Por Israel Nacaxe
O Natal continua sendo a principal data de vendas do segundo semestre, o que torna o perĂodo uma grande oportunidade de vendas, tanto para o varejo online como fĂsico. De acordo com um estudo feito pela Confederação Nacional do ComĂ©rcio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa de arrecadação no Natal 2019 Ă© de Rďą© 35,6 bilhões, o que representará um aumento de 4,8% em relação a 2018.
Mas, para ter sucesso nessa Ă©poca do ano e aumentar o seu faturamento, Ă© preciso se atentar a alguns pontos que vĂŁo fazer toda a diferença no negĂłcio, independentemente do segmento ou canal de venda, seja e-commerce ou loja fĂsica.
Tenha uma equipe de vendas bem treinada
Preparar a sua equipe Ă© fundamental, principalmente porque os consumidores estĂŁo muito mais dispostos a gastar e os vendedores precisam saber lidar com esse aumento da demanda. Nesse caso, Ă© imprescindĂvel que eles estejam treinados, uma vez que a capacitação reduz a rotatividade da equipe e faz com que os colaboradores cresçam profissionalmente, permitindo ainda a padronização do atendimento aos clientes e a otimização de oportunidades de vendas, o que gera boas experiĂŞncias de compra.
Dê atenção à apresentação dos produtos
Uma das bases do varejo hoje Ă© a experiĂŞncia vivenciada na loja, seja ela fĂsica ou online. Por isso, nĂŁo basta ter o produto certo e hora certa, Ă©Â preciso que haja uma boa estratĂ©gia de venda aliada a uma apresentação adequada dos produtos na loja para atrair mais clientes. Isso ajuda a comunicar mais rapidamente o seu posicionamento de mercado e gera, consequentemente, um aumento de vendas, independente da categoria do produto.
GestĂŁo de estoques
Uma das frustrações dos clientes Ă© ir atĂ© uma loja para comprar um presente de Natal e descobrir que ele nĂŁo está mais disponĂvel. Com isso, há grandes chances da loja perder a venda e, consequentemente, o cliente. Nesta Ă©poca do ano, nĂŁo dá para fazer as correções necessárias de rota, pois nĂŁo há tempo hábil para a reposição de produtos. Nessa situação, uma das soluções encontradas pelos lojistas é a utilização de sistemas de gestĂŁo que fazem uso do histĂłrico de vendas e estimam a quantidade de unidades que cada uma delas vai precisar. Com isso, Ă©Â possĂvel integrar os estoques das lojas online e offline com os centros de distribuição e ter uma visĂŁo mais ampla de todos os produtos existentes na empresa para que nĂŁo ocorra esse tipo de falha.
Facilite o checkout
Um dos pontos mais importantes para os consumidores Ă© a praticidade e a economia de tempo, principalmente no final do ano. Por isso, os lojistas que facilitarem o checkout do seu cliente, diminuindo as filas, aumentando a sua satisfação, trazendo mais produtividade para o ponto de venda se destacará perante seus concorrentes. Para isso, existem inĂşmeras soluções tecnolĂłgicas, incluindo terminais de PDV mais rápidos e autoatendimento, aplicativos de pagamento, carteiras digitais, equipamentos “papa-fila”. Por isso, vale a pena explorar essas possibilidades para economizar o tempo do seu cliente.
Ofereça programas de fidelidade
Investir em um programa de fidelidade é uma opção para conhecer melhor o seu consumidor e ser mais assertivo nas ofertas, promoções e ações de comunicação. Os programas de fidelidade estão passando por grandes mudanças devido ao comportamento dos clientes e o seu uso gera inúmeras quantidades de dados que podem ser utilizados pelo varejo para entregar melhores soluções e experiências.
Utilize bem a comunicação digital
As redes sociais são excelentes ferramentas que ajudam a impulsionar as vendas, seja de forma orgânica ou publicidade. A possibilidade de segmentação das ações nesses canais gera ganhos importantes, como a possibilidade de entregar uma comunicação mais direta e dentro do contexto para o seu público-alvo.
Um bom exemplo são as buscas de geolocalização no Google. No fim do ano, muitas pessoas fazem compras por impulso, por exemplo. Com isso, os lojistas podem se destacar dentro do mecanismo de busca na hora que esse cliente vai buscar a loja mais próxima.
Por isso, para finalizar, é importante que seja feita uma análise de como seu público se relaciona com a sua marca, quais caminhos ele utiliza para chegar até você e finalizar a compra, avaliando como melhorar essa jornada. Facilitar a vida do consumidor é uma forma certeira de melhorar seus resultados!
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Israel Nacaxe é COO e co-fundador da Propz – empresa de tecnologia que oferece soluções de inteligĂŞncia artificial e Big Data para o varejo fĂsico e serviços financeiros.