Faça a diferença no Dia dos Pais
Olá.
Esta semana, o comércio está movimentado pela quarta data mais aguardada do ano: o Dia dos Pais. No Brasil, ela foi trazida pelo publicitário Sylvio Bhering e festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, patriarca da família. Uma curiosidade: este ano, portanto, o Dia dos Pais cai exatamente no mesmo dia da primeira vez em que foi celebrado.
A data foi alterada para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente do dia em que é comemorada nos Estados Unidos e na Europa. Semelhantemente ao Dia das Mães, a ideia aqui no Brasil é aproximar as famílias e agradecer por todo o carinho, educação e comprometimento dos pais em relação a seus filhos.
A criatividade, nesta semana, é a palavra-chave. O mercado fica aquecido pela proximidade da data e quem colocar a cabeça para funcionar pode atrair mais clientes e, principalmente, encantar quem já é.
Observei algumas ações simples este ano, mas que com certeza farão a diferença para os clientes e quero compartilhar com você, com o objetivo de incentivá-lo(a) a pensar sobre o que é possível fazer de diferente para quem já compra de você.
- O Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, por exemplo, aproveitou o próprio produto para criar uma campanha especial para o Dia dos Pais, lançou a campanha Surpreenda o seu herói com um vale-presente do Espaço Gourmet, que consiste em uma aula especial de culinária. Quem nunca ficou em dúvida sobre o que dar no Dia dos Pais? Quem sabe uma experiência diferente pode ser muito mais marcante este ano?
- Outros estabelecimentos apostaram desde em promoções exclusivas para a data e sorteios de carros, viagens e casas a vales-compra para quem já é cliente. Um pequeno mimo, mas que pode fazer a diferença na hora de fidelizar.
- Os shoppings do Rio de Janeiro, administrados pela BR Malls, também demonstraram ter pensado na data ao montar uma programação diferenciada para o mês de agosto, em comemoração ao Dia dos Pais. Center Shopping, Ilha Plaza Shopping, Plaza Shopping Niterói, Recreio Shopping, Shopping Via Brasil e West Shopping irão presentear os pais com eventos gratuitos, como degustação de vinhos, shows de Milton Guedes, Byafra, Nico Rezende e Black Bird, além de caricaturas.
O importante, em todos esses casos, foi não deixar a data passar em branco. Esse é um momento em que seus clientes costumam estar mais emotivos e, portanto, uma ótima oportunidade para fazer a diferença e encantá-los. Pense nisso e não deixe mais essa oportunidade passar.
Aqui na VendaMais pensamos em algo simples, mas foi bem emocionante para fazermos. Há cerca de um mês, pedi nesta mesma e-zine depoimentos sobre os pais. Valia prestar uma homenagem ou contar uma venda inusitada que ajudou, de alguma forma, a família.
Recebemos várias homenagens, entre elas, a de Adilene Morais, que fez uma apresentação em formato Power Point contando um pouco do que aprendeu em vendas (e na vida) com o pai, hoje já falecido. Muito emocionante!
Para comemorar a data, minha equipe e eu fizemos um Especial com esses depoimentos. Você pode visualizá-lo, clicando aqui e fazendo o download.
Que tal imprimi-lo e, se você não enviou um depoimento para a gente, criar um depoimento especial para o seu pai e entregar junto? Um pequeno gesto, mas que tenho certeza de que representará muito para ele.
Um grande abraço e feliz Dia dos Pais!
Um abraço e boa$ venda$!
Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br
ARTIGO DA SEMANA
3 dicas para melhorar o atendimento do cliente por telefone
- Sorria ao falar, transmita ao cliente alegria e disposição – Nada pior do que má vontade e descaso ao telefone. Procure lembrar que cada ligação é um cliente diferente que merece a devida atenção e respeito.
- Mantenha uma postura correta – Dessa forma, sua voz terá maior vigor e impostação.
- Anote o nome do cliente – Seja no bloco de notas do computador ou em um papel, o nome é a primeira coisa que ganhamos ao nascer, então sempre trate o cliente pelo nome e evite a pergunta: “Qual é o seu nome mesmo?”.
Wanderley Cintra Júnior é empresário e consultor especializado em atendimento e vendas. Visite o site: www.evoluirsempre.com.br
Essas dicas foram extraídas da seção Manual do Vendedor da revista VendaMais, edição de agosto de 2011. Se você quer obter outras dicas relevantes, práticas e diretas como essas, faça a assinatura da newsletter Manual do Vendedor e receba semanalmente textos para treinar sua equipe. Saiba mais pelo site: www.editoraquantum.com.br ou ligue para 0300 789-2010 e fale com a nossa central de atendimento ao cliente.
OPINIÃO DO LEITOR
“Olá, Raúl.
É com muita satisfação que lhe dou os parabéns pelas suas matérias. Mesmo vivendo neste mundo frenético, não as deixo de ler. Elas realmente nos fazem parar e pensar por alguns instantes para onde estamos indo, aonde vamos chegar e o mais importante: será que estamos no lugar certo? Já não é de hoje que sabemos que não conhecemos tudo e que, quanto mais conhecemos, menos sabemos. Com seus e-mails, matérias e palestras, identificamos ainda mais que é impossível deixarmos de obter toda e qualquer informação, pois elas não só são importantes como são indispensáveis para nossas vidas, empresas, filhos, comunidade, etc. Uma boa semana a você e à sua equipe.”
Alex
PARA PENSAR
“Grande Raúl, parabéns pela edição da VendaMais de agosto, está excelente o material, principalmente a matéria sobre treinamento. Obrigado!”
Roberto Lopes