Etapas de uma negociação com desconto

Etapas de uma negociação com desconto
Olá.

Nesta semana, estive pensando nas várias etapas que uma negociação com desconto envolve. Não falo dos descontos programados, que visam incentivar pagamentos à vista, menores prazos ou atrair determinados tipos de clientes, e sim daqueles resultantes de pedidos especiais, como o famoso: ?Você pode dar um descontinho para mim??.

Geralmente, o vendedor parte do valor total e, à medida que o comprador se mostra resistente, o profissional de vendas vai concedendo pequenas diminuições até chegar a um preço aceitável para ambos. Essa prática é comum e já está enraizada na cultura do brasileiro.

Não sou contra descontos. Estamos em uma era bastante competitiva, e o preço é uma das variáveis que influenciam na decisão do cliente. Entretanto, creio que a sobrevivência da empresa, o custo dos produtos e serviços e o atendimento sejam prioridades. O preço vem em segundo plano. Reconheço, porém, que muitos consumidores gostam de levar vantagem, pois perceber que conseguiram “chorar” um descontinho os deixa felizes, eleva o ego.

Por outro lado, existem clientes que não pedem desconto porque acreditam na empresa e no produto ou serviço que estão adquirindo. Nessa situação, como será que eles se sentiriam caso descobrissem que seu vizinho pagou um valor menor em uma compra semelhante? Você acha moralmente correto e ético dar desconto apenas para determinados clientes só porque alguns pedem e outros não falam nada?

Escreva para nós, envie um e-mail para: [email protected] e conte-nos sua opinião e suas experiências práticas (ou não) de descontos. As melhores respostas serão publicadas na seção Opinião da revista VendaMais.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
https://vendamais.com.br

DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA

9 ideias práticas para conquistar clientes
Por Bruno Krug

  1. Invista em treinamento constante para qualificar melhor aqueles que atendem ao público, pois isso irá interferir no valor percebido pelos clientes.
  2. Conheça bem seus produtos e os benefícios que eles proporcionam e se assegure de que sua equipe transmita as informações adequadas para os consumidores.
  3. Trabalhe para a construção da fidelidade de seus colaboradores com a empresa, pois, se eles não compram, e consomem os produtos dela, certamente não acreditam nem os valorizam, o que significa que não vendem bem.
  4. Busque, primeiramente, servir seus clientes e, depois, procure vender o que deseja.
  5. Invista tempo para obter feedback de seus consumidores, buscando informações que possam melhorar seus serviços e produtos.
  6. Aja com boa vontade e simpatia para atender às solicitações de seus clientes, respondendo sempre com rapidez, honestidade e respeito.
  7. Dedique tempo e dinheiro para conquistar consumidores que estão afastados da empresa.
  8. Procure, a cada duas semanas, destacar alguns produtos para que seus clientes conheçam o que você tem a oferecer e organize sua companhia de forma que os produtos sejam colocados de maneira inteligente, prática e agrupados.
  9. Delegue poder e condições para que seus funcionários da linha de frente possam atender com qualidade, competência e rapidez.

Bruno Krug é consultor empresarial e palestrante.

Visite o site: http://www.brunokrug.com.br.

Para conferir essa dica na íntegra, acesse o site: http://www.comunidadevendamais.com.br. Caso você queira publicar seus textos na e-zine VendaMais, cadastre-se na comunidade e publique seus artigos. Os mais bem avaliados garantem espaço em nosso boletim semanal.

OPINIÃO DO LEITOR

?Há seis anos ou mais, sou assinante da VendaMais e já aprendi muito com essa revista. Com ela, treino meus prepostos a fim de manter a qualidade e a confiança de meus clientes e, desse modo, sempre consigo alcançar minhas metas. Agradeço a VendaMais por me manter em campo, lado a lado com meus consumidores?
Renato Polo Camargo, proprietário da Polo Acessórios da Moda

PARA PENSAR

?É mais fácil acabar com um mau hábito hoje que amanhã?
Provérbio judaico

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