Está na hora de monitorar seus clientes

Verdade seja dita: as empresas cuidam muito mal das informações de seus clientes. E ouso dizer que a sua não é exceção! Pense e responda francamente: há alguém na sua empresa que realmente tem a função de controlar os clientes?gestão de clientes

Tenho notado com frequência que muitas empresas não têm ninguém realmente focado nessa missão.

Algumas colocam a função sob responsabilidade do departamento de Marketing, que também gere a comunicação, cuida de ações promocionais, da convenção de vendas, etc., etc., etc. 

 Obviamente, pelo acúmulo de responsabilidades, o controller dos clientes não é tão eficiente quanto deveria. Então, a pergunta deveria ser a seguinte: se essa é uma tarefa do pessoal de marketing, quem dentro da equipe assume a bronca?

Uma história que ilustra essa ideia

Um dia desses, em visita a uma rede que possui 30 restaurantes, perguntei para o dono: você tem cadastro dos seus clientes? Ele me respondeu: “de uma minoria”.

Eu disparei: “se você tem de alguns, por que não ter de todos?”.

A resposta era óbvia: porque o processo ficou esquecido, já que na realidade ninguém era cobrado por isso.

E aí, quando o cliente deixa de frequentar o restaurante, ninguém fica sabendo, claro.

Você precisa monitorar seus clientes se quer saber como eles se comportam, se quer se comunicar com eles de forma efetiva e, consequentemente, vender mais e melhor para eles. Um bom CRM é fundamental!

Os benefícios do controle de clientes

A falta de controle dos seus clientes pode fazer com que você não note quando clientes fiéis começam a se tornar inativos. Aliás, sem o controle você nem sabe quem são clientes fiéis, como eles compram, quando eles compram, o que eles compram…

Fazendo o cadastro de cada comprador que entra na sua empresa você conhece informações que, se bem aproveitadas, podem fazer toda a diferença na sua empresa.

É função do controller de clientes interpretar as informações e, de forma lúdica, colocar todos os profissionais da empresa para trabalhar sobre a base para evitar inatividade, cuidar dos clientes fiéis, e assim por diante.

Os líderes precisam estar por dentro desse processo e apoiar o controller na determinação de quem deve contactar quais clientes, bem como na divisão de tarefas.

Juntos, vocês conseguirão cuidar do seu bem mais precioso, da melhor maneira possível.

Pense nisso!

 

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima