Ferramenta traz soluções para ajudar empresas da seleção de clientes à prevenção de fraudes

Um passo importante para realizar uma boa venda é selecionar um cliente que, de fato, honre o pagamento. Mas a análise de risco e cobrança pode se tornar complexa, quando envolve diversos sistemas e fontes de dados. Para auxiliar empresas dos mais diversos portes a serem mais efetivas ao conceder crédito, cobrar dívidas e evitar prejuízos prospectando o público errado ou sendo vítima de fraudes, a Assertiva desenvolveu uma ferramenta para otimizar este processo.

Fundada em 2012, em Campinas, a Assertiva traz soluções online para todo o ciclo de negócio, desde a concessão e análise de crédito até o processo de cobrança e recuperação de dívidas. Por meio da tecnologia e do uso responsável de dados e informações, a empresa ajuda mais de 3 mil empresas em todo o país.

Confira a seguir como a plataforma utiliza inteligência de dados para prevenir as empresas contra fraudes nas relações comerciais, nesta entrevista com Felipe Serrano, diretor de operações (COO) da Assertiva.

O que vocês oferecem exatamente na Assertiva? Como o seu serviço é diferente das outras empresas similares no mercado?

Felipe Serrano, diretor de operações (COO) da Assertiva

A Assertiva é uma plataforma de serviços web que trabalha com informações comerciais, apoiando empresas de todo o Brasil nas fases do ciclo de proteção ao crédito e nas relações comerciais. Até então, os clientes precisavam de vários sistemas para atender demandas durante uma venda ou uma operação de crédito, análise de risco e cobrança. Porém, com a plataforma de serviços da Assertiva, é possível realizar uma avaliação de risco e de crédito, conhecer melhor seu cliente, realizar uma aprovação de crédito consciente ou até mesmo atuar no relacionamento e na recuperação de crédito dos seus clientes inadimplentes. Com isso, as empresas podem normalizar ou complementar informações que possuem, enviando mensagens, convidando e estimulando o cliente a manter o relacionamento comercial saudável, honrando contratos e estimulando o consumo saudável. 

Na VendaMais somos 100% focados em vendas. Como a Assertiva pode ajudar uma empresa a reduzir seus custos de vendas? Pode compartilhar com a gente alguns casos de sucesso?

Na etapa inicial do ciclo de negócios, que envolve a prospecção e a venda, nossas soluções ajudam as empresas a traçarem o perfil ideal para prospecção, encontrarem clientes e construírem argumentos sólidos de vendas. Ter as informações comerciais corretas e conhecer mais sobre o perfil do seu cliente para realizar a melhor oferta ajuda a otimizar a rotina da operação e melhora a qualidade de vida dos vendedores, evitando atritos e desgaste com o cliente. Outro ponto interessante nesse processo é que tornamos as vendas mais seguras, através de uma ferramenta de análise de cadastro e crédito, que permite às empresas aceitarem os clientes ideais. 

Destaco dois casos: uma corretora de seguros, que foi de 1 a 200 vendas por dia com o uso da nossa ferramenta em poucos meses. E uma empresa especializada em concessão de crédito consignado, que triplicou o faturamento e melhorou de forma significativa a qualidade de vida dos colaboradores, oferecendo crédito adequado para seus clientes e facilitando o processo de relacionamento comercial.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de solução?

Todos os tipos de empresas, de todos os segmentos. Nós atuamos em diversas etapas do ciclo de crédito, e toda empresa tem relações comerciais, seja com pessoas físicas ou jurídicas. Desde prospecção, venda e pós-venda, até cobrança, temos soluções para diversas etapas da jornada do cliente nas empresas. 

Da mesma forma, que tipo de situação a Assertiva NÃO se propõe a resolver?

É complicado pontuar algo que não resolvemos dentro do nosso mercado de atuação. Como dissemos antes, pela plataforma da Assertiva é possível realizar uma avaliação de risco e de crédito, conhecer melhor seu cliente, realizar uma aprovação de crédito consciente ou ainda atuar no relacionamento e na recuperação de crédito dos seus clientes inadimplentes. Isso facilita o trabalho das empresas que conseguem organizar ainda mais seus modelos de negócios.  

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação às iniciativas de prevenção de fraudes na área comercial?

  • Falha na checagem dos documentos ou na confirmação de dados cadastrais.
  • Não compreender o verdadeiro fit e interesse do cliente (e o que motivou a comprar).
  • Não fazer análise de crédito antes da venda. 

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Não conhecer a fundo o cliente, seu perfil comercial e entender profundamente o que o leva a comprar e como manter um relacionamento contínuo, saudável, que crie condições de recompra e manutenção do relacionamento. 

Realizar a oferta para o cliente, no tamanho, intensidade, frequência e forma de pagamento adequados, realmente gera uma aproximação poderosa com o seu cliente.

Imagine que uma empresa está preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto (prevenção de fraudes). Por onde começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

Existem algumas dicas importantes para as empresas implementarem melhorias em relação a prevenção a fraudes. Uma delas é investir em tecnologias de verificação, por exemplo, e em soluções tecnológicas confiáveis, que consigam realizar o cruzamento de dados dos clientes. Outro recurso importante para vender para bons clientes é ter um banco de dados confiável, no qual a empresa armazena as principais informações sobre os seus compradores. 

Mas a forma mais simples de começar é mapear o seu processo comercial, realizar conferência e comparação das informações declaradas pelo cliente com as informações obtidas em birôs de crédito, solicitar documentos que comprovem a identificação e realizar checagem de veracidade dos documentos. Tudo isso é possível fazer de forma manual e simples.

Outro passo muito importante é identificar sua inadimplência e fraude confirmada, e realizar toda a engenharia reversa dentro da sua empresa. Ou seja: identificar cada documento, entrada, passo e confirmação, e garantir que os processos e conferências estipulados na organização estejam sendo executados. Aqui você terá oportunidade de encontrar muitas oportunidades de melhorias.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre o uso da tecnologia nestas áreas específicas que comentamos acima com as quais claramente não concorda, que acha exageradas ou apenas modismos que passarão?

Uma dica que é importante, mas muitas empresas ainda não estão se preparando é sobre a LGPD, lei que entra em vigor em 2020. A Lei não pode ser vista como vilã, pelo contrário, ela é fundamental para garantir uma boa relação comercial entre todos os envolvidos. Isso vale para funcionários, fornecedores e qualquer outra pessoa com quem a empresa tenha contato. Por isso, é preciso se adequar à nova legislação e não deixar para última hora. 

A LGPD vem padronizar a relação com dados comerciais para empresas de todos os níveis, desde uma padaria com seu livro de fiado, uma escola, uma faculdade, o cadastro da biblioteca, um cadastro comercial, uma troca de e-mail com proposta comercial, dentre tantas outras relações.

Onde uma pessoa que quiser saber mais sobre a Assertiva pode encontrar informações e tirar dúvidas? 

Para principais dúvidas é possível acessar nosso site ou entrar em contato pelos telefones 0800-8781179 e (11) 3197-0719. Também é possível nos contatar por e-mail, no endereço contato@assertivasolucoes.com.br.   

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