Inovação: Criatividade como ferramenta de vendas
1) Vendas ? Os 10 ?nãos? de um supervisor eficaz
2) Criatividade como ferramenta de vendas
3) Incentivos ? O bem mais escasso
4) Comentário da semana: Antonio Julio Martins
5) Frase da semana: Obstáculos ? Zig Ziglar
Olá.
Toda empresa é formada por pessoas. Um local de trabalho onde
a amizade prevaleça, além de agradável, pode resultar em maior
cooperação e produtividade. Por isso, vários donos de
companhias preferem captar colegas de bons funcionários para
novas vagas, em vez de abrir um processo seletivo tradicional.
É uma forma de garantir que o ambiente afável permaneça e que
o futuro colaborador venha com boas referências.
Mas e quando os funcionários pertencem a um grupo e, sempre
que questionados, apresentam alguém com gostos em comum?
Isso tem acontecido muito nas empresas, onde, geralmente, as
afinidades servem para construir um elo ainda mais forte entre a
equipe. Um desses elementos de ligação que está cada vez mais
comum é a religião.
Você já notou como há cada vez mais evangélicos trabalhando
em vendas? Conhecidos pela postura atuante em relação à fé, a
maioria não fuma nem bebe, prega fazer o bem e traz a
autoconfiança como um ponto bastante positivo, por acreditar que
o Senhor está a seu lado e que sempre o guiará pelo melhor
caminho.
Há quem diga, entretanto, que eles evidenciam alguns
preconceitos em relação a outras crenças, o que pode atrapalhar
as vendas, e confiam que a providência de Jesus Cristo irá
solucionar qualquer problema, independentemente do que eles
façam ou deixem de fazer.
E você? Como visualiza o crescimento do número de evangélicos
nas empresas? Isso só tem pontos positivos ou, às vezes,
possuem alguns que podem ser considerados negativos? Você
tem alguma história para contar envolvendo vendedores
religiosos? Mande sua opinião para: [email protected].
As melhores e mais embasadas respostas serão selecionadas
para nossa coluna de opinião da revista VendaMais.
Um abraço e boa$ venda$,
Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br
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1) Vendas ? Os 10 ?nãos? de um supervisor eficaz
- Não há vento favorável para quem não sabe para onde ir
? Seus objetivos, metas e padrões devem estar bem claros.
Lute por eles! - Não vacile ? Faça o que precisa ser feito. Liderar é, acima
de tudo, agir certo na hora certa. - Não seja crítico em relação às coisas pequenas ? Cuidado
com certas implicâncias, senão você vai ganhar um apelido. - Não faça uma coisa quase certa, faça uma coisa
exatamente certa ? Evite retrabalho, isso gera custos,
insatisfações e má fama para você. - ?Não tenha paciência e esteja preparado para errar muito?
? Ser precipitado é diferente de correr riscos calculados.
Pense e repense. - Não se tropeça duas vezes na mesma pedra por simples
acidente ? Avalie bem os erros e resolva-os já. - ?Não tenha a língua lenta e o olho rápido e viva pedindo
desculpas? ? Respire fundo, conte até dez e retome o
controle. - Não se quebre, é melhor se curvar ? Peça desculpas,
assumir os erros é humano. - Não tente dominar as pessoas, desenvolva a força de
servir ? A força do exemplo é mais poderosa que sua
autoridade funcional. - Não se chega a algo tão grandioso sem empolgação ?
Deixe-se dominar por suas esperanças e sonhos.
José Teofilo Neto é diretor da Comunicação Direta ? Consultoria,
Treinamentos e Serviços.
Visite o site: www.comunicacaodireta.com.br
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2) Criatividade como ferramenta de vendas
Criatividade em vendas é sinônimo de jogo de cintura,
sensibilidade às necessidades do cliente e percepção de
oportunidades. E como desenvolver essa capacidade? É simples:
- Saiba a dimensão das ideias que a empresa espera de você
? Você pode ou não modificar um produto em função de
uma necessidade? Quais são as regras e valores de sua
empresa em relação a brindes? Procure ter uma orientação
sobre o tema com as chefias ou algum colega experiente. - Fuja da rotina mental ? Não espere que a criatividade
brote espontaneamente. É difícil termos ideias novas se
estamos lidando com problemas antigos, ainda mais se eles
nos angustiam. Procure pensar diferente, nem que,
inicialmente, esteja pensando em absurdos. Evite repetir
as velhas soluções, mesmo em pensamento. - Anote sempre suas ideias ? Cada vez que anotamos uma
ideia, além de garantirmos sua memorização, estimulamos
o processo criativo. - Use o mundo como fonte de inspiração ? Traga ideias de
outros universos para seu cotidiano. Observe técnicas de
vendas de outros setores e adapte-as ao seu. - Desafie o estabelecido ? Olhe ao seu redor e pergunte-se:
?Por que isso é como é??, ?Dá para fazer diferente?? e ainda
?E se fizéssemos de outra forma??.
Gisela Kassoy é especialista em criatividade e inovação, realiza
trabalhos de consultoria, seminários e palestras e coordena
grupos e programas de ideias.
Visite o site: www.giselakassoy.com.br
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3) Incentivos ? O bem mais escasso
Mais que dinheiro, muitas vezes, seus funcionários não têm tempo
disponível. Confira algumas dicas para incentivá-los com horas e
minutos:
- Faça com que o prêmio para determinada ação seja um
almoço de duas horas, em vez de uma. Caso queira que o
colaborador sinta-se ainda mais especial no dia em que
ele tirar esse longo almoço, receba-o com um sorvete ou
picolé como sobremesa. - Prêmios em que o profissional sai meia hora antes também
podem funcionar.
Bob Nelson é presidente da Nelson Motivation Inc., empresa de
consultoria e treinamento de gestores e cofundador da National
Association for Employee Recognition (Associação Nacional para
Reconhecimento de Funcionários). Entre seus livros de sucesso
estão 1001 maneiras de premiar seus colaboradores e Faça o que
tem de ser feito.
4) Comentário da semana: Antonio Julio Martins ? Gerente da
AJMartins
?A revista VendaMais é como o Bom Bril: tem 1001 utilidades.
Minha filha, que é cantora, aprendeu como vender melhor suas
aulas e negociar apresentações e cachês. Minha nora, bancária,
melhorou a abordagem aos clientes. A VendaMais dá uma injeção
de ânimo e muitas sugestões práticas. Ela só não é boa para
aqueles que pensam que sabem tudo sobre vendas e não a leem.?
5) PARA TERMINAR: Obstáculos ? Zig Ziglar
?Toda venda tem cinco obstáculos básicos: falta de necessidade,
falta de dinheiro, falta de pressa, falta de desejo e falta de
confiança?
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