Fluig: plataforma desenvolvida pela TOTVS reúne soluções de produtividade e colaboração em um só ambiente digital

A dificuldade no cadastro de pedido de vendas e no acompanhamento de pipeline, a falta de acesso mobile de sistemas e o excesso de processos manuais são algumas das situações que costumam tomar tempo e, por consequência, dinheiro da área de vendas. Pensando em soluções que integrassem processos, pessoas e sistemas em uma experiência mais fluida e intuitiva, a TOTVS trabalhou no desenvolvimento de uma plataforma de transformação digital, dando vida à fluig.

A fluig busca unir soluções de produtividade e colaboração em uma só plataforma. É um sistema que permite que diferentes soluções sejam criadas e executadas em um mesmo ambiente digital. O objetivo é promover eficiência e simplicidade em todas as operações.

4 áreas de foco da fluig

  • Integrável: modernize e integre todos os seus sistemas internos (ERP’s, SCM, CRM, etc.), independentemente do fornecedor, potencializando as ferramentas que você já usa.
  • Mobile: leve a operação do a dia-a-dia para a palma da sua mão, permitindo acesso, execução e acompanhamento do seu trabalho de onde você estiver, mesmo sem conexão com internet.
  • Flexível: crie soluções digitais do jeito que precisa e incremente-as sempre que desejar, com autonomia e agilidade.
  • Cloud: opte pela nuvem privada ou pública, com o tamanho que sua empresa precisar. A elasticidade da nuvem permitirá que você se adapte conforme a sua empresa cresce.

Quer saber mais sobre esta ferramenta e como ela pode auxiliar a sua empresa? Confira a entrevista com Mario Almeida, Head de fluig, Analytics & Consulting da TOTVS.

Pode falar um pouco mais sobre o fluig? Como funciona?

O fluig é a plataforma de transformação digital da TOTVS. Ela é a evolução das soluções de produtividade e colaboração integradas em uma só plataforma, que permite a criação e a viabilização dos projetos de inovação da uma empresa, independente do legado ou ERP. A solução foi criada para unificar processos, pessoas e sistemas em uma experiência mais fluida e intuitiva.

Por ser mobile, o fluig possibilita que o gestor tenha a operação da empresa na palma da sua mão, permitindo acesso, execução e acompanhamento em qualquer hora e lugar, mesmo sem conexão com internet. Além disso, a solução é comercializada no modelo de subscrição, ou seja, por meio de uma assinatura mensal, e é totalmente flexível.

Como o Fluig pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor? Ou a controlar melhor seus custos de vendas?

O fluig permite a digitalização da operação de ponta-a-ponta. Ajuda as empresas a atingirem as suas metas ao eliminar os gargalos dos processos comerciais, aumentando a colaboração entre vendedores e as demais áreas e tornando a equipe de vendas mais produtiva.

A dificuldade no cadastro de pedido de vendas e no acompanhamento de pipeline, a falta de acesso mobile de sistemas e o excesso de processos manuais são situações que acabam demandando muito tempo e atrasando uma venda. O fluig possibilita a automação, centralização e mobilidade dos processos e atividades comerciais, proporcionando mais agilidade e produtividade para equipe comercial.

Já para informações e documentos, desenvolvemos um módulo (GED) que permite não só o controle e organização dos conteúdos com inteligência, mas também o acesso mobile off-line. Com essa funcionalidade, a equipe de vendas tem acesso prático e rápido a todo o conteúdo que precisa, como contratos, apresentações e fichas técnicas. Tudo na palma da mão e em qualquer lugar e hora, com toda a segurança da informação que o seu negócio exige.

Sabemos que um time de excelência é um fator decisivo para o sucesso das vendas. Para isso, o fluig oferece um módulo de LMS (Learning Management System), que permite a criação de um ambiente de aprendizagem virtual para o time de vendas. O acesso é feito por meio de um aplicativo exclusivo que pode ser customizado com a marca da empresa, gerando mais engajamento. Tudo isso dentro de uma plataforma com interface intuitiva e pronta para utilizar abordagens modernas de aprendizagem, como o gamification.

Você poderia nos dar um exemplo prático?

