Hoje melhor do que ontem

Raúl CandeloroSeparei as últimas duas semanas para estudar o assunto “Foco” e, mais especificamente, “como estabelecer metas e objetivos”.

É um assunto que me fascina e, quanto mais estudo, mais entendo a importância da definição correta das metas se a pessoa quiser realmente ter Alta Performance.

Nos meus grupos de coaching e em entrevistas que tenho feito, sinto que às vezes algumas pessoas ainda têm dificuldades de estabelecer suas metas (principalmente quando pedimos que sejam objetivas).

Então criei um exercício que traz resultados muito interessantes, que eu chamo de ‘técnica do reverso’: se eu não consigo definir bem o que quero, será que consigo definir o que NÃO quero?

Invariavelmente, as pessoas têm grande facilidade de definir o que NÃO querem. Aí fica muito mais fácil fazer o exercício de definir as metas – ao definir o que não querem, as pessoas começam a se entender melhor e a destravar seus verdadeiros objetivos.

Algumas áreas onde ajuda muito você definir o que NÃO quer:

  • Finanças pessoais
  • Carreira/profissão
  • Família
  • Relacionamentos
  • Saúde, etc.

Nesses momentos, é muito importante relembrar que metas POSITIVAS trazem resultados muito melhores do que NEGATIVAS.

Usamos este exercício do reverso apenas para ajudar a definir o queremos. Uma vida focada no que NÃO queremos não é de Alta Performance sustentável, pois está baseada no medo e na restrição.

Exemplos de metas negativas:

  • Não quero ter mais dívidas.
  • Não quero ser gordo/a.
  • Não quero ficar acomodado.
  • Não quero ficar sem bater a meta.

Veja que não tem nada errado em você evitar isso. Pelo contrário: o exercício do reverso que faço é justamente para tornar claras as coisas que você quer evitar.

O segredo é, ao se auto-analisar, entender isso e depois canalizar essa energia de maneira positiva e produtiva.

Se eu quero evitar X, Y e Z, então… Preciso fazer o quê?

Nos exemplos acima:

  • Se não quero ter mais dívidas, então… Preciso gastar menos do que ganho, preciso me organizar, preciso pagar as contas, preciso rever e mudar alguns hábitos em relação ao dinheiro (quais?).
  • Se não quero ser gordo então… Preciso rever alimentação, preciso me exercitar mais, preciso rever e mudar alguns hábitos (quais?).
  • Se não quero ficar acomodado então… Preciso ler, preciso fazer algum curso, preciso rever e mudar alguns hábitos relacionados ao meu autodesenvolvimento (quais?).
  • Se não quero ficar sem bater a meta então… Preciso prospectar mais clientes, preciso aproveitar melhor as oportunidades, preciso reativar clientes inativos, preciso rever e mudar alguns hábitos em relação aos passos da venda (quais?).

Ao fazer desta forma, começam a aparecer claramente metas POSITIVAS a serem estabelecidas, com foco no que você quer FAZER para alcançar o que QUER.

Grande lição da aula de hoje (e frase para pensar):

Para atingir uma nova meta, invariavelmente você precisa:

a) rever e mudar uma atitude;

b) desenvolver uma habilidade.

O único jeito de você conquistar algo maior e melhor na sua vida é VOCÊ ser maior e melhor.

É aquela máxima genial do Kaizen: “Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”.

Então, campeão, campeã, esse deveria ser seu slogan ou mantra pessoal:

“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do hoje”.

Abraços de Alta Performance,

Raúl Candeloro

P.S. Vou lançar em breve um novo curso sobre Atitudes da Alta Performance. Mais novidades em breve!

P.S 2: Se você gosta dos meus textos e quer acesso aos exercícios completos que proponho em vários destes artigos, com análises pessoais técnicas mais aprofundadas sobre o assunto proposto, recomendo que assine minha newsletter Gestão em Vendas (muitas empresas assinam para distribuir semanalmente para a equipe de Vendas). http://www.editoraquantum.com.br/newsletters/newsletter-digital-gestao-em-vendas/4

 

Entrevista

Entrevista com Voni Pereira dos Santos

 

Artigo da semana

Pronto para o trabalho?

 

Testemunhal

Gostaria de parabenizar a você e sua equipe por cada edição da revista, são artigos produtivos com conteúdos altamente eficazes em nosso dia-a-dia.
Joelma Francisco

 

Frase

“O vento da adversidade não sopra jamais sobre o reino da sabedoria”.
Provérbio Persa