Plano de emergência para o Dia do Cliente

Por Leandro Branquinho

Comprei uma camisa. Uma semana depois, recebi uma ligação da Vanessa, a vendedora. Ela disse:

Branquinho, tô ligando só para saber se a camisa ficou boa. O senhor ficou satisfeito?

– Sim, ficou ótima. Muito obrigado! – eu respondi.

– Ah, que ótimo! Também quero te agradecer por ser cliente aqui da loja, tá bom? – ela emendou.

– Que legal, gostei!

Assim que desliguei o telefone, me veio um pensamento:

“Esse é um ótimo exemplo de ligação para se fazer no Dia do Cliente. É simples, simpático, barato e tem um alto poder de deixar o cliente com um sorriso no rosto.”

(Foi assim que a Vanessa me deixou ao final da ligação.)

Dia 15 de setembro é o Dia do Cliente!

Uma ótima oportunidade para entrar em contato com seus clientes para fazer um agradecimento.

Caso você não tenha preparado nada em sua empresa até agora, faça uma curva A, B, C de seus clientes e:

  • Separe 15 clientes A (aqueles que mais compram e dão mais lucratividade).
  • Separe 10 clientes B (aqueles que compram com uma certa frequência, mas não estão entre os melhores compradores)
  • Separe 5 clientes C (aqueles que raramente compram).

E telefone para todos os 30 para fazer um agradecimento ou dar os parabéns pelo Dia do Cliente.

→ Mas atenção, este é apenas um plano de emergência.
Caso sua empresa não tenha preparado nenhuma ação comercial para este dia, não tente vender nada para esses 30 clientes. O seu objetivo deve ser apenas conquistar um sorriso através do telefone.

Você pode também utilizar: e-mail, SMS, WhatsApp, bilhetinhos de agradecimento dentro das sacolas de compras, acrescentar um doce ou um outro snack junto às compras que forem feitas no dia, enfim… São muitas possibilidades de causar uma ótima impressão.

Apenas tome cuidado para que as mensagens de agradecimento tenham entusiasmo e, de preferência, que não sejam genéricas. Imprima o DNA de sua empresa na mente de seus clientes. Personalize as mensagens.

E para o ano que vem, já coloque em sua agenda uma ação mais arrojada com materiais impressos, anúncios no site, em redes sociais… Tenha em mente que o clima de datas comerciais podem trazer mais alegria para o ponto de venda. E alegria, acredite, tem um alto poder de gerar novas vendas.

Ah! Três semanas após a ligação, a Vanessa me ligou para avisar que chegaram novidades na loja. Eu estava por perto quando ela telefonou e fiz mais uma compra.

Obs.: o Dia do Cliente foi criado originalmente pelo gaúcho João Carlos Rêgo. Hoje, 15 de setembro, é data oficial na maioria dos estados brasileiros.

Leandro Branquinho

Vendedor, publicitário e instrutor de atendimento e vendas e colunista da revista VendaMais.