É possível criar um método de vendas com software CRM?

Por Paulo Araújo

Agora que você já leu sobre as vantagens de um software CRM para os mais diferentes portes de empresa, é a vez de entendermos se ele pode fazer a diferença para a rotina de sua equipe de vendas (se ainda não leu o artigo sobre Vantagens de um CRM para vendas, clique neste link). 

O Software de CRM cria um método de vendas?

Essa é uma das vantagens oculta de um software de CRM. Mesmo sem querer o usuário acaba por estabelecer um método de trabalho.

Facilmente vai acessar relatórios das propostas em aberto, ou mesmo quantos clientes e prospects têm em sua carteira e quantos dias não faz contato. Além disso, o vendedor também pode emitir o relatório de Classificação ABC de clientes (ativos ou inativos).

Citei apenas alguns dos relatórios que você pode encontrar em um Software CRM para que você perceba que ele cria uma rotina e um método de trabalho que traz muitas vantagens para o vendedor.

A repetição é a mãe da excelência. Por isso, ouso afirmar que se o vendedor realizar o método da forma correta e conhecer muito bem o que está vendendo (seja produto ou serviço), ele tem grandes chances de alcançar resultados espetaculares com o uso de um Software de Vendas.

Outro ponto importante é a facilidade com que o gestor terá para fazer seu feedback junto aos vendedores. Dados em tempo real e a qualidade dos lançamentos relativos ao relacionamento com o cliente darão uma dimensão real do trabalho de cada membro da equipe e o que treinar para melhorar o resultado individual.

O Software de Vendas cuida da gestão das carteiras de clientes?

Com toda certeza. Afirmo ainda que o aumento nas vendas é consequência de um trabalho bem feito tendo com base no método definido.

Em meus treinamentos costumo frisar que só existem três formas para aumentar as vendas:

  1. Vender para quem nunca comprou, é o que chamamos de prospect.
  2. Voltar a vender para quem parou de comprar, sãos os clientes inativos;
  3. Vender mais para quem já compra, que são os clientes ativos.

O vendedor deve dedicar diariamente tempo e esforço em clientes das três categorias acima descritas para fazer a diferença.

Leia a seguir o post derradeiro:

Paulo Araujo - CRM para vendasPaulo Araújo é fundador e diretor da Clientar CRM, palestrante e consultor de vendas.