Liderar é instigar a capacidade criativa existente nas pessoas. Porém, isso demanda confiança e comprometimento entre lÃder e colaboradores.
Um bom lÃder é aquele indivÃduo que todos querem seguir. Que lidera pelo exemplo, incentivando sua equipe com entusiasmo e inspirando confiança e vontade de crescer dentro de uma organização.
Um lÃder transmite positividade, mesmo em situações não tão favoráveis, encorajando a equipe a seguir em frente. Ele está sempre atento a forma como trata as pessoas que o cercam. Possui a capacidade de ouvir sem arrogância as sugestões de seus funcionários, incorporando possÃveis ideias para novos projetos.
E se você deseja ser um exemplo para a sua equipe através da liderança humanizada, continue lendo esse post, e aprenda mais sobre esse assunto que pode mudar a sua forma de gerir pessoas.
Liderança humanizada
Promover uma liderança humanizada é trabalhar o comportamento dos funcionários, eliminando crenças que nada agregam à produtividade da empresa. O foco dessa liderança é no desenvolvimento das habilidades de cada colaborador, aproveitando ao máximo o que cada um tem a oferecer. Afinal, ele é um lÃder, e não um ditador. Por isso, está sempre disposto a escutar e a dialogar.
Um gestor Liderando pelo Exemplo tem o mesmo comportamento e profissionalismo que espera de seus funcionários. Transmite, de forma natural, a mesma postura aos membros da equipe, ajudando na criação de um ambiente de trabalho produtivo e agradável. Ele sabe lidar com cada pessoa, destacando o melhor de cada um, e reconhecendo os bons desempenhos, fazendo com que o trabalhador se sinta sempre motivado.
O lÃder precisa servir
A relação que deve existir entre o lÃder e seus colaboradores deve se pautar na humildade, transparência e respeito. O verdadeiro lÃder tem consciência da importância de se ter autoconhecimento, da necessidade de melhorar a cada dia como gestor e de encontrar o equilÃbrio entre liderar, mas também servir. Vejamos algumas diferenças entre essas duas ações:
- Liderar. Implica motivar as pessoas para que sigam em frente mesmo quando a situação não é favorável. Ele lidera inspirando a equipe com tarefas que tenha significado para todos, engajando para que se cumpra determinada missão de forma eficaz.
- Servir. Já servir como um lÃder é libertar o potencial existente em cada um de seus colaboradores, para que desempenhem o trabalho com excelência. Servir é oferecer todo o suporte que os funcionários precisam, ajudando-os a descobrir os próprios talentos enquanto profissionais e incentivando para que se tornem melhores a cada dia.
Autogestão do lÃder
Em uma administração que preze pela autogestão, não existe a figura definida do patrão. Todos os empregados participam das decisões administrativas em igualdade de condições, que ocorrem através de um consenso.
O profissional habilitado tem a capacidade de escolher e realizar ações por si mesmo, com base em metodologias próprias de trabalho, sem a intervenção, auxilio ou coordenação de um lÃder. E toma decisões que melhor auxiliem na gestão da empresa.
O fato da organização funcionar de forma coletiva, faz com que o colaborador tenha mais motivação e incentivo, pois ele desempenha o próprio trabalho com o objetivo de superar metas pessoais e de gerar resultados para a organização.
Autorresponsabilidade do lÃder
A autoresponsabilidade é o primeiro fundamento de um lÃder que almeja crescer como gestor e se destacar na carreira profissional.
O lÃder autorresponsável nunca justifica as adversidades deparadas no caminho pelas circunstâncias, ou pela falta de oportunidade. Pelo contrário, ele sempre reflete sobre a realidade atual, e busca se aprimorar como lÃder, dirigindo sua vida com metas bem definidas e planos muito bem elaborados, visando ações concretas e eficazes.
Coaching
O processo de Coaching visa, por meio de técnicas e ferramentas, desenvolver as competências e habilidades, estimular, auxiliar e despertar o potencial do indivÃduo, aprimorando-o nos âmbitos pessoais e profissionais.
E esse processo engloba metodologias para trabalhar as qualidades do indivÃduo. O coaching define os pontos que podem ser melhorados, eliminando crenças limitantes, a fim de readequar certos comportamentos nocivos, aumentando a confiança e ajudando a estabelecer objetivos claros.
O grande mentor desse processo é o Coach. A palavra Coach tem origem inglesa, e significa treinador/instrutor. Ele é o responsável por guiar a pessoa no caminho da conquista, para que se destaque e atinja suas metas em um curto espaço de tempo.
Os lÃderes devem inspirar seus seguidores a ultrapassarem seus interesses próprios para o bem da empresa, mas prestando atenção também à s necessidades individuais de cada um. Um lÃder faz questão de ouvir o próprio grupo, pois sabe que sempre pode aprender ou perceber algo novo, enquanto o ato de falar limita ao processamento de ideias já formadas. Ele lidera pelo exemplo, trabalhando como se fosse o colaborador que opera, obtendo assim uma melhor visão para corrigir falhas e fazer melhorias. Atitudes essas essenciais para quem pretende se destacar no mercado competitivo atual.
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Rui Mesquita é diretor executivo do Instituto Mesquita Coaching, apresentador do programa Liderando, coach profissional, vendedor, professor, escritor e palestrante com experiência de 15 anos atuando em business. É especialista em comportamento humano, gestão de vendas, negociação, formação e desenvolvimento de lÃderes, treinamentos para vendedores, atendimento a clientes, formação de equipes de vendas, gestão e desenvolvimento de pessoas, gerenciamento de processos e gestão empresarial.Â