5 dicas motivadoras para dar a volta por cima em 2019

Por Prof. Dr. Mario Louzã

2018 foi um ano difícil, com crises e tragédias de todos os tipos. Há muitas pessoas que não viam a hora do ano chegar ao fim. Mas se você pensa que a chegada de 2019 será a solução dos seus problemas, está enganado. Tudo continua igual. Os desafios e os obstáculos permanecerão ali. Se você realmente quer uma mudança positiva em seu novo ano, será preciso muito mais que seguir as velhas tradições do réveillon. Para uma virada em 2019, o primeiro passo é mudar seu comportamento e visão perante à vida. E, para isso, as palavras de ordem são iniciativa e evolução.

  1. Como manter a motivação diante de tantas dificuldades?

Para algumas pessoas que já conseguiram atingir um bom nível de autoconhecimento e levam suas vidas apoiadas em seus valores, é mais fácil lidar com as incertezas do destino. Mas para quem não chegou neste nível, acaba seguindo em frente sem muito planejamento e alinhamento com seus objetivos, perdendo grandes oportunidades de atingir suas metas e trazer melhorias em sua vida.

Para esse segundo grupo de pessoas, o importante agora é arregaçar as mangas e correr atrás do prejuízo. Comece a identificar suas prioridades, aquilo que realmente importa para você. E não me refiro apenas a coisas materiais, mas aos valores que você pretende seguir e que poderão refletir positivamente ou negativamente em sua vida, dependendo das suas escolhas.

  1. Saiba enxergar excelentes oportunidades em meio a crises

Muitas pessoas encaram as mudanças como algo ruim, pois se sentem fora da zona de conforto. No entanto, outras pessoas aproveitam estes momentos para inovar. Se você perdeu o emprego, por que não tirar da gaveta aquele projeto dos seus sonhos que estava à espera de uma oportunidade para ser executado? Pode ser um negócio próprio, uma mudança de área, uma mudança de cidade…  A vida tem imprevistos o tempo todo, e você deve ter um plano B para quando eles surgirem.

  1. Siga suas mudanças internas

Vale lembrar que, muitas vezes, é preciso “abandonar” a vida que havíamos planejado, pois já não somos mais as mesmas pessoas. Somos seres em eterna mutação, seja internamente ou pela necessidade de seguir a evolução do mundo. Portanto, se você havia feito vários planos, mas depois perdeu a identificação com eles, siga sua intuição e mude a rota. Trace metas que estejam alinhadas com seu “eu” atual, com suas novas perspectivas de vida.

Reforce que valores têm mais relação com “o que você quer ser” do que com “o que você quer ter”. Essa evolução te ajudará a fazer escolhas coerentes e a trilhar caminhos mais produtivos, evitando que você perca tempo com aquilo que já não te interessa mais.

  1. Bote a mão na massa

Momentos como esses podem ser motivadores para repensarmos e planejarmos a vida, e podem dar início a sua grande virada pessoal e profissional. Mas isso só será possível se você realmente colocar a mão na massa e encarar os sacrifícios. Nada de postergar suas metas. Se seu planejamento já está definido, não deixe para dar início na segunda-feira. O “agora” é seu momento mais precioso.

  1. Seja a fortaleza que a vida nos cobra todos os dias

Para conseguir o que se quer, é preciso ter foco, determinação e não deixar que as dificuldades te façam desistir. Ao invés de se preocupar com o que pode dar errado, seja otimista e positivo. Agora, se você escolher se lamentar e se fazer de vítima dos momentos difíceis, tenha certeza que seu 2019 não será diferente do ano que se encerra!

Dr Mario Louza, dicas motivadoras para dar a volta por cima em 2019Por Prof. Dr. Mario Louzã é médico psiquiatra e psicanalista. Doutor em Medicina pela Universidade de Würzburg, Alemanha. (CRMSP 34330)

Leia também: