Fontes duvidosas

Fontes duvidosas
Olá.

Muito se comenta do quanto a internet está aproximando continentes e classes sociais diferentes. Eu diria que ela está indo além e já começa a aproximar mundos distintos, mais especificamente, o mundo dos mortos e o dos vivos. Em meio aos milhares de lixos que recebo por e-mail, um texto muito bem escrito e interessante sobre a crise chegou até mim. E mais, dizia se tratar de um texto de Einstein, o que me deixou ainda mais curioso, pois parecia bastante atual.

Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que a obra atribuída a Einstein era, na verdade, um texto de meu amigo Maurício Góis, praticamente na íntegra? Ele mesmo brincou com o fato, dizendo que Einstein se levantou do túmulo para plagiá-lo.

Brincadeiras à parte, o fato é que a obra está atravessando continentes com o crédito modificado. Uma injustiça com o autor, que teve o trabalho de criá-la, e um crime de propriedade intelectual. Por isso, nesta semana, resolvi fazer justiça e atribuir o texto a quem ele realmente pertence. Além disso, gosto da visão de Góis sobre a crise e queria debatê-la contigo.

Crise
?A crise é a melhor benção que pode acontecer às pessoas e países, porque ela traz progresso ? a criatividade nasce da angústia e o dia lindo vem do ventre da tempestade escura. É na crise que surge a invenção, a descoberta, a reflexão e as grandes estratégias do ?marketing do amor?. Quem supera a crise supera a si mesmo sem ficar superado. E aquele que pendura no gancho da crise seus fracassos e lamúrias violenta seu próprio talento e tem mais respeito aos problemas que às soluções.

A crise é uma farsa, a não ser a crise de incompetência, pois o problema das pessoas e dos países é o de autogerência. Sem crises, não há desafios e, sem desafios, a vida é uma rotina que chama o túmulo. Sem crise, ninguém tem méritos. É só na crise que você mostra que é bom, pois, sem ela, todo vento é carícia.

Por isso, falar da crise é promovê-la, e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhe duro, desinflacione a crise de você mesmo e acabe de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a da tragédia de não saber por onde começar.?
Maurício Góis

Para saber mais sobre o autor, visite o site: http://www.mauriciogois.com.br ou entre em contato com ele por meio do e-mail: [email protected].

E você, qual é a sua visão sobre a crise? Ela foi avassaladora em sua empresa ou acabou trazendo benefícios? Divida conosco essa experiência. Acesse já a Comunidade VendaMais e participe da enquete sobre a crise. Se você ainda não possui cadastro, basta acessar http://www.comunidadevendamais.com.br e fazer gratuitamente o seu.

Aproveito este editorial para iniciar uma campanha: compartilhe os e-mails que você julga interessante, mas certifique-se de quem realmente produziu o material. Não ajude a disseminar um crime!

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro

DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA

5 dicas para vender atendendo às necessidades dos clientes

Por André Silva

  • Detecte problemas que o cliente não consegue resolver ? O cliente convive diariamente com muitos problemas, o que torna mais difícil de ele encontrar as devidas soluções para as situações de seu dia a dia ? a demanda é muito grande e, na maioria das vezes, ficam algumas situações a serem resolvidas. Sua rotina de trabalho é intensa, e é por isso que você, vendedor, deve entrar como um conselheiro/amigo, mostrando com muita sutileza as melhores formas e caminhos para que ele possa resolver essas questões por meio de seus produtos/serviços. Quando o cliente fala de um problema específico para você, acontece duas coisas: ele começa a confiar em você e passa a valorizar muito mais a negociação, pois está dizendo onde você pode ajudá-lo. Assim, a percepção de valor é muito maior e a objeção preço tende a diminuir.
  • Veja pelos olhos de seu cliente ? Pensar que atendimento pode ser um grande diferencial se torna muito perigoso. Digo isso porque atender bem é uma obrigação, os clientes esperam profissionais interessados e competentes. Mas o que gera valor na percepção de um cliente é quando ele sente que seu vendedor compreende e identifica as suas necessidades. A solução tem de ser encontrada de dentro para fora, ou seja, saindo da empresa do cliente e indo ao encontro das soluções de seus produtos/serviços.
  • Ajude seu cliente a obter sucesso ? O sucesso de seu cliente deve ser o seu maior objetivo. Determine uma missão com todos os clientes, coloque isso como meta profissional e verá que a recompensa é gratificante, sabe por quê? Porque o cliente vai se sentir valorizado e reconhecido, lembrando-se de você na hora de comprar. A estratégia é oferecer e servir. Primeiramente, o cliente necessita sentir isso para que ele aposte no relacionamento e passe a comprar de você, rejeitando possíveis ofertas da concorrência.  
  • Demonstre criatividade por meio da informação ? Conhecer o cliente, seu mercado, produtos e a missão da empresa dele é fundamental para você estreitar o relacionamento e conhecer todo o processo de dentro para fora. Os clientes ficam surpresos quando encontram vendedores preparados e com esse nível de informação. Após entender melhor o contexto da empresa no geral, sugiro que monte um newsletter com dicas e informações rápidas de seus produtos/serviços, isso vai fortalecendo a sua marca pessoal e mostrando que você está interessado em contribuir com o negócio do cliente. Escreva sobre questões importantes, que venham a ajudar a detectar dificuldades com antecedência, tal como a prevenção de possíveis problemas. Assim, o cliente vai enxergá-lo como um especialista, e não como um vendedor predador que pensa apenas no seu bolso. Aproveite para mandar artigos sobre o negócio do cliente, estatísticas, concorrentes, etc.
  • Dê algo extra a seus clientes ? Você pode agradar seus clientes oferecendo algo extra e, então, obter vantagem sobre os seus principais concorrentes. Esses ?mimos? são soluções simples e eficazes para a resolução dos problemas de seus clientes. Mas lembre-se: esse não deve ser o seu grande diferencial, isso serve para fechar uma venda, mostrar comprometimento com o cliente e, principalmente, para fazer ele se sentir único e exclusivo.

André Silva é palestrante de motivação e vendas.
Visite o site: http://www.palestranteandresilva.com.br

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como André Silva, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

OPINIÃO DO LEITOR

?Gostaria de registrar meu contentamento em relação ao recebimento das e-zines. Atualmente, não sou assinante das revistas, porém, sempre as compro nas bancas, tendo em vista a qualidade do conteúdo. Muito obrigada e parabéns pela revista VendaMais e qualidade das publicações!?
Fabiane Brhwnny
Gerente de marketing

PARA PENSAR

?A maior arma do vendedor é a empatia. Quando nos colocamos e pensamos como nosso cliente, realizamos a melhor venda?
Sonia Maria Machado
Leitora

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