Verdade seja dita: as empresas cuidam muito mal das informações de seus clientes. E ouso dizer que a sua não é exceção! Pense e responda francamente: há alguém na sua empresa que realmente tem a função de controlar os clientes?
Tenho notado com frequência que muitas empresas não têm ninguém realmente focado nessa missão.
Algumas colocam a função sob responsabilidade do departamento de Marketing, que também gere a comunicação, cuida de ações promocionais, da convenção de vendas, etc., etc., etc.
Obviamente, pelo acúmulo de responsabilidades, o controller dos clientes não é tão eficiente quanto deveria. Então, a pergunta deveria ser a seguinte: se essa é uma tarefa do pessoal de marketing, quem dentro da equipe assume a bronca?
Uma história que ilustra essa ideia
Um dia desses, em visita a uma rede que possui 30 restaurantes, perguntei para o dono: você tem cadastro dos seus clientes? Ele me respondeu: “de uma minoria”.
Eu disparei: “se você tem de alguns, por que não ter de todos?”.
A resposta era óbvia: porque o processo ficou esquecido, já que na realidade ninguém era cobrado por isso.
E aí, quando o cliente deixa de frequentar o restaurante, ninguém fica sabendo, claro.
Você precisa monitorar seus clientes se quer saber como eles se comportam, se quer se comunicar com eles de forma efetiva e, consequentemente, vender mais e melhor para eles. Um bom CRM é fundamental!
Os benefícios do controle de clientes
A falta de controle dos seus clientes pode fazer com que você não note quando clientes fiéis começam a se tornar inativos. Aliás, sem o controle você nem sabe quem são clientes fiéis, como eles compram, quando eles compram, o que eles compram…
Fazendo o cadastro de cada comprador que entra na sua empresa você conhece informações que, se bem aproveitadas, podem fazer toda a diferença na sua empresa.
É função do controller de clientes interpretar as informações e, de forma lúdica, colocar todos os profissionais da empresa para trabalhar sobre a base para evitar inatividade, cuidar dos clientes fiéis, e assim por diante.
Os líderes precisam estar por dentro desse processo e apoiar o controller na determinação de quem deve contactar quais clientes, bem como na divisão de tarefas.
Juntos, vocês conseguirão cuidar do seu bem mais precioso, da melhor maneira possível.
Pense nisso!