Desafio dos 30 dias: estabelecer metas é grande a diferença

Esta semana quero propor algo bem diferente. Estou precisando de 20 voluntários para fazermos juntos um trabalho de estabelecimento de metas pessoais.

A ideia é criar uma rotina diária de 5 minutos para estabelecer metas em 6 áreas da sua vida e depois praticar o exercício por 30 dias para ver os resultados fantásticos que esse exercício simples proporciona.

Só precisa de papel, caneta, 5 minutos e boa vontade.

Se quer aprender a fazer um exercício  muito simples, objetivo e prático que pode trazer resultados extremamente positivos para sua vida em 30 dias, você tem aqui uma oportunidade única.

Se quiser candidatar-se e ser um dos 20 a participar…

Colocar em prática o que sabemos em teoria é um dos grandes desafios de qualquer pessoa.

Sabemos que precisamos comer melhor, dormir mais, relaxar, tomar água, fazer exercícios, passar um tempo com a família, planejar e organizar o dia antes de começar… não tem nenhuma novidade nessa lista. Sabemos de tudo isso.

A diferença está nas pessoas que FAZEM isso e nas que sabem, mas não fazem. Essa característica de fazer o que precisa ser feito é justamente o que separa os profissionais dos amadores.

Fazer o que precisa ser feito, quando precisa ser feito, mesmo que naquele momento não esteja com muita vontade de fazer, é algo que tenho notado constantemente ao estudar pessoas de sucesso.

Um dos motivos pelos quais essas pessoas fazem mais sucesso do que as outras, é porque têm seus objetivos claramente definidos. Aliás, essa é uma excelente ferramenta motivacional: definir claramente seus objetivos é um exercício que reenergiza, dá foco e estimula tanto a criatividade,
persistência e resiliência, quanto a iniciativa (todas essas ATITUDES de sucesso!).

Entretanto, por mais que saibamos que estabelecer metas é importante, pouca gente faz isso de verdade. Falo por já ter vivido e passado pessoalmente por isso.

Quando comecei a fazer o exercício de estabelecer metas claras, tive uma dificuldade imensa nas primeiras vezes para ser claro e objetivo.
Ficava enrolando, enrolando, usando palavras bonitas e no final não dizia nada com nada. E se isso acontece comigo, que sou bem organizado, direto e objetivo, imagine então uma pessoa com menos prática e experiência.

Como sou um apaixonado pelo tema “alto desempenho”, principalmente na área de vendas, fui estudar o assunto e encontrei um exercício de coaching fantástico para trabalhar o assunto “metas pessoais”.

E aqui é que entra o ‘desafio’ e o convite: preciso de 20 voluntários que queiram passar pelo exercício de definir claramente suas metas pessoais junto comigo.

Vai funcionar assim:

  • Você precisa estabelecer 12 metas pessoais (2 metas para cada uma das 6 grandes áreas que serão por mim pré-definidas);
  • Esse exercício é diário: você deve fazê-lo todos os dias.
  • Cada dia pela manhã, você pega uma folha de papel em branco e, sem olhar para as outras folhas que já tenha feito, reescreve suas metas.
  • Isso deve ser feito por 30 dias consecutivos.
  • Uma vez por semana você terá que se reportar ao grupo (um grupo fechado criado exclusivamente no Facebook) contando o que aprendeu.
  • Não precisa compartilhar as metas se não quiser. Se quiser, ótimo. Se não, não se preocupe – o que interessa mesmo é que compartilhe com o grupo seu processo de transformação, o que aprendeu.
  • Uma ressalva importante: você precisa se comprometer a fazer o exercício TODOS OS DIAS, por 30 dias. Isso inclui sábado, domingo, feriado. Não tem desculpa. Começou, tem que terminar. Se acha que não consegue, não tem disciplina ou já está achando desculpas mentais para justificar porque não consegue… então talvez este desafio não seja para você. (Na verdade, essas pessoas são as que mais se beneficiariam do exercício!!!). Mas eu estou 100% dedicado e comprometido ao sucesso das pessoas que vão estar no grupo, então nada mais justo do que pedir a contrapartida de 100% de comprometimento também.

Por que fazer esse exercício? Porque muita gente não dedica ao estabelecimento de metas o tempo ou atenção necessários para ter certeza absoluta de que aquilo é o que realmente se ambiciona alcançar.

Ao reescrever diariamente suas metas, você vai começar a notar o que aconteceu comigo:

  • Comecei a escrever algumas metas de maneira diferente. Ou seja, fui ‘lapidando’ a forma como eu a descrevia, as palavras que usava, o que eu realmente queria dizer.
  • Notei, para minha surpresa, que na 2ª semana do exercício algumas metas do primeiro dia tinham simplesmente ‘desaparecido’. Ou seja, elas pareciam importantes – mas não eram tão importantes assim.
  • Comecei a trabalhar de maneira muito mais focada todos os dias. Agora planejo meu dia de acordo com as metas e sinto-me muito mais produtivo.
  • Comecei a notar que algumas áreas importantes não estavam recebendo atenção e que, se não começasse a dar-lhes foco, acabaria provavelmente frustrado por não ter alcançado aqueles objetivos que eu mesmo tinha estabelecido como prioritários.
  • Como nesse exercício são 6 áreas da vida que precisam de foco e metas, sinto que tenho uma vida muito mais equilibrada do que tinha antes.
  • O melhor de tudo: a sensação de retomar o controle da minha vida, da minha agenda e de como invisto meu tempo e minha energia.

Então… quer participar? O convite funciona assim:

  1. Visite esta página: www.facebook.com/raul.candeloro/posts/423018381119905
  2. Dê um ‘curtir’ no post do Desafio dos 30 dias.
  3. Logo abaixo, poste um comentário pessoal seu, explicando rapidamente 3 coisas (por favor, seja breve!):
    – por que você quer participar;
    – o que você acha que pode mudar na sua vida ao estabelecer metas mais claras;
    – quais são suas 3 maiores metas na vida.
  4. Dê uma olhada nos outros posts/comentários e dê um ‘curtir’ nos que mais gostar.
  5. Os 20 comentários com mais ‘curtidas’ receberão meu contato pessoal, convidando para o grupo fechado e posteriormente receberão as instruções sobre como começar.

Se quer aprender a fazer um exercício muito simples, objetivo e prático que pode trazer resultados extremamente positivos para sua vida em 30 dias, você tem aqui uma oportunidade única.

Abraço e espero ver você no grupo. Lembrando que são apenas 20 pessoas (não tem custo, não tem nada sendo vendido – é só para fazermos juntos).

Raúl Candeloro
P.S. Se tem alguém que você conhece que poderia interessar-se pelo Desafio de 30 dias para estabelecer metas… repasse esta mensagem para ele/ela!

 

Entrevista

“Estar presente em redes como o Facebook, o Twitter e o Linkedin é essencial, mas não basta, é necessário participar e partilhar, nesse sentido a criação de conteúdos em novos formatos como o vídeo é prioritário, até porque há que fazer uma curva de aprendizagem na utilização destes novos meios”.

Confira a entrevista com Filipe Carrera

 

Artigo da semana

Trabalhe sem ser vigiado

Por Paulo Sérgio Buhrer

Um ótimo conceito de sucesso na carreira é o fato de trabalharmos sem precisarmos ser vigiados. Sim, infelizmente, menos de 5% dos funcionários fazem o que precisa ser feito sem alguém ter que cobrá-los. É por isso que esses 5% ganham infinitamente mais do que aqueles que, se alguém não estiver cobrando, não fazem o seu melhor, ou sequer cumprem suas obrigações. 

Faça seu trabalho, sempre, com muito entusiasmo e, sobretudo, competência. Não espere seu chefe solicitar seus serviços, afinal, você sabe das datas, você conhece o projeto, sabe qual cliente precisa ser atendido, qual tarefa deve ser feita. Toda vez que o supervisor, o chefe, o dono, precisar lhe pedir alguma coisa que você sabe que já deveria ter feito, acredite: eles também sabem disso e você vai perdendo pontos.

As pessoas que crescem na carreira são as pessoas que fazem o que precisa ser feito, gostando de fazer ou não. E é exatamente isso que nos leva também ao sucesso: fazer o que tem de ser feito, e não meramente o que gostamos de fazer.

Esteja certo de que seu salário maior, a compra do seu carro, não estão no seu próximo emprego, no seu próximo negócio, mas sim, moram bem aí onde você está, afinal, sonhos e desejos moram dentro da gente, e, quando nos dispomos a sonhar, temos que imediatamente compreender que precisaremos fazer a diferença, fazer mais e melhor, e, claro, em menos tempo do que os outros fazem.

E não há lugar melhor para você começar uma revolução profissional do que aí onde você está agora. Seja uma megaempresa ou uma de fundo de quintal, é exatamente aí que seus projetos precisam começar. Não imagine que vai dar o seu melhor apenas quando estiver fazendo aquilo que sonha fazer. Antes de o gerente que habita dentro de nós fazer sucesso, o office-boy que somos agora terá que levar muita chuva nas costas antes… 

Porém, um dia a chuva passa e enquanto molhava, regava a semente da competência, do comprometimento, da responsabilidade, para que ela pudesse produzir os frutos do sucesso. 

Grande abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre!

 

Opinião do leitor

Olá Raúl,

Quero agradecer pela oportunidade de receber informações sobre vendas, o seu trabalho com a Revista VendaMais é muito importante para nós profissionais da área e enriquece muito o nosso trabalho.
Desejo a toda equipe muito sucesso!

Alberto
WebRep

 

Para pensar

“É nossa atitude frente às dificuldades o que, mais do que qualquer outra coisa, influencia o sucesso do resultado final”.
William James