Followize: software organiza leads para melhorar a produtividade de campanhas de marketing digital 

Para garantir o resultado de uma campanha de marketing digital, não basta gerar leads. É preciso organizar, mensurar e converter os interessados por informações dos seus produtos e serviços efetivamente em compradores da sua empresa. Com este objetivo, a Followize desenvolveu um software capaz de analisar leads para entender novas demandas. Trata-se de uma ferramenta capaz de organizar os dados desde o primeiro contato do interessado com a marca até a decisão de compra.

Para entender como funciona a ferramenta, Raul Candeloro conversou com Anderson Gil, diretor de Negócios e Marketing da Followize. Publicitário e pós-graduado em Marketing Digital, Anderson Gil é cofundador e diretor de Marketing e Negócios na empresa Followize. Com mais de 11 anos de experiência na área, atuou também como Diretor e Gerente de Planejamento em agências da capital e interior do estado de São Paulo. É também professor do módulo Métricas Aplicadas a Negócios no curso de pós-graduação da Faculdade Impacta de Tecnologia. Confira como ampliar os resultados de suas campanhas de marketing digital:

O que vocês oferecem exatamente na Followize? Como funciona?

O Followize é um software de gestão de leads online. Ele foi desenvolvido para apoiar empresas que recebem leads (contatos) através da internet e tem dificuldade em gerenciar as novas demandas desde o primeiro contato até a decisão de compra.

O sistema pode ser integrado ao(s) formulário(s) do site e/ou landing page e cada contato que a empresa recebe pela internet de uma pessoa interessada em seus produtos ou serviços, entra automaticamente no Followize. Assim, pode ser acompanhado passo a passo, desde a entrada, distribuição para a equipe comercial, atividades de vendas e o resultado final.

Além desse acompanhamento, o Followize possibilita uma análise completa do desempenho da equipe de vendas e ações de marketing digital, oferecendo os dados necessários para a tomada de decisões que podem melhorar, e muito, os resultados da empresa.

Como a Followize pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor? Ou a controlar melhor seus custos de vendas?

Com o software Followize, a empresa padroniza os processos de atendimento, distribui automaticamente as intenções de compra para a equipe de vendas, reduz o tempo de resposta e amplia o controle sobre as informações, replicando boas práticas comerciais e otimizando os investimentos em marketing digital.

Você poderia nos dar um exemplo prático?

Imagine que uma empresa do setor automotivo iniciou um trabalho na internet para gerar leads (intenções de compra). Ela criou um site e investiu em mídias online, como por exemplo Google AdWords. As pessoas impactadas pelas campanhas foram direcionadas para o site. Caso a pessoa preencha o formulário demonstrando interesse no produto ou serviço, ela será direcionada automaticamente para a equipe comercial no formato de rodízio.

Após receber este lead, o responsável pela negociação – que pode ser um gerente de vendas – registrará todas as atividades comerciais no Followize, até a conclusão do processo (venda realizada ou não). O software possui uma agenda com alertas onde é possível criar tarefas (Retornar, Reunião, Visita, etc.).

Com todo o processo sendo gerenciado através do Followize, os gestores terão visão detalhada do resultado das ações de marketing digital (leads x vendas) e desempenho da equipe de vendas.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de serviço?

Todas as empresas que atuam gerando demanda para a equipe comercial por meio da internet terão ganho em vendas implementando o Followize. Nossa carteira de clientes é formada em sua maioria por empresas do setor automotivo e em menor quantidade educacional, seguradoras, serviços e imobiliário.

Da mesma forma, que tipo de situação a Followize NÃO se propõe a resolver?

Quando a empresa está em busca de um CRM completo ou então possui um e-commerce. Nesses dois casos, não atendemos este tipo de demanda.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação a este assunto específico ou nesta área em que a Followize se propõe a ajudar?

Primeiro em relação ao tempo de atendimento. No ambiente digital o tempo de resposta é fator crucial na conversão de um lead em venda. Segundo: condução da negociação pelo processo de venda, onde raramente se faz follow-up. E por fim na mensuração e tomada de decisões em tempo real.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Definitivamente o tempo de atendimento. Em um cenário onde as pessoas estão cada vez mais sem tempo e com mais acesso a informações, o fator tempo aliado a um bom atendimento é uma vantagem competitiva. Este é um fator relevante no momento da decisão de compra.

Exemplo: imagine uma pessoa interessada em um veículo zero quilômetros. Ao gerar um lead, em sua grande maioria ela já pesquisou detalhes de todos os modelos de interesse. Ela vai solicitar contato de no mínimo 3 concessionárias diferentes. Da mesma forma isso impacta nos demais segmentos.

Uma empresa que está preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto deve começar por onde? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

Fazer um benchmarking em empresas que já atuam neste formato. Ou seja, uma análise detalhada dos concorrentes, um planejamento para atuar no ambiente digital e estruturar e treinar a equipe para a demanda que será gerada.

Qual seu diferencial em relação a outros possíveis concorrentes?

Acredito que nosso diferencial se dá pela rápida implementação, custo e o suporte. Diferentemente de outros softwares, atuamos com gerentes de conta com conhecimento em marketing digital e nos setores de atuação dos clientes.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto com as quais claramente não concorda?

Algo que me incomoda é o fato de falarem que quanto mais leads, melhor. Se você não tem o mínimo de controle e preocupação com estes contatos, eles podem ser mil, mas não trarão nenhuma conversão de fato, ou seja, não irá trazer vendas. O nosso sistema é pautado na tecnologia e possibilita uma grande organização para fazer o relacionamento necessário entre consumidor e marca. Mas é importante lembrar que antes de números, leads são pessoas e estão de fato querendo comprar. É o “como” que mais importa, e não só o “quanto”.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

No marketing digital é possível mensurar tudo, todos os investimentos e todos os retornos provenientes. Com o Followize não é diferente: para quem gerencia e é dono de empresa, é fundamental ter parâmetros precisos de resultados, vendas, faturamentos consolidados e principalmente valores que ainda vão entrar. Por isso, desenvolvemos todo o sistema para que ele seja fácil de usar e que apareçam os dados em tempo real, apenas usando a internet. Em breve iremos lançar o app que pode ser instalado em celulares e tablets. Assim ficará ainda mais fácil monitorar todas as operações de uma empresa.

Para saber mais

Acesse o site: www.followize.com.br

Contate por e-mail: contato@followize.com.br

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