Feliz 2012!

Este é nosso primeiro contato neste novo ano. Então, em primeiro lugar, gostaria de lhe desejar um ótimo 2012, que você continue a vender cada vez mais e, se não estava vendendo muito, que passe a fazê-lo, conquistando muito mais clientes e fidelizando outros. Enfim, desejo que você tenha muito sucesso – seja em seus negócios, seja em sua vida pessoal!

Começo de ano significa reposição de ânimo, energia renovada para que tudo seja melhor agora do que foi em 2011, não é mesmo? Pois bem, então já é hora de começar a trabalhar para aumentar suas vendas. Aliás, você já fez seu planejamento estratégico para 2012? Se a sua resposta foi “sim”, que ótimo! Mas, se ainda não o fez, também tenho uma boa notícia para você.

Na revista VendaMais de janeiro, escrevi a reportagem de capa, a qual trata exatamente desse assunto. Então, queria dividir com você um trecho dessa matéria, na qual o consultor Marcelo Caetano, da Solução Comercial, braço de consultoria da VendaMais, fala sobre a oração do planejamento. Essa é uma ótima dica, você pode se inspirar nela e fazer a sua própria “oração” ou criar uma com sua equipe:

Começamos sempre o planejamento estratégico de nossos clientes com um ritual que envolve este texto que apresento para vocês. Ele serve para preparar as equipes, abrandar os egos, reduzir os desgastes desnecessários e faz que cada um saiba qual é a sua função. Vamos à oração:

Planejamento não é um momento de certezas, mas sim de dúvidas. Muito mais questões que afirmações, é também um momento de reavaliar os erros e os acertos, deixando sempre o ego de lado.

Devemos utilizar os erros para gerar questionamentos e os acertos para potencializar o crescimento da empresa. Não para críticas!

Vamos deixar as certezas lá fora e nos abrir ao debate com um grande objetivo: fazer dessa corporação uma empresa mais rentável e de crescimento sustentável, o que significa melhorias para os sócios, para os clientes e para quem trabalha na organização.

E, acima de tudo, o que for planejado deve ser realizado e controlado com muito afinco, pois esse é o verdadeiro sucesso de um planejamento estratégico. A maior realização do planejamento é a execução, e o seu melhor amigo é o cronograma. Sem isso, é apenas um pedaço de papel em uma gaveta.

Muitos planejamentos morrem nas ideias, outros brotam da execução. É preciso planejar o que se pode executar, o que se ousa realizar.

É preciso pensar no longo prazo e abrir as perspectivas, lembrando que, há cinco anos, se ouvíssemos que a Itaipava teria mais de 10% do mercado de cerveja, daríamos uma boa gargalhada, e também que o Google tem apenas 13 anos e, hoje, não saberíamos viver sem ele. Enfim, vamos pensar no longo prazo, mas com os pés no chão e foco nas realizações deste ano.” 

Se você é nosso assinante, aproveite a reportagem e o arsenal de ferramentas que disponibilizo para ajudá-lo a fazer de 2012 o melhor ano da sua vida. Se não é, pode comprar a revista nas bancas, mas também pode vir a ser nosso assinante e receber, todos os meses, matérias práticas e aplicáveis no seu dia a dia – é só acessar o site da Editora Quantum e conferir como.

Feliz ano novo e excelentes vendas em 2012!

Raúl Candeloro

 

ARTIGO DA SEMANA

Prometa e cumpra as suas promessas em 2012!

Por Graciela Oliveira Roth Colle, no site de Gabriel Colle

Prometa ser um bom pai, uma boa mãe, um bom filho, um bom amigo, um bom profissional, e realmente seja! Faça a diferença na vida das pessoas nos momentos mais simples, e não apenas em datas festivas ou para manter as aparências.

Lembre-se dos amigos em meio à correria do dia a dia, ligue para eles nos dias de seus aniversários e, preferencialmente, faça uma visita a eles. Quando alguém se afastar de você, aproxime-se. Siga apenas os bons exemplos.

Peça emprestado e devolva – o que quer que seja. Seja pontual em seus compromissos. Não brinque com o tempo das pessoas. Olhe nos olhos dos outros e sinta a emoção. A comunicação por telefone ou por e-mail não substitui o contato físico, o abraço, o aperto de mão.

Elogie e valorize o bom trabalho, critique quando achar necessário e importante. Faça-se verdadeiramente presente na vida das pessoas e cumpra as suas promessas em 2012. Preocupe-se com o bem-estar do outro e faça algo por ele.

Não podemos nos iludir pensando que as coisas por si só se ajeitarão; se não fizermos algo para mudar a situação, tudo continuará igual.  Por isso, é de coragem e atitude que precisamos para ter um ano melhor. Pessoas de ação escrevem sua própria história e mudam seu próprio destino, e não apenas o aceitam!

 

OPINIÃO DO LEITOR 

“Olá, Raúl! É um prazer estar me comunicando contigo. Olha, aqui na nossa empresa estamos colocando em prática a leitura da revista VendaMais.Todos os dias da semana, um colaborador fala sobre um tema abordado pela edição do mês. Os nossos colaboradores são assinantes da revista, e isso nos ajuda a adquirir novos conhecimentos, motiva-nos e nos permite desenvolver a habilidade de falar para outras pessoas, além de nos manter motivados para enfrentar os obstáculos encontrados. Um abraço, Raúl. Que Deus continue dando a ti sabedoria!”

Reinaldo Nogueira
Supervisor de Consórcio – Cometa Center Car

 

PARA PENSAR 

“Contrabalançar promessas com promessas é estar pesando o nada”

William Shakespeare

 

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

 

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