Ferramenta de BI iDashboards visa trazer clareza aos dados para auxiliar decisões empresariais

Transformar dados em informações para a tomada de decisões. Com esta finalidade, a ferramenta de business intelligence iDashboards busca aliar gráficos atrativos, facilidade de uso e preços atrativos.

O iDashboards permite a visualização em qualquer navegador com HTML5, o que possibilita acessar a ferramenta inclusive em tablets e celulares. A ideia é que os executivos tenham acesso às informações de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, sem ficar preso ao computador.

Para entender mais sobre o iDashboards, confira a seguir a entrevista com Robson Candêo, Data Scientist da iDashboards. 

Robson, fale um pouco sobre o iDashBoard. O que é e como funciona?

O iDashboards é uma ferramenta de BI (Business Intelligence). As ferramentas de BI têm como principal função agrupar dados dos diversos bancos de dados das empresas e apresentá-los em Dashboards de maneira gráfica, para auxiliar os gestores na tomada de decisões. Então ao invés de funcionários especializados exportarem os dados para Excel, trabalharem com esses dados e colocarem em um formato amigável, o iDashboards traz tudo isso automaticamente. Isso faz com que informações que levavam dias ou semanas para serem montadas, estejam à disposição on-line.

Como isso pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor?

Imagine ter painéis automáticos que mostrem comparativamente o resultado das vendas por categoria de produtos, comparando com a meta estipulada no mês. Esses charts podem ser organizados da maneira que melhor for necessária para a empresa com drill-down que ajudem a mostrar melhor esse resultado.

Você poderia nos dar um exemplo prático?

Ao ver os dados comparando vendas x metas, o gestor pode ver que o resultado atual da linha de produto ABC está dentro da meta. Mas clicando para fazer o drill e mostrando o resultado por produto, ele pode descobrir que a venda do produto A foi muito acima da meta, e a venda do produto B foi abaixo. E então ele percebe que o produto A mascarou o resultado do B. Ao fazer esse Drill, ele pode entender isso e remanejar esforços.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste produto/serviço?

Qualquer tipo de empresa que tenha informações possíveis de serem organizadas para serem mostradas nos gráficos e tabelas dinâmicas. Se aplica a indústrias, varejo, atacado, serviços, setor financeiro, enfim, qualquer tipo de negócio pode ser beneficiado com o BI de alguma maneira. Lembrando que não se aplica somente a vendas. Pode muito bem ser utilizado em departamentos financeiros, recursos humanos, produção e outros mais.


Exemplo de Dashboard em tempo real

Da mesma forma, que tipo de situação seu produto/serviço NÃO se propõe a resolver?

Não se propõe a resolver situações que necessitem de um Sistema Transacional. Por exemplo, se a empresa quer organizar o seu Service Desk para poder ver o resultado no iDashborads, primeiro tem que procurar um bom Sistema de Service Desk, para então poder levar a informação para o iDashboards.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação a este assunto específico ou nesta área em que seu produto/serviço/solução se propõe a ajudar?

As antigas ferramentas de BI custavam muito e exigiam a construção de Cubos que eram demorados, engessados e custosos. As ferramentas modernas como o iDashboards são independentes de Cubos, são muito mais baratas e simples de serem implementadas. Então os gestores de TI mais antigos, que ainda acham que as ferramentas precisam de Cubos, tem que se reciclar para poder levar para suas empresas soluções mais baratas, rápidas e modernas.

Para o verdadeiro sucesso da implementação do iDashboards, é necessário o envolvimento de alguém da TI com a área de negócios para que ninguém boicote o projeto. Se a empresa tiver uma TI terceirizada, precisa que esse parceiro de negócios seja informado para não prejudicar o andamento, e a área de negócios precisa acompanhar mais de perto.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Deixar a consultoria contratada de iDashboards (se for contratada) sem acompanhamento e apoio com dúvidas ou possíveis boicotes.

Uma empresa que está preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto deve começar por onde? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

Por ser uma ferramenta muito simples de provar que funciona, é necessário eleger qual a área que vai ser beneficiada primeiro. O passo seguinte é levantar dados reais para serem comparados com a POC (Prova de Conceito) que será montada. Vendo esse resultado, todos vão se animar e o projeto será um sucesso.

Qual seu diferencial em relação a outros possíveis concorrentes? Por que vocês são diferentes?

O iDashboards, além de ter um preço mais atrativo, funciona on-line, ou seja, conectado diretamente na base de dados. As ferramentas de BI normalmente só funcionam com ETL, que é a atividade de extrair dados, transformar e disponibilizar aos usuários. Isso faz com que os dados sejam sempre de dias ou horas anteriores. Já o iDashboards por ter a opção de conexão direta na base, sempre trará informações geradas segundos atrás.

Outro grande diferencial é que o iDashboards possui uma camada gráfica muito diferente das atuais ferramentas. Ele não se limita a gráficos de barra, de pizza e tabelas dinâmicas. Com o iDashboards, você pode colocar qualquer imagem e plotar informações gráficas sobre ela de uma maneira incrível.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto com as quais claramente não concorda?

Felizmente todos já têm consciência da importância das ferramentas de BI, portanto a mídia tem sido grande divulgadora do assunto.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Entrem em contato, e com 15 minutos de uma apresentação vão descobrir que o BI é muito mais do que vocês pensavam com o iDashboards.

Podemos fazer apresentações on-line para qualquer lugar do Brasil, montar uma POC remotamente sem qualquer custo e provar o quanto a ferramenta vai ajudar a empresa.

Também vale muita a pena consultar o site do fabricante para explorar um pouco a ferramenta nos vídeos disponíveis: www.idashboards.com

Para saber mais

Leia também: