O que a escola não ensina: a educação autodidata o real responsável pelo seu desenvolvimento

É certo que conhecimento é o principal combustível para nossa evolução – pessoal e profissional. Por isso, a educação é, sim, importantíssima para todos que desejam ter sucesso. Porém, é preciso que esse conhecimento que buscamos esteja alinhado aos nossos objetivos. E, para isso, nem sempre é preciso ter um diploma de faculdade. É o que garante João Cristofolini, empreendedor, palestrante e autor do livro O que a escola não nos ensina — Sete habilidades essenciais para uma vida de sucesso que você não aprende na escola.

Conversamos com ele para esclarecer melhor a proposta do seu livro e entender de que maneira a educação autodidata que ele defende pode contribuir para uma vida de sucesso. Acompanhe.

Vamos começar falando do seu livro O que a escola não ensina. Qual é a principal ideia/conceito que você defende nele? Porque ele é diferente dos outros livros disponíveis no mercado sobre este assunto?

O principal objetivo do livro é mostrar que a educação formal não é a única opção para uma vida de sucesso, como nos foi ensinado nas últimas décadas. Vivemos cercados de grandes inovações, o modelo de trabalho mudou, mas o modelo de educação continua o mesmo de algumas gerações passadas. O velho caminho de sair do colégio, fazer uma faculdade e conseguir um bom emprego, não é mais garantia de sucesso. Muitas vezes, pode levar ao caminho inverso, visto que você estará contraindo uma dívida financeira alta e que muitas vezes não estará relacionada ao que você de fato precisa para seu trabalho e missão atual. Além de um precioso tempo e energia em uma fase de maior construção da sua vida. Isso é cada vez mais comum, e provavelmente você conhece alguém assim.

Portanto, proponho uma nova opção de educação, a educação autodidata, com aquilo que você de fato precisa saber. E que, em muitos casos, além de mais eficiente, tem um custo-benefício muito melhor, inclusive.

Numa frase curta, quem deveria ler seu livro? Que tipo de conselhos ou conhecimento estariam procurando?

Todos que já se questionaram sobre o modelo de educação tradicional. O livro é dividido em sete habilidades práticas que não aprendemos na escola, mas que são indispensáveis para uma vida de sucesso. São elas:

  1. Aprender a utilizar a mente.
  2. Aprender sobre empreendedorismo.
  3. Aprender a vender.
  4. Aprender sobre marketing e marca pessoal.
  5. Aprender a ser um líder.
  6. Aprender sobre educação financeira.
  7. Aprender a manter e cuidar da saúde e espiritualidade.

Do outro lado, quem NÃO deveria ler seu livro? O que os leitores não vão encontrar nele?

Aquele que acredita que um diploma já é suficiente e garantia para uma vida de sucesso não deveria ler meu livro.

Ao contrário da educação tradicional, que tem início e fim, a educação autodidata é um processo contínuo e eterno. Meu objetivo não é dar as respostas sobre todos os temas, e sim instigar o leitor a cada vez mais buscar informação, conhecimento e prática sobre essas habilidades indispensáveis.

Assim que uma pessoa terminar de ler seu livro, qual seria a primeira coisa que deveria fazer / colocar em prática?

Colocando uma das sete habilidades listadas em prática você já estará à frente de grande parte das pessoas que seguiram apenas pelo modelo de educação tradicional.

Qual é o erro mais comum que você vê as pessoas cometendo em relação a este assunto? Que sugestões daria para que melhorassem?

O erro mais comum é achar que terceiros serão responsáveis por sua educação, e consequentemente, pelo seu sucesso. Ou achar que todos devem, indiferente de sua missão de vida, entrar em uma faculdade, fazer uma pós-graduação ou MBA, seja qual for, pelo simples fato de apenas ter um diploma.

Minha sugestão não é dizer que você não deva entrar em uma faculdade ou buscar educação formal, e sim que você primeiro reflita e descubra a sua missão de vida. O que você quer, qual sua causa, que marca você quer deixar nesse mundo? Com essas respostas, você deverá avaliar quais são os caminhos e ferramentas que precisará para alcançar esses objetivos. Se for necessária uma educação formal, ótimo. Mas há uma probabilidade cada vez maior de ter outros caminhos, mais eficientes, baratos e práticos. E não apenas um, como nos foi ensinado desde pequeno.

Qual é o melhor conselho (não ensinado na escola) que você acha que poderia dar a alguém?

Tem uma frase que acredito resumir a principal lição: “Fracasso não é o oposto do sucesso”. Na escola, e em todo ambiente de educação formal, somos punidos e evitamos ao máximo errar. Quanto menos erros você tiver, maior suas notas e, quanto maior suas notas, melhor aluno você será, e, quanto melhor aluno, maior a garantia de sucesso. Na vida de qualquer pessoa de sucesso, nós vemos que é exatamente o contrário que acontece. Quanto mais erros, mais sucesso. Completando a frase inicial… “Fracasso é o caminho para o sucesso”.

Por outro lado, qual frase ou conceito você vê citado com frequência que acha estar errado? Coisas que os outros dizem, mas você não concorda?

Esta é típica e parece que entrou no subconsciente de grande parte das pessoas: “Preciso voltar a estudar” ou “Você não vai voltar a estudar?”. Em todos os casos, a palavra “estudar” está associada a uma instituição de ensino, à educação formal.  Você só estuda ou é eutodidata. Volta e meia ouço perguntas do gênero: “Você não vai voltar a estudar?”. Imediatamente me vem à mente a pilha de livros em minha mesa, cursos, palestras, vídeos, mentores e empreendimentos que estou envolvido. Minha resposta só pode ser esta: “Nunca parei de estudar, nem pretendo”.

Onde os nossos leitores podem adquirir o livro?

Pela página do livro – escolanaoensina.com.br –  é possível baixar o primeiro capítulo gratuitamente. Neste mesmo site, é possível comprá-lo na versão e-book ou física. Além de estar nas principais livrarias do país.

Algum comentário final que gostaria de deixar para nossos leitores?

Eu indicaria que lessem o meu “Manifesto”, retirado do próprio livro e disponível em meu site: joaocristofolini.com.br/manifesto

SAIBA MAIS

  • Livro: O que a escola não nos ensina — Sete habilidades essenciais para uma vida de sucesso que você não aprende na escola
  • Autor: João Cristofolini
  • Editora: Alta Books