Livro “Você Merece uma Segunda Chance” – a lição de reinventar-se

Em uma entrevista exclusiva para a VendaMais, Cesar Souza comenta sobre a nova edição de seu livro e aborda, de forma inovadora, a necessidade de reinventar-se

Todos merecem uma segunda chance. Com essa premissa inicio minha conversa com o autor, palestrante e consultor, Cesar Souza. Autor de best-sellers na área de negócios (e com mais de 400 mil exemplares vendidos nos últimos anos), atua em diversas empresas listadas como as 100 maiores e melhores do Brasil. Cesar possui uma sólida carreira como executivo e é considerado um dos maiores experts em estratégia, liderança e gestão, cultura da clientividade e empreendedorismo no país.

Em seu livro “Você merece uma segunda chance”, o autor aborda de forma inovadora e corajosa a necessidade da reinvenção, seja na carreira, na vida pessoal, reinventar-se é preciso. E é sobre esse assunto que iniciamos nossa uma entrevista exclusiva com o autor.

VendaMais – Cesar, fale um pouquinho mais sobre o “Você Merece uma Segunda Chance”. Sobre o que trata o livro e porque escreve-lo?

O livro é sobre a arte de se reinventar nas diferentes dimensões da vida. Sobre superação e sobre o perdão. Ao longo de minha trajetória promovi diversas viradas em minha carreira e na vida pessoal. Mudei a rotina de executivo para a vida de consultor, palestrante, autor e conselheiro de empresas, e mentor de executivos. Também observei viradas de diversas pessoas que superaram dificuldades de saúde, familiares e de cidadania. Ajudei empresas a fazerem os chamados turnarounds. O assunto de mudanças e viradas sempre esteve em pauta e na minha atuação.

Um dia li um texto do grande dramaturgo William Shakespeare que dizia que o ser humano pode ter “sete atos”; “sete idades”. Pensei então, que uma pessoa pode ter não apenas o número cabalístico de 7, mas quantas vidas quiser, desde que tenha a coragem para se reinventar. Comecei a pensar em ajudar as pessoas a criarem pelo menos uma segunda chance no trabalho, em casa, na escola e na vida pessoal. Assim nasceu a ideia do livro, inicialmente com o título “O Momento da Virada” e depois “Você Merece uma Segunda Chance”.

Passamos por um momento em que as empresas e as pessoas precisam se reinventar. Acho o livro muito apropriado para dar alguma luz nessa direção, inspirando por meio dos vários exemplos de empresas e pessoas que apresento.

No momento atual, nosso país merece uma segunda chance. As pessoas que perderam seu emprego merecem uma segunda chance. Todos precisamos lutar para construir nossas novas chances. Precisamos também ter a generosidade de perdoar e de darmos uma segunda chance para aqueles que cometeram algum erro e merecem ter a oportunidade de se redimir.

Assim, o livro tem duas mensagens fortes: Você Merece uma Segunda Chance. Mas também identifique quem você pode perdoar e conceder uma nova chance.

VendaMais – Você provavelmente tem uma palestra sobre o mesmo assunto. Quais as principais dicas que dá sobre a segunda chance?

As dicas consistem em um conjunto de atitudes que são fundamentais para ter coragem de lutar por uma nova chance em alguma dimensão da vida. A primeira delas, é acreditar e lutar pelos seus sonhos. A segunda, não desistir nunca. Terceiro: determinação e criatividade. Quarta: busque sempre aliados para fazer a travessia. Ninguém faz nada sozinho. Quinta: faça um teste drive antes de iniciar a mudança. Pense, repense, tenha cautela, mas siga seu coração. Por último: brilhos nos olhos e faca nos dentes!

VendaMais – Você poderia nos dar algum exemplo prático extraído da sua palestra que exemplifique melhor seus principais conceitos, para que nossos leitores conheçam melhor seu trabalho?

Cito vários exemplos reais. No campo empresarial, chamo a atenção para o caso das sandálias da marca Havaianas, que passou por um momento difícil e virou um ícone internacional. A fabricante de automóveis Nissan idem. E no campo pessoal, um dos mais belos exemplos é o do querido pianista e maestro João Carlos Martins, que tem uma bela história de superação. Por conta de um acidente e de um assalto, suas mãos deixaram de ter a velocidade e mobilidade para ao exercício da sua profissão de pianista. Mesmo assim, ele superou isso de forma exemplar.

VendaMais – Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas e as pessoas cometendo em relação à essas questões da segunda chance?

Acomodação, medos, apatia e mesmice. Outro erro é ouvir muito os outros e deixar de ouvir as suas “vozes internas”. Temos de saber ouvir os outros, mas é importante respeitar nossas vozes, nossos desejos e sonhos. A rotina também é um grande inimigo de quem deseja se reinventar.

Outro grande erro é só agir para mudar quando a situação já se tornou insustentável: foi demitido, o marido ou mulher já pediu o divórcio; a negligência já criou um acidente; a empresa quebrou por dívidas impagáveis. Essas são as viradas reativas quando algo indesejado ou inesperado já aconteceu. O melhor momento para mudar é quando as coisas estão bem porque podemos fazer uma virada proativa!

 

VendaMais – Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por que?

A falta de proatividade causada pela acomodação a uma situação indesejável que vai acabar levando a uma virada reativa no futuro, quando o dano já se tornou inevitável.

VendaMais – Falando um pouco do seu trabalho como consultor e palestrante agora: Que tipo de empresa geralmente contrata seus serviços? O que buscam?

Quando as empresas estão bem, me procuram para ajudá-las a fazer uma reflexão estratégica, visando o crescimento, a expansão. Buscam-me também para desenvolver líderes, para fazer face ao novo patamar desejado pelas empresas. E me procuram para ajudá-los na estratégia comercial e para ajudar revendedores e distribuidores a desenvolver uma cultura de clientividade.

Quando as empresas estão com dificuldades, as empresas me procuram para ajudá-las a enfrentar essas dificuldades e para fazer o chamado turnaround, a virada necessária para se reinventarem.  São nesses casos que o livro “Você merece uma segunda chance” é útil, devido a metodologia que desenvolvemos de reinvenção das empresas. Trabalho com industrias, varejo, empresas de serviços, agronegócios, uma gama bastante variada. Empresas familiares e empresas abertas na Bolsa. Empresas nacionais e multinacionais. Empresas grandes e as PMEs também, pois são parte do canal de distribuição ou revendedores ou fornecedores das grandes.

Cesar Souza, autor, palestrante e consultor

VendaMais – Por outro lado, que tipo de evento / treinamento / consultoria não é adequado para você? Ou seja, que tipo de problemas / situações / treinamentos você geralmente prefere não aceitar ou indicar para algum colega?

Uma situação em que não gosto de estar envolvido é quando percebo que o cliente tem a intenção de me usar para manipular informações ou manipular pessoas. Mas nesses casos, também não indico ninguém, pois não vou passar uma situação dessas para um colega. Em outros casos, mesmo os mais complexos, se não tenho a competência necessária, busco ajuda de um parceiro para aquela situação específica.  Alguém que me complemente. No momento, temos cerca de 14 parceiros na Empreenda (cada um com sua empresa de consultoria). Eles são experts em temas específicos, tais como redução de custos, eficiência operacional, monetização de ativos, busca de sócios internacionais, etc.

Minha especialidade é produzir resultados surpreendentes para meus clientes, independentemente se seu problema está ligado a estratégia, liderança ou de atuação comercial. E faço isso sempre em parceria com experts.

VendaMais – Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Se a crise bater na sua porta, não abra, pois ela é capaz de entrar! O melhor antídoto contra a crise é reinventar-se. Você merece uma segunda chance, todos merecemos ter uma segunda chance e devemos dar uma segunda chance a quem merece.

Para saber mais

Acesse: www.blog.cesarsouza.net
grupoempreenda.com.br

Youtube: youtube.com/c/diretoaopontocomcesarsouza

E-mails: cesarsouza@empreenda.net

Link para compra de livros/download de e-books:

Leia também:

  1. 10 reflexões para reinventar sua empresa
  2. 20 reflexões sobre como enfrentar a crise para vender mais
  3. Qual foi o livro que mudou sua vida?