Empresário transforma adversidade em sucesso com Powerdent

Diferenciais da empresa estão no trabalho feito com profissionais de referência na área bucal e na entrega ágil no Brasil para permitir aos estabelecimentos manter estoques mais enxutos

Por um lado, um mercado com fortes players internacionais. Por outro, um segmento promissor, que movimenta mais de R$ 3 bilhões, de acordo com dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Para Angelo Lloret, diretor e fundador da Powerdent, a distância entre sonhar e colocar em prática estava na própria determinação.

Após uma experiência neste mercado em uma empresa que descontinuou as atividades, ele formatou um projeto e conquistou um investidor para criar em 2010 a Powerdent, fabricante nacional de produtos de higiene bucal. No último ano, mesmo frente à crise, a Powerdent conseguiu manter um crescimento da casa de 20%. Conheça mais sobre esta história nesta entrevista com Lloret.

 

Como e quando surgiu a Powerdent?

A Powerdent surgiu em 2010. Após ter trabalhado em multinacionais como o Carrefour e a C&A Modas, tive a oportunidade de trabalhar no segmento de Higiene Oral. A empresa infelizmente teve uma crise interna e não conseguiu continuar às atividades. A partir deste momento, resolvi criar a minha marca de Higiene Oral, pois além de ser um negócio, vi que poderia ajudar na melhoria da saúde das pessoas. Montei um projeto e consegui um sócio investidor, e a partir daí iniciamos a Powerdent, que não parou mais de crescer.

Quem é seu público-alvo e como a Powerdent se diferencia de outras empresas da área?

Nosso público-alvo é diversificado, pois temos desde produtos indicados para idades de 0 a 3 anos, licenciados para todas as idades, e também a linha de Higiene Oral Avançada, indicada pelos dentistas para as pessoas que usam aparelhos e próteses. 

Vocês têm Missão, Visão, Valores bem definidos?

Visão: Desenvolver produtos de qualidade com preço justo, sendo referência no mercado de Higiene Oral.

Missão: Ser a maior empresa brasileira no segmento de higiene oral em share de mercado.

Valores: comprometimento, meritocracia, ética, visão empreendedora e foco no cliente.

Quais foram as maiores dificuldades nestes últimos dois anos, com a economia em recessão?

Devido aos problemas com a economia e política, deixamos de crescer no ritmo acelerado que estávamos. Nosso crescimento baixou para a casa dos 20% a.a. nestes últimos dois anos. Apesar de não serem os números almejados, se levarmos em consideração que neste período muitas empresas tiveram uma queda acentuada nas vendas, nosso resultado foi relativamente positivo.

Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da estratégia e modelo de negócio da Powerdent nestes últimos meses?

Temos observado uma crescente busca por nossos produtos entre os profissionais dentistas, e também por grandes empresas do varejo e do Canal Farma. Isso demonstra que nossos investimentos em qualidade têm trazido o reconhecimento desejado.

O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

Nós buscamos oferecer a alta qualidade de nossos produtos, com um custo compatível com o mercado brasileiro. Podemos assim levar mais saúde para todas as classes sociais de nosso país. Além deste binômio qualidade x preço, prezamos pela melhor prestação de serviços aos clientes. Fator amplamente reconhecido, onde as empresas costumam trabalhar com estoques mais baixos, por poder contar por exemplo com nossa rápida entrega em todo o país.

Especificamente em relação a Vendas (que é nosso foco na VendaMais), como vocês treinam a equipe comercial para reforçar seus diferenciais e não cair na guerra de preços?

Como nosso foco sempre foi oferecer produtos de qualidade, cada experimentação se torna uma venda futura certa. Realizamos divulgações de novos produtos e principalmente treinamentos constantes, tanto de nossa equipe comercial como de nossos parceiros distribuidores. Sendo assim, não precisamos cair na guerra de preços e podemos investir cada vez mais na melhoria e controle de qualidade de nossos produtos. Costumo dizer que a Powerdent gera neste sentido um “círculo virtuoso”.

O que vocês têm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?

  • Divulgamos constantemente nossos produtos para os dentistas, por meio de feiras e congressos, como o CIOSP.
  • Como os profissionais da área odontológica são os principais formadores de opinião neste mercado, criamos um canal específico de atendimento aos mesmos, com campanhas direcionadas e divulgação de produtos.
  • Se por um lado geramos demanda por meio dos profissionais dentistas, fazemos também muitos investimentos em marketing e divulgação para que a marca Powerdent seja cada vez mais lembrada. Isso é visto com bons olhos por clientes que acompanham o mercado, pois estamos gerando expectativa de compra aos consumidores e ajudando a criar a demanda para nossos clientes.

E em termos de fidelização de clientes, algo em especial que façam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negócios com vocês?

Buscamos sempre a satisfação de nossos clientes e trabalhamos incessantemente para que as necessidades deles sejam atendidas sempre com qualidade e preço atrativo. Trabalhamos desde os produtos licenciados, que muito cativam nossos clientes, como também a oferta de produtos mais específicos de higiene oral avançada que são muito bem aceitos.

Existe algo que era feito antes e que vocês PARARAM de fazer, por mais dura que fosse a decisão, para atualizarem seu modelo de negócios?

Acredito que as mudanças em uma empresa são constantes, mesmo porque o mercado é bem dinâmico. Temos que observar sempre a evolução e a as tendências para que possamos oferecer sempre os melhores produtos e serviços, tanto aos nossos clientes como ao consumidor final.

Nesta contínua evolução é inevitável que alguns ajustes sejam internalizados. Seria injusto citar algum fato específico, pois muitas vezes, alguns pequenos detalhes podem fazer tanta diferença quanto um fato de maior amplitude. O principal neste processo é estarmos sempre abertos a novos aprendizados e aplicá-los em nosso dia-a-dia.

Em quais áreas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento da Powerdent? Não só em termos de dinheiro/investimentos, mas revisão de processos, aumento de eficiência, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

Temos nosso foco em qualidade não só de produtos mas também de serviços. Para isso, fazemos investimentos constantes em tudo o que possa ter efeitos diretos ou indiretos neste sentido. Posso citar alguns como: a implantação recente de um ERP da empresa SAP, juntamente com o início da auditoria interna, buscando a otimização de controles e processos.

Investimos constantemente também em nossa fábrica, desenvolvendo novas máquinas de ponta para atender à demanda por nossos produtos e também em treinamento para nossos colaboradores.

Quais os próximos passos? Ou seja, o que estão planejando para o futuro? Qual o próximo grande objetivo?

Nosso objetivo é ser a maior empresa brasileira de Higiene Oral, e para isso estamos nos estruturando. Muitas mudanças positivas vêm ocorrendo e posso afirmar que estamos no caminho certo. Em paralelo, temos um projeto para internacionalizar nossos produtos, com o foco inicial na América latina, partindo assim para um fortalecimento ainda maior da Marca Powerdent.

Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal, mas ainda relutando se começa (arrisca…) ou não?

Se você acredita que tem potencial para fazer diferente ou melhor do que já existe no mercado, vá em busca do seu sonho. Muitas pessoas desistem antes de começar por medo.

Acredito plenamente que a maior força que temos é a nossa determinação. Desafios sempre existirão aos montes, estando você empregado ou gerando empregos.

Já estive dos dois lados e creio que não há nada mais emocionante do que acompanhar os desafios e poder agir de forma determinante nos rumos da sua própria empresa.

Existe algum livro, vídeo, filme ou pessoa que mais influenciou sua trajetória pessoal/profissional e que você recomenda para quem quer resultados melhores?

A frase do grande ícone Jorge Paulo Lemann exemplifica perfeitamente como devemos pensar e agir em relação aos nossos objetivos: “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”.

Algum comentário final que gostaria de fazer para nossos assinantes e leitores da VendaMais?

Busque dar sempre o melhor de si em tudo o que fizer. O resultado pode não ser imediato, mas no longo prazo, as oportunidades serão muito maiores. Arregace as mangas e tente com todas as suas forças, pois só consegue quem tenta.

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