dele de forma a sentir na pele as suas dificuldades e evoluir com nossas soluções para seguir atendendo às expectativas.

Por fim, o mapeamento do mercado é algo muito importante e que demoramos o primeiro ano para “acertar a mão” na definição de “para quem vender, o que e a que preço”. Ou seja, a boa e velha definição do Marketing Mix (4 Ps de Kotler). Uma boa investigação de mercado, pesquisa com público-alvo e ensaios com potenciais clientes, por exemplo, são ações que custam muito caro, além do que levam muito tempo e precisam de dedicação das pessoas envolvidas.

Existe algo que era feito antes, no começo da empresa e que vocês PARARAM de fazer, por mais dura que fosse a decisão?

Acredito que não. Não houve nada deste tipo.

Em quais áreas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento da Louyt? Não só em termos de dinheiro/investimentos, mas revisão de processos, aumento de eficiência, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

As duas áreas que mais necessitam de atenção e revisão constantes de processos são as áreas de tecnologia e comercial. Tecnologia por ser a base de nosso negócio e ter a constante necessidade de aprimoramento de processos. A área comercial por ser uma área onde não se pode ficar “dormindo” e fazendo sempre o mesmo, por mais que os resultados sejam positivos. Se não buscamos melhorias, inovação e adaptações ao mercado e aos potenciais clientes, podemos “morrer na praia”.

Nos dias atuais, entendo que a motivação das equipes também depende muito da inovação ou renovação de processos, metas e “forma de fazer as coisas”. Pois as novas gerações ficam muito desmotivadas quando estão envolvidas por muito tempo em processos constantes, por mais que esses sejam exitosos.

Quais os próximos passos? Ou seja, o que estão planejando para o futuro? Qual o próximo grande objetivo?

Para os próximos meses, temos como objetivo consolidar a rede de franquias e ser a ferramenta referência do mercado para campanhas de mobile marketing. Ou seja, queremos ser a ferramenta de Mobile Marketing a ser utilizada pela área de Marketing ou por agências de Marketing de todo o mundo. Queremos atingir a excelência no crescimento de nossa rede de vendas. Para isso, queremos aprimorar nossas franquias e o crescimento da rede.

Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal, mas ainda relutando se começa (arrisca…) ou não?

Em primeiro lugar, a pessoa deve ter certeza que é, ou quer ser, um empreendedor. É muito bonito o que a mídia vende sobre empreender, é algo que está muito na moda por causa das startups de tecnologia. Mas o caminho é árduo, a dedicação deve ser intensa e toda a família deve estar preparada para as dificuldades que virão.

Outro ponto é ter um bom plano de negócios, feito com o máximo de detalhes possíveis e com avaliações realistas de mercado. Não sou a favor de fazer um business plan antes de começar a empreender, mas no mínimo um Canvas muito bem feito. Os resultados em geral demoram para aparecer… O lucro não vem em poucos meses e tudo isso deve estar muito bem planejado, além da real aceitação do produto/serviço no mercado.

Existe algum livro, vídeo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetória pessoal/profissional e que você recomendaria para quem quer resultados melhores?

Sempre li muito e busquei muito conhecimento. Acredito que este é o principal alicerce do sucesso pessoal. Por ter lido e estudado muito, acabo por não ter um livro ou exemplo especifico. Mas sim alguns livros e pessoas que em determinados momentos serviram de exemplo ou inspiração.

O livro “Execução”, de Ran Charan e Lery Bosid, explica muito bem a necessidade de sermos sinceros com a equipe. E também com nós mesmos quando enfrentamos um erro ou um problema. O filme “A Procura da Felicidade” mostra a necessidade de persistência e resiliência quando se busca um objetivo e crescimento.

Também recomendo o vídeo “Wear Sunscream”, pois a vida também deve ser curtida junto à família e amigos.

Algum comentário final que gostaria de fazer para nossos assinantes e leitores da VendaMais?

Gostaria de deixar aqui a minha fórmula do sucesso e da felicidade:

  1. Defina objetivos claros em sua vida, em todos os papéis de sua vida (família, negócios, amigos, etc).
  2. Cerque-se de pessoas de alto nível, que contribuam com os objetivos do nível anterior. Ganhe a confiança destas pessoas e saiba motivá-las.
  3. Seja persistente, resiliente e coerente com seus objetivos.

Consequência? Êxito, sucesso e alegria.

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