Inteligência de mercado: uma área crucial na agência Verbo para entregar resultados em comunicação e marketing digital

Eleita uma das melhores agências para se trabalhar no Brasil, a agência de marketing de Sorocaba (SP) Verbo Comunicação acumula certificações de empresas como Google e Facebook para referendar o trabalho realizado na área digital. Um processo que passa tanto pelo treinamento quanto por provas realizadas pelos profissionais da agência, de forma a atestar o conhecimento e o desempenho das contas dos clientes atendidos.

Para o diretor executivo da agência Verbo Comunicação, Rodrigo Figueiredo, a união entre inteligência de mercado e criatividade faz com que as agências atuem de fato como parceiras estratégicas de negócios de seus clientes. Confira a seguir na entrevista com Figueiredo dicas para analisar se os resultados obtidos com investimento em marketing e comunicação estão sendo assertivos.

Fale um pouco sobre a importância das agências terem uma área de inteligência de mercado. Como você vê a área de inteligência de mercado e quais as dúvidas mais comuns que surgem no mercado sobre este assunto?

Também chamada de inteligência competitiva, a inteligência de mercado tornou-se uma área essencial no mundo dos negócios. Em poucas palavras, trata-se de um trabalho focado em análise de dados e informações com o objetivo de direcionar as estratégias do negócio para resultados mais assertivos. Essa área, que já é bastante explorada no ambiente empresarial, passou a ocupar um papel fundamental nas agências de publicidade.

O resultado da junção da inteligência de mercado e criatividade, característica própria dos profissionais que atuam nesse meio, tem feito com que as agências atuem como verdadeiros parceiros estratégicos de negócios. O que a Verbo fez foi trazer o universo do business para dentro da agência de forma estruturada, criando uma área específica para desenvolver o trabalho de inteligência.

Rodrigo Figueiredo, Diretor Executivo da agência Verbo Comunicação

Como força competitiva, a inteligência de mercado entra no início e ao final da execução dos trabalhos. Dados são o ponto de partida e de chegada de todas as nossas ações. Lançamos campanhas baseadas em dados e definimos os indicadores para avaliar se aquela entrega foi eficiente ou não.

Na prática, os profissionais que trabalham na área de inteligência de mercado dentro das agências precisam estar atentos às tendências, para manter os clientes atualizados, saber para onde o mercado está remando, o que os concorrentes estão fazendo e analisar diversos tipos de dados e indicadores para que os clientes tomem melhores decisões.

Como funciona o processo de certificação de agências pelo Google? Qual a importância de procurar agências de marketing que sejam certificadas?

O Google criou um certificado chamado Google Partner, um selo de qualidade que comprova que a agência sabe usar – e do melhor jeito – as ferramentas do Google Ads, principal serviço de publicidade do Google que possibilita definir como os anúncios irão aparecer para os usuários: em forma de links patrocinados ao realizar uma busca ou exibidos em forma de banners e vídeos, por exemplo.

Para conquistar a certificação, o Google avalia as agências em três itens: o bom desempenho nas contas dos clientes, o gasto em anúncio nas contas gerenciadas e o conhecimento em Google Ads.

Mas, afinal, por que é importante contratar agências parceiras do Google e do Facebook?

  1. Olhar voltado à inovação

As agências parceiras possuem acesso às ferramentas exclusivas do Google e Facebook, bem como às novas tecnologias e cursos.

A convite do Facebook, por exemplo, profissionais da Verbo Comunicação participaram no dia 24 de outubro do Summit 2018, evento onde foram apresentadas as novas ferramentas da plataforma e como utilizá-las da melhor maneira. Os profissionais precisam estar antenados com as tendências de mercado e isso passa pelo digital. Ser parceiro do Google e do Facebook nos coloca mais próximo do que existe de mais novo no mercado.

  1. Melhor resultado e performance

Uma das principais ferramentas para alcançar sucesso online e gerar receita para uma empresa são os links patrocinados. Ao contratar uma agência certificada existe uma garantia de que todo o investimento em marketing digital será rentabilizado ao resultado buscado para o negócio do cliente. Campanhas publicitárias personalizadas, baseadas em dados, podem aumentar de forma extremamente significativa o interesse das pessoas pela publicidade ofertada.

  1. Agência certificada, profissionais certificados

Quando a agência é certificada, os profissionais que trabalham nela também são. Para isso eles precisam realizar provas que avaliam o nível de conhecimento de mídia e do Google. O bom resultado nas provas demonstra que quem opera as contas tem competência para usar corretamente todos os recursos do Google Ads.

