Dicas olímpicas de alta performance

Recentemente, tive acesso a um estudo sobre preparação mental voltada à alta performance realizado com atletas olímpicos canadenses.

235 atletas, que estiveram tanto das Olimpíadas de Inverno (Sarajevo) quanto de verão (Los Angeles) em 1984 participaram do estudo.

Os resultados foram muito interessantes – os cientistas chegaram a quatro grandes conclusões/lições que eram comuns a todos os atletas de alta performance. Veja quais são e qual é mais importante para você, neste momento:

  1. Linguagem mental positiva, principalmente em momentos de pressão, aprendendo inclusive a reconhecer e a reverter processos e conversas mentais potencialmente negativas.
  2. Importância de estabelecer metas (não apenas metas a serem alcançadas (objetivos) mas metas para a realização de tarefas necessárias para alcançar as metas/objetivos. Ou seja, planejamento.
  3. Visualização (não apenas do sucesso, mas de TODAS as situações possíveis, incluindo as negativas, problemas, dificuldades e formas positivas de SUPERAR isso). Não se enganar achando que tudo sempre vai dar certo – pelo contrário, estar mentalmente e fisicamente preparado para o que der e vier, sempre com foco em superação e no atingimento da meta, é o que faz a diferença.
  4. Simulações: treinar, praticar, desenvolver-se o máximo possível, todos os dias, sem acomodação. Kaizen, melhoria contínua, estar cada vez mais preparado SEMPRE.

Atletas olímpicos são, por definição, pessoas de alta performance. Note como esses “princípios olímpicos” não dependem de talento natural ou de força/musculatura. Podem ser utilizados por qualquer pessoa, como você ou eu, que queira melhorar seu…

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