Será que você realmente conhece a área comercial da sua empresa? 

Talvez você acredite que tenha um conhecimento profundo da área comercial da sua organização. Muitos gestores que nos procuram dizem saber exatamente quais são os desafios que enfrentam. 

Porém, quando o trabalho de treinamento e consultoria começa, percebemos que há muito que precisa ser descoberto – inclusive pelos gestores e diretores da empresa… 

Vamos fazer um teste de conhecimento sobre sua área comercial?

Veja se consegue responder com clareza e facilidade as perguntas abaixo:

  • Quais áreas de atuação e mix de produtos da sua empresa estão performando melhor atualmente?
  • Você tem conhecimento sobre as oportunidades de mercado que precisa/deveria explorar?
  • Aliás, como é feito o planejamento estratégico comercial em sua empresa?
  • E mais: a gestão comercial é realmente estratégica ou é muito mais operacional?
  • Os processos de vendas da sua empresa estão bem estabelecidos – e claros para toda a equipe?
  • E quanto ao seu time de vendas, você tem uma visão clara da performance de cada membro?
  • Como os vendedores são gerenciados e liderados para alcançar resultados?
  • A equipe está sendo treinada? Se sim, você tem certeza de que os treinamentos estão abordando os temas certos e que realmente vão impactar nos resultados?
  • Sabe se todos vendedores estão trabalhando todas as oportunidades possíveis dentro da carteira de clientes?
  • Falando em carteira, você sabe exatamente quem são seus clientes mais valiosos?
  • Consegue acompanhar quando sua empresa está correndo o risco de perder clientes?  

Como você já deve ter percebido, fazer uma análise da área comercial é um processo muito mais complexo do que inicialmente parece.

Nesses dias o que mais se ouve falar é sobre a importância de as empresas se adaptarem rapidamente para acompanhar as movimentações do mercado.

Aliás, recentemente publicamos uma edição especial da VendaMais sobre Transformação Digital que fala exatamente sobre essa necessidade de adaptação constante.

Se você trabalha com vendas e ainda não é assinante, resolva já esse problema.

Na era digital, o segredo para ter sucesso no longo prazo é ser uma empresa com alta capacidade de ajustar seus processos (e, muitas vezes, ajustar até seu modelo de negócio) para acompanhar rapidamente as tendências e mudanças no mercado e no comportamento dos consumidores.

Mas não é fácil desenvolver essa cultura de transformação e agilidade… Muitas organizações ainda estão operando com metodologias e processos do século passado!

Quando se trata da área comercial especificamente, essa falta de capacidade de se adaptar aos novos tempos também é algo recorrente.

Tem quem ache que apenas usar tecnologias e softwares é o suficiente para inovar e ter um perfil mais digital. Mas não importa quão avançada seja a tecnologia de vendas utilizada, se o modelo de gestão comercial não estiver adequado para acompanhar a velocidade das mudanças nessa nova era, os resultados não virão!

Então, antes de fazer planos de sair inovando ou contratando softwares comerciais, a empresa precisa entender o que deve mudar em seus processos e modelos de gestão comercial para verdadeiramente se adaptar às movimentações do mercado.

Ao entender de verdade a situação atual da sua área Comercial, você saberá exatamente o que precisa fazer para adaptar os processos e a equipe e para se alinhar à era digital.

Nosso programa de Diagnóstico Comercial VM pode ajudá-lo nessa missão de trazer sua empresa para o futuro das vendas!

Por meio de uma investigação profunda com análise de dados reais dos seus indicadores comerciais, do seu time, da sua empresa, do seu mercado e dos seus clientes, traçamos um panorama amplo e real da sua área de Vendas.

A partir desse conhecimento, você estará mais capacitado para traçar caminhos e criar inovações de maneira mais inteligente, segmentada e estratégica.

Como funciona o Diagnóstico comercial VendaMais 

Primeiro, fazemos o levantamento de todas as informações relacionadas à área comercial.

Para isso, conversamos com gestores, diretores, profissionais, clientes e ex-clientes, e também levantamos indicadores comerciais da organização e do mercado.

Depois, nós analisamos e cruzamos todas essas informações para ter um panorama completo e amplo do cenário em que a empresa se encontra. Ou seja, transformamos todos os dados e indicadores em conhecimento e informações relevantes para a empresa.

Por fim, entregamos um relatório com gráficos e apontamentos sobre as principais descobertas. Nessa entrega, nossos consultores vão indicar todas as ações e estratégias necessárias para resolver os problemas detectados, aproveitar os pontos fortes identificados e fazer sua área de Vendas alcançar a alta performance. 

Quer saber mais sobre o Diagnóstico Comercial VM?  





Será que você realmente conhece a área comercial da sua empresa? – Marcelo CaetanoMarcelo Caetano, sócio-diretor da Soluções VendaMais