A certificação garante, ainda, que a agência possui profissionais com desempenho e conhecimento aprimorados em cada um dos produtos de publicidade on-line: search (links patrocinados), display (banner), vídeo, shopping, mobile e analytics.

  1. Suporte exclusivo 

As agências parceiras possuem suporte exclusivo dentro do Google e do Facebook. Isso significa que os profissionais dessas empresas passam a olhar para as contas dos clientes da agência. Ao mesmo tempo que a certificação comprova a competência, também oferece suporte.

Se o grande desejo das marcas é estabelecer um diálogo cada vez mais autêntico com seus públicos de interesse, contratar uma agência parceira do Google e do Facebook e, portanto, especialista em marketing digital torna-se fundamental. A prioridade é o usuário, daí a necessidade de entendê-lo e aproximá-lo da marca com o conteúdo e produtos que lhe interessem.

Quais são os erros mais comuns de serem cometidos por agências de marketing?  

Negligenciarem o lado estratégico da comunicação e ficarem limitadas à demanda operacional dos clientes.

Este é o erro mais grave por que faz com a comunicação deixe de ser parte estratégica do negócio e, por consequência, a agência deixe de ser relevante.

E porque comunicação precisa ser estratégica? Por que além de ser uma ferramenta de vendas, ela gera valor para a marca, e estimula negócios.

E pelos clientes que estão em busca de agências desse segmento, quais os erros mais comuns? 

Clientes que levam em consideração apenas o fator preço ao se decidir por uma agência.

Decidir única e exclusivamente por preço normalmente não é a melhor decisão para nenhum tipo de compra. Ainda mais se você estiver decidindo por um parceiro estratégico de negócios, como deve ser uma boa agência. Este tipo de decisão deve ser tomada analisando se o perfil de entregas e a cultura da agência estão alinhadas com as expectativas do cliente.

Na VendaMais somos bem focados em Vendas, então vamos falar um pouco mais sobre isso. Na sua opinião, como uma agência de marketing deve auxiliar vendas? Quais as principais vantagens na contratação? E quais os limites de atuação? 

A matéria-prima de uma agência é informação. Por isso, aqui na Verbo focamos tanto em Inteligência de Mercado, que é a área responsável por buscar informações dentro do próprio cliente e no mercado, ouvindo consumidores, funcionários, entre outros stakeholders do nosso cliente.

O que isso tem a ver com Vendas? Quanto melhor a agência conhecer o cliente, seu mercado, seus concorrentes e o público-alvo com quem ela precisa, como agência, interagir, mais assertivas serão as ações de comunicação. E, consequentemente, melhores serão as vendas.

Além disso, quanto mais o cliente estiver disposto a abrir as informações de vendas, compartilhando seus desafios e possíveis oportunidades, mais a agência poderá contribuir.

Falando um pouco do seu trabalho na agência agora: que tipo de empresa ou pessoa geralmente contrata seus serviços? O que busca?

Normalmente somos contratados pelas áreas de marketing das empresas ou, muitas vezes, pelos próprios donos das empresas, que tem a visão de que comunicação bem resolvida é uma excelente ferramenta de negócios.

Por outro lado, que tipo de projeto não é adequado para a sua agência? Ou seja, que tipo de problemas/situações/desafios você geralmente prefere não aceitar ou indicar para algum colega?

Projetos que não tenham um objetivo claro, que sejam apenas para satisfazer o ego de quem está na outra ponta, não nos interessam. Estamos aqui para resolver problemas de negócios, através de estratégias de comunicação.

Qual seu diferencial em relação a outros profissionais da área? Qual a sua “marca registrada”?

A Verbo traz força competitiva para marcas. E faz isso trazendo ao cliente respostas criativas para resolver problemas de negócios.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre marketing digital com as quais claramente não concorda ou que acha exageradas? 

Tudo é Digital. Agora mesmo, estou escrevendo este texto num notebook e pausei algumas vezes para consultar o celular ou responder um e-mail. Nossa vida é assim. Você que está lendo isso agora, quantas vezes já olhou o celular hoje? Quantas mensagens, posts ou sites já visualizou? Enfim, não é mais sobre Marketing Digital. É sobre onde as pessoas estão e, claro, elas estão cada vez mais conectadas. Nosso papel como publicitários e empresários é fazer parte das interações e conversas que as pessoas estão tendo nas plataformas digitais, mostrando a elas como as marcas podem ainda ser relevantes neste ecossistema.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais? 

Seja simples. Não simplista. Planejamento é sempre o primeiro passo de qualquer ação. Reforço este ponto por que muitos empreendedores acabam tendo ideais de negócios e já saem fazendo. O mercado conta cada vez mais com gente preparada. Não conte com a sorte.

Para saber mais

Leia também: