Linguagem visual: conheça as soluções da Spin Design para sua empresa

Briefing, processos, criação, estratégias, produtos, implementação, pontos de venda, sites e pontos de visualização. Esses são apenas alguns dos tópicos importantes para desenvolver qualquer linguagem visual, seja em mídias online ou offline. Uma boa comunicação pode influenciar diretamente na estratégia de vendas, para melhor ou pior. Por isso é vital entender o que deve ser comunicado. É preciso saber como transmitir o conteúdo e as informações ao público alvo da melhor forma para alcançar os melhores resultados.

Nessa entrevista, Renato Gangoni, CEO da Spin Design comenta sobre formas para se diferenciar no mercado, maneiras para auxiliar sua equipe de vendas de forma a valorizar seu produto ou serviço e também sobre soluções diversas para se obter a comunicação visual ideal para cada empresa.

Com 10 anos de atuação no Brasil, a Spin Design acredita que a linguagem visual ajuda a aumentar a absorção da informação, atuando no desenvolvimento de programas de treinamento, alinhamento de processos e desenvolvimento de materiais comerciais, principalmente em serviços e produtos de alta complexidade. Confira a seguir a entrevista na íntegra:

O que é exatamente que Spin Design oferece? Como funciona?

Criamos soluções visuais para facilitar o entendimento de conceitos, processos, políticas, estratégias, produtos, serviços, diferenciais, etc.

Falando especificamente de nossos projetos para a Área de Vendas, desenvolvemos materiais que explicam de maneira rápida e eficaz o portfólio e diferenciais dos nossos clientes. Possibilitando reuniões comerciais mais rápidas (em média 28%) e mais efetivas (com aumento do poder de convencimento em torno de 43%).

Poderiam dar exemplos práticos de como isso pode ajudar uma empresa a vender mais e/ou atender melhor seus clientes?

Podemos auxiliar em 2 frentes: da porta para dentro da empresa e da porta para fora.

Porta para dentro: Trabalhamos para garantir que a força de vendas tenha compreensão total de todas as informações que podem virar argumentos de venda nos momentos da verdade. Estas informações podem incluir detalhes do processo de trabalho/fabricação, especificações técnicas, papel e postura do vendedor, entre muitas outras.

Desenvolvemos soluções em diversos formatos e para várias mídias (on e off-line). Para que os vendedores possam ser capacitados onde quer que estejam com a melhor relação custo/benefício.

Porta para fora: Utilizamos a informação visual (infográficos, diagramas, esquemas, etc.) para tangibilizar de maneira imediata argumentos de venda e diferenciais para o cliente final. Dando suporte ao discurso do vendedor ou atuando isoladamente em envio por e-mail ou publicação em websites. Prospects hoje em dia são bombardeados com informações vindo de todos os lados, e têm pouco tempo para ouvir o que você tem a dizer. A informação visual atua de maneira decisiva para comunicar muito, em pouco tempo.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste produto/serviço?

Grandes empresas com cadeia de vendas e distribuição complexas e que precisam transformar rapidamente informação em conhecimento e resultados de ponta. Possuímos clientes em diversos setores: montadoras, laboratórios farmacêuticos, telecomunicações, energia, bens de consumo, etc.

Da mesma forma, que tipo de situação seu produto/serviço NÃO se propõe a resolver?

Nosso foco é compartilhar informações visualmente. Desta forma, quando o problema a ser resolvido extrapola o entendimento de conteúdo e passa a envolver (re) definições estratégicas por parte da empresa, o projeto foge ao nosso escopo.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação a este assunto específico ou nesta área em que seu produto/serviço/solução se propõe a ajudar?

As empresas normalmente cometem o erro de gerar e divulgar um grande volume de conteúdo. Sem se preocupar em fazer com que as pessoas efetivamente entendam e tomem ações a partir dele.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

A avalanche de informações, despejada sem cuidado sobre a força de vendas gera impactos negativos em 2 níveis. A perda de oportunidades de vendas e o repasse de informações equivocadas para o cliente gerando insatisfação posterior.

O que uma empresa preocupada em implantar melhorias em relação a esse tema deve levar em consideração? Quais as principais recomendações?

Tudo começa pelo entendimento profundo do que precisa ser explicado (gaps de entendimento) e para quem (público alvo da ação). Em seguida definimos os recursos a serem utilizados baseado no perfil de aprendizagem do público.

Qual seu diferencial em relação a outros possíveis concorrentes? Porque vocês são diferentes?

A combinação de um processo de diagnóstico, análise crítica de contexto e conteúdo, com a habilidade de traduzir visualmente qualquer tipo de conteúdo para qualquer mídia nos coloca em uma posição muito especial no mercado.

Quais dicas ou informações você vê sobre esse assunto pela mídia atualmente com as quais claramente não concorda?

Quando falamos sobre “explicar visualmente”, frequentemente existe uma percepção de que isso se trata apenas de incluir imagens junto ao texto. Na verdade, nosso trabalho é mais profundo e passa pelo entendimento integral do conteúdo e só depois para uma posterior tradução visual. Ou seja, uma reinterpretação completa que permite conexões e conclusões que o texto sozinho não permitiria.

Onde uma pessoa que quiser saber mais sobre isso pode encontrar informações e tirar dúvidas?

Existem diversos livros sobre Design da Informação, que é o conceito central do nosso trabalho, mas infelizmente a maior parte ainda sem tradução para o português. Um ótimo começo para quem lê em inglês é o “Back of the napkin”, de Dan Roam. Em português há artigos disponíveis na internet que podem interessar também.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Para ganhar a disputa cada vez mais acirrada pela preferência do cliente, as soluções estão cada vez mais complexas e os produtos mais elaborados. Cabe a você, vendedor, educar o prospect em poucos minutos sobre o valor agregado que você oferece. Neste cenário o design pode ser uma ferramenta decisiva para conquistar o seu próximo cliente.

Onde as pessoas interessadas podem buscar mais informações?

Um ótimo lugar para saber um pouco mais sobre a gente é o nosso site. Esperamos vocês lá.

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