Fundadora da startup Gupy revela como selecionar vendedores de forma assertiva

Fundadora da startup Gupy revela como selecionar vendedores de forma assertiva

Novas tecnologias auxiliam empresas a selecionar vendedores, diminuindo custos com recrutamento e seleção e turnover na área de vendas

Recente pesquisa divulgada pelo IBOPE Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que apenas 3 de 10 brasileiros ficam no mesmo emprego por 2 anos. Realizado com mais de 2 mil pessoas, o levantamento também mostrou que, para mais de 70% dos entrevistados, esse troca-troca prejudica as empresas, a economia e os trabalhadores. Afinal, como selecionar melhores candidatos e diminuir o turnover em vendas?

A CEO e cofundadora da Gupy, Mariana Dias, atuou na área de RH da Ambev antes de lançar a startup na área de recrutamento. Ela conhece a rotina e as dificuldades da área em empresas de médio e grande porte, que chegam a levar até 60 dias para fechar alguns processos seletivos.

Com o uso de Inteligência Artificial e People Analytics, a plataforma Gupy aprende com os padrões de recrutamento das empresas para ranquear os candidatos mais adequados para cada vaga. O objetivo é criar, divulgar e gerenciar as vagas abertas, tornando mais eficiente os processos de recrutamento e melhorando a experiência de candidatos e profissionais de RH.

Com mais de 270 empresas cadastradas e presença em 5 países, o projeto foi acelerado pela Telefónica Open Future. Dentre os clientes, conta com a Kraft-Heinz, que utiliza a plataforma da Gupy em escritórios em cinco países em que atua. A empresa conseguiu diminuir em 80% a carga operacional de seu programa de estágio e atingir as metas de contratação dentro dos perfis desejados.

Confira a seguir na entrevista com a CEO Mariana Dias, como a Gupy auxilia na área de recrutamento e seleção de vendedores:

Fundadores da startup Gupy
Fundadores da startup Gupy

O​ ​que​ ​vocês​ ​oferecem​ ​exatamente​ ​na​ ​Gupy?​ ​Como​ ​funciona?

A Gupy existe para viabilizar que empresas contratem a pessoa certa e na vaga certa, fazendo isso de forma moderna e inteligente. Por meio do nosso sistema, empoderamos o RH e gestores para tomarem as melhores decisões sobre ​ o​ ​ recurso​ ​ mais​ ​ importante​ ​ de​ ​ qualquer​ ​ empresa:​ ​as​ ​pessoas. ​

Nosso sistema automatiza o recrutamento e seleção de empresas para que elas possam estruturar seus processos de forma simples (definir etapas, critérios, testes para candidatos), ter todos os envolvidos engajados e ativos e acertar em cada contratação. Tudo isso permite que o setor de Recursos Humanos economize tempo com etapas burocráticas e operacionais, e possa investir​ ​melhor​ ​seus​ ​esforços​ ​de​ ​maneira​ ​mais​ ​estratégica.

Conseguimos oferecer, em média, uma redução de 50% do tempo de abertura e fechamento de uma vaga, além de melhorar o turnover promovendo sempre a​ ​conexão​ ​da​ ​pessoa​ ​certa​ ​com​ ​a​ ​vaga​ ​de​ ​maneira​ ​extremamente​ ​simples.

Como a Gupy pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor? Ou a controlar​ ​melhor​ ​seus​ ​custos​ ​de​ ​vendas?

Mariana Dias - fundadora e CEO da Gupy
Mariana Dias: fundadora e CEO da Gupy

Existem diversas variáveis envolvidas em um processo comercial para que uma empresa possa potencializar seus resultados de venda. Uma variável crucial​ ​desse​ ​processo​ ​é​ ​ter​ ​as​ ​pessoas​ ​certas.

O sistema Gupy aprende constantemente com o padrão de recrutamento da empresa a cada contratação. Dessa forma, a inteligência artificial entende quais são as características, experiências e potenciais necessários para a vaga. Conforme a empresa contrata vendedores e pessoas ligadas aos resultados comerciais, o sistema aprende com as características e performances após contratados, para ranquear de forma mais assertiva os candidatos para futuras vagas. Isso viabiliza que cada contratação seja mais precisa para que a área possa bater​ ​as​ ​metas.

Você​ ​poder​ ​nos​ ​dar​ ​um​ ​exemplo ​​prático?

Uma empresa cliente da Gupy aumentou a contratação de um perfil específico de vaga em 185% após o uso do sistema. Isso significa que os candidatos mais bem ranqueados pelos algoritmos eram tão alinhados que a empresa abriu novas​ ​posições​ para​​ ​poder​ ​absorver​ ​aquele​ ​potencial.

Além disso, para vagas comerciais onde a “rampagem” (período inicial de aprendizado do vendedor após contratado, que considera uma rampa de performance até alcançar a estabilidade) é importante, a redução do turnover é fundamental. Não perder o colaborador nesse período evita que outros vendedores precisem passar pela curva de experiência novamente, o que amplia os resultados de vendas. Em relação a esse indicador, a Gupy consegue auxiliar que seus clientes reduzam, em​ ​média,​ ​entre​ ​30%​ ​e​ ​50%​ ​do​ ​turnover.

Que​ ​tipo​ ​de​ ​empresa​ ​pode​ ​se​ ​beneficiar​ ​deste​ ​tipo​ ​de​ ​serviço?  

Qualquer empresa que encontra em seu dia a dia os desafios de identificar o melhor candidato no meio de pilhas de currículos, além de enfrentar a necessidade de construir processos de recrutamento mais eficientes e com menores​ ​custos,​ ​pode​ ​se​ ​beneficiar​ ​pela​ ​automatização​ ​do​ ​sistema.

Além disso, atualmente existe uma grande preocupação do mercado em oferecer processos seletivos que agreguem e ofereçam boas experiências aos candidatos, uma vez que ter uma marca empregadora competitiva é cada vez mais​ ​fundamental​ ​para​ ​formar​ ​um​ ​time​ ​de​ ​talentos.

Da mesma forma, que tipo de situação a Gupy NÃO se propõe a resolver?

Em um processo de recrutamento e seleção, muitos fatores são analisados dos candidatos. Alguns desses fatores ainda carregam uma carga intangível, o que significa que a Gupy não se propõe a substituir o contato pessoal existente em uma entrevista. A importância do olho no olho entre candidatos e gestores, até hoje, não pode ser substituída por nenhuma máquina ou inteligência artificial, que,​ ​na​ ​verdade,​ ​são​ ​aliadas​ ​nesse​ ​processo.

Nosso objetivo está em automatizar a etapa anterior a esse contato, mostrando de forma simples e rápida quais são os candidatos nos quais a empresa deve investir tempo e convocar para uma conversa. Dessa forma, permitimos que ela invista tempo de forma mais estratégica, ao invés de adotar etapas burocráticas e operacionais.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação a este assunto específico ou nesta área em que a Gupy se propõe​a​ajudar?

  • Processos seletivos burocráticos e com alta carga operacional para o setor​ ​de​ ​Recursos​ ​
  • Processos seletivos que não se preocupam em oferecer boas experiências aos candidatos participantes, assim como feedbacks de suas​ ​performances,​ ​o​ ​que​ ​prejudica ​ a​​ marca​ ​ empregadora​.​
  • Contratações​ ​de​ ​colaboradores​ ​fora​ ​do ​perfil​​ ​e​ ​potencial​ ​
  • Critérios subjetivos para contratações de pessoas, além de desalinhamento entre os gestores e o RH em relação ao que avaliar em cada ​​
  • Pouco uso de métricas, indicadores e KPIs por parte do RH, o que é um potencial muito mal aproveitado para melhorar continuamente o processo​ ​de​ ​recrutamento,​ ​além​ ​de​ ​embasar​ ​tomadas​ ​de​ ​decisões.

Dessa​ ​lista​ ​de​ ​erros, ​qual​ ​você​ ​considera​ ​o​ ​mais​ ​grave?​ ​Por​ ​quê?

No mundo atual, diferente do que acontecia ainda há alguns anos, a tecnologia vem se tornando cada vez mais commodity. Isso deixa claro que o maior diferencial competitivo entre as empresas será, cada vez mais, ter as pessoas certas.

A contratação da pessoa certa para a vaga certa é cada vez mais fundamental para construir organizações competitivas e de crescimento relevante nesse mercado acirrado. Dessa forma, o maior erro do RH ainda está em, de forma geral, ser uma área que conduz seus processos da mesma forma que há décadas, o que implica em contratações de pessoas pouco alinhadas e uma queda​ ​do​ ​resultado​ ​dos​ ​funcionários​ ​em​ ​relação​ ​à​ ​expectativa.

 

 

 

Uma empresa que está preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto deve começar por onde? De maneira sucinta e objetiva, quais asprincipais​​ recomendações?

Para uma empresa atualizar seu modelo de recrutamento e seleção, é importante​ ​que​ ​ela​ ​analise​ ​se​ ​os​ ​3​ ​pontos​ ​a​ ​seguir​ ​estão​ ​sendo​ ​trabalhados:

  • Estruturação do processo: definição das etapas do processo, testes de conhecimento e potencial envolvidos, critérios de avaliação, canais de divulgação​ ​das​ ​vagas, ​captação​ ​e​ ​gestão​ ​dos​ ​currículos​ ​recebidos.
  • Envolvidos engajados: o processo deve ser estruturado de forma que seja simples e engajador para todos os envolvidos, como candidatos, gestores da empresa​ ​e​ ​o​ ​próprio ​​RH.
  • Contratações certas: os critérios de avaliação estando claros para todos os envolvidos, o RH deve monitorar e aprender com as contratações para entender quais as características dos aprovados e dos que mais performam na empresa. Quais são as formações dessas pessoas, onde estudaram, quais experiências tiveram, quais cursos fizeram, etc. Tudo deve ser medido, nem que a gestão seja feita em Excel, pois isso é insumo para fazer um recrutamento​ ​cada​ ​vez​ ​melhor.

Para programas corporativos, como de estágio e trainee, desenvolvemos um infográfico com o passo a passo para que as empresas possam estruturá-lo: confira neste link.

Qual seu diferencial em relação a outros possíveis concorrentes? Por que​ ​vocês​ ​são​ ​diferentes?

No mercado existem algumas soluções de sistema para a gestão de recrutamento e seleção das empresas. Entretanto, o que a Gupy apresenta e que não existe em outro player do mercado, é o uso de inteligência artificial e machine​learning​ ​para​ ​otimizar​ ​ainda​ ​mais​ ​os​ ​processos.

Nossos algoritmos aprendem com o padrão de recrutamento das empresas a cada contratação. Dessa forma, o sistema pode entender continuamente quais são as características, experiências e potencial necessário para cada vaga, o que permite um ranqueamento dos candidatos da vaga que se torna cada vez mais​ ​preciso.

A Inteligência Artificial aprende também com a performance dos funcionários já contratados, para que isso alimente os algoritmos de ranqueamento e ofereça uma eficiência cada vez maior ao setor de Recursos Humanos dos nossos clientes.

Além disso, sistemas de recrutamento são conhecidos por serem engessados e pouco flexíveis. Na Gupy, o RH pode estruturar de forma completamente livre o recrutamento com as etapas, testes e fluxo que desejar, o que oferece experiências​ ​incríveis​ ​para​ ​empresas​ ​e​ ​candidatos.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto com as quais claramente não concorda?

Existe, tanto na mídia como dentro de muitas empresas, o pré-conceito de que os melhores talentos são necessariamente aqueles que se formam nas melhores universidades. O que vemos por meio do uso do sistema com nossos clientes​ ​é​ ​que​ ​isso​ ​pode​ ​ser​ ​verdade,​ ​como​ ​pode​ ​não​ ​ser.

O potencial de um candidato em relação a uma vaga é formado por um conjunto numeroso de variáveis relevantes. Alinhamento com perfil e valores da empresa, experiências e bagagem profissional, como outras características, possuem uma correlação com o fato de uma pessoa ser ou não um grande talento a ser contratado para a vaga. E muitas vezes essa importância é menosprezada​ ​em​ ​nome​ ​da​ ​formação​ ​acadêmica​ ​do​ ​candidato.

Outro ponto é que o processo de recrutamento e seleção é naturalmente visto como caro e pouco eficiente. Essa ideia é tão difundida, que implica na terceirização do serviço por grande parte das empresas. O que vemos é que essa realidade já pode ser diferente com a ajuda de tecnologias para tornar o processo mais ágil e assertivo, de forma que a internalização do processo seja muito mais vantajosa financeiramente para a organização do que por meio de consultorias​ ​e​ ​outras​ ​empresas.

Para saber mais

Acesse o site: www.gupy.com.br

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