A maior parte do dia a dia da equipe de vendas acontece na rua. Essa dinâmica dificulta o acesso à informação e à comunicação com pessoas com poder de decisão no processo comercial. Para minimizar esse desafio, é muito comum que equipes de vendas recorram às ferramentas de comunicação não corporativas. Isso representa um risco à gestão e segurança da informação das empresas. Com fluig, o time de vendas tem no celular a principal ferramenta, integrando CRM e outras funcionalidades, como workflows e formulários. O vendedor tem na ponta total autonomia para vender mais e melhor e o gestor comercial tem, em tempo real, visibilidade da produtividade da força de vendas.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de serviço?

Todas as empresas que possuem equipes de vendas e querem otimizar os processos na área comercial ou que desejam fazer uma transformação digital em todos os departamentos, não só em vendas.

Uma empresa preocupada em implantar melhorias na área de vendas deve começar por onde? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

A principal recomendação é que a empresa invista em uma cultura de excelência e revise todos os seus processos. Com isso em mente, ela deve adotar uma plataforma que seja o vetor de toda essa mudança, ou em outras palavras, que viabilize a transformação digital do processo de vendas em todas as suas dimensões. Sejam essas interfaces do vendedor, integração dos sistemas, mobilidade da força de venda, segurança da informação, novos modelos de negócio ou gestão dos KPIs. Uma plataforma na nuvem e escalável e com baixo custo de TCO é o caminho mais curto para ter sucesso nessa estratégia.

Quais os diferenciais do fluig? Por que vocês são diferentes?

Por ser uma plataforma voltada para a transformação digital, com infinitas possibilidades de atuação em qualquer segmento de mercado, o fluig padroniza e torna transparente processos e rotinas. Os sistemas legados de uma empresa são muitos e normalmente não “conversam” entre si, isso é um entrave para ganhar mais produtividade no mundo digital. Por isso, com fluig as empresas têm uma camada que integra, transforma e exponencializa o potencial digital dos processos de negócio e da produtividade da força de vendas.

Com o fluig, os processos são automatizados, eliminando processos manuais como, por exemplo, uso de planilhas, diminuindo retrabalhos e falhas. A solução funciona como digital workplace, onde todos os colaboradores podem ter acesso, em tempo real, ao status das atividades, compartilhar e acessar os documentos a qualquer hora, trabalhar de forma colaborativa e com a mobilidade necessária ao time de vendas e de outras áreas.

Na área comercial, a FTD Educação é um exemplo de empresa que usou o fluig para melhorar a performance de vendas. Todo o acervo da editora foi organizado: hoje tudo está disponível a partir do aplicativo fluig para dispositivos móveis. Os processos de visitas às escolas também foram padronizados. Os pedidos foram modernizados e automatizados. Hoje, é possível fazer o cadastro e fechar pedidos a qualquer hora e de qualquer lugar, graças à funcionalidade mobile. Os gestores podem acessar, pelo fluig, a agenda de negócios, acompanhando as visitas realizadas por meio dos check-ins e checkouts com geolocalização, além de uma visão macro do funil de vendas, com a análise de cada visita. A solução também está integrada com o ERP e o CRM utilizados pela editora, agilizando o fluxo.

Onde uma pessoa que quiser saber mais sobre o fluig pode encontrar informações e tirar dúvidas?

Nós mantemos um site e um blog com novidades e informações sobre a plataforma, um site exclusivo para desenvolvedores e uma newsletter com calendário de webinars técnicos e de negócios, além de lançamentos e cases de sucesso. Também temos uma atuação constantes nas redes sociais.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

A jornada da transformação digital afeta tudo e todos. Nenhum negócio vai ficar isolado do “tsunami” digital que está varrendo a nossa época. Isso não quer dizer que todo negócio vai virar um aplicativo, mas que todos precisam olhar para o seu mercado, cliente e time para entender onde e como usar as inovações digitais para gerar novas experiências e como fazer mais rápido e mais barato, seja um processo de venda, entrega de produto ou pós-venda.

Os clientes de um aplicativo de táxi ou companhia aérea já sabem o poder das redes sociais e dos sistemas digitais na nuvem. Portanto, esse mesmo consumidor vai cobrar das demais empresas uma equipe de vendas bem treinada e que tenha todas as informações na mão e na hora, que seja transparente quanto às condições e que, sobretudo, gere valor para o negócio dele. A TOTVS trabalha para que o fluig seja a plataforma que viabiliza a transformação digital das empresas de qualquer porte.

Vale ressaltar que o fluig tem aplicações que ajudam a otimizar processos em qualquer departamento de uma empresa, não só do departamento de vendas.

Para saber mais

Leia também: