Esqueceram do atendimento

Integre, em seus treinamentos, os conhecimentos de vendas e atendimento, pois a sacada é atender bem para vender bem.

Mais uma vez o atendimento é a grande vedete nos debates sobre vendas. Lembro que anos atrás existiam alguns treinamentos focados em atendimento e outros em vendas, mas hoje entendemos que não podemos desvincular uma coisa da outra e, por isso, tratamos em conjunto; um complementando o outro nos diversos momentos que estamos com o cliente.

Parece título de filme famoso: Esqueceram de Mim. Quando não se atinge as metas surgem vários culpados: preços, concorrência, prazos, garantias, qualidade; tudo menos o atendimento. O conceito de atendimento que trabalhamos liga todos esses culpados diretamente a ele. Você discorda? Então vejamos. Negociar preços, prazos, garantias, qualidade e mostrar que sua empresa, produtos ou serviços são melhores que os da concorrência fazem ou não parte do atendimento e da performance de quem está atendendo o cliente? Cuidado: é exatamente por não acreditar que isso é atender que algumas empresas estão perdendo bons negócios.

Antigamente, encantar o cliente era sorrir e estar disponível, mas, hoje, se você não conhece produtos, perfil de clientes, mercado, formação de preços, estoques, compras e outras coisas com certeza não atenderá bem seus clientes. Imagine as cenas: o atendente diz bom-dia sorrindo, enche o cliente de perguntas, não o deixa falar, irrita-se com a calma do mesmo e perde a venda; será que atendeu bem? Outro dá bom-dia sorrindo, coloca-se à disposição do cliente, este pergunta para que serve determinado botão do controle remoto; o vendedor reconhece que não sabe e sugere que o cliente leia o manual de orientações. Atendeu bem? Situações como essas continuam acontecendo todos os dias e encontram vários culpados, menos o atendimento.

Sugiro que, ao trabalhar os atendentes e vendedores, a empresa integre uma coisa na outra, ou seja, além de discutir e apresentar preços, metas e concorrência, apresente e teste as novidades, pois é importante conhecer os produtos para atender e vender bem. Hoje percebemos a eficiência e a necessidade do trabalho com sistemas integrados, por isso, integre em seus treinamentos os conhecimentos de vendas e atendimento, pois a sacada é atender bem para vender bem.