Detox das Vendas para acabar com o problema da falta de diferenciação

Por Marcelo Baratella

Depois de feriados como o que acabou de terminar, o objetivo principal de muita gente é ajudar o organismo a se livrar mais facilmente das toxinas e outras substâncias não bem-vindas ao corpo, não é verdade?

No entanto, não é fácil encarar o plano! Mas se você superar a tentação e retirar alguns de seus petiscos prediletos do dia a dia, o resultado promete ser animador. A solução pode estar na dieta de nutrição funcional conhecida mundialmente como DETOX, que vem da palavra detoxification (desintoxicação), moda de dez entre dez celebridades de Hollywood.

Fazendo um paralelo ao mundo das vendas corporativas, hoje vemos dentro das empresas um excesso de processos de vendas não planejados e de vendedores desqualificados, sobrecarregando os resultados em campo e trazendo sérios distúrbios à rentabilidade das vendas.

O DETOX das VENDAS surge como um tratamento de desintoxicação de pessoas e processos comerciais em todo o ciclo da venda, com o objetivo de alcançar as metas traçadas para o ano de 2015, que será de difícil digestão.

Neste primeiro artigo sobre como eliminar as principais “toxinas” que atacam as equipes de vendas, destaco uma das mais importantes: a TOXINA “FALTA DE DIFERENCIAÇÃO”.

COMO ELIMINAR A TOXINA DA FALTA DE DIFERENCIAÇÃO

Em um mundo extremamente competitivo, em que existe uma infinidade de opções de marcas ao seu redor, como você pode ser diferente para chamar a atenção do cliente e inseri-lo no seu pipeline?

Se a sua resposta foi atendimento ou qualidade, cuidado! Esses itens são fundamentais para que uma empresa sobreviva no mercado, não são considerados diferenciais competitivos.

Para lhe ajudar a responder ao seu cliente no que você pode e deve fazer a diferença para ele, selecionei sete perguntas-chave que precisam ser analisadas sob a ótica da visão do cliente:

  • Como as pessoas se dão conta de que necessitam do seu produto ou serviço?
  • Como os consumidores encontram o produto ou serviço da sua empresa?
  • Como realizam a escolha final do seu produto ou serviço?
  • O que acontece quando seu produto ou serviço é entregue?
  • Para quais fins o consumidor está de fato usando seu produto ou serviço?
  • Como se dá o serviço de reparos ou assistência do seu produto ou serviço?
  • O que acontece quando seu produto ou serviço é descartado ou deixa de ter utilidade?

Tenha certeza de que respondendo as perguntas acima, de forma real e crítica, você encontrará com maior facilidade seus verdadeiros diferenciais competitivos e, assim, poderá definitivamente direcionar seus esforços para promover estes diferenciais na cabeça do seu cliente.

Nos nossos próximos artigos falarei sobre outras toxinas maléficas e que necessitam ser tratadas pelo processo do DETOX DAS VENDAS.

AQUELE QUE OLHA PARA FORA SONHA. AQUELE QUE OLHA PARA DENTRO ACORDA!

Boa Vendas!

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Marcelo Baratella

Treinador VM Small Business, vendedor, palestrante e professor de marketing e vendas.