Desafio de vendas

Desafio de vendas

Olá.

Existe um filme antigo do qual eu gosto muito, que conta a história de um monge que foge do templo onde treinava, mas leva as marcas do kung fu por onde passa. Toda a rotina que ele viveu, os anos dedicados ao kung fu vão com ele, não apenas nas lutas e desafios que precisa enfrentar, mas no próprio corpo.

O filme mostra os rituais que ele cumpria no mosteiro, desde as tarefas mais básicas para quem tem o sonho de ser um mestre na arte do kung fu, como outras bem mais complexas, que vão surgindo à medida que os desafios anteriores vão sendo cumpridos.

Nunca me saiu da cabeça a cena em que ele colocou os dois braços em um caldeirão em brasa, simulando o controle do corpo e da dor. Ao retirar os braços, tinha marcado para sempre o formato de dois dragões, um em cada braço, resultantes daquele desafio. Por onde andava, quem sabia algo sobre kung fu reconhecia aquele com quem estava falando apenas por olhar aquelas marcas.

Isso me levou a pensar: o que seria “a marca” de vendas? Por quais rituais, por quais desafios um vendedor deveria passar para marcar história na profissão?

Hoje quero te propor um desafio. Aliás, o mais correto seria dizer que quero que você proponha um desafio a sua equipe de vendas. Se você fosse o mentor de um vendedor, quais são as tarefas que daria para que ele provasse que tem valor/amor pela profissão e também para ajudá-lo a se desenvolver?

As tarefas, entretanto, devem ter dois prerrequisitos:

  1. Devem ser facilmente comprováveis/mensuráveis, não vale história de pescador, a pessoa deve realmente comprovar que cumpriu o desafio (lembre-se das marcas no braço de que falei acima).
  2. Devem ter começo, meio e fim, ou seja, serem desafios com etapas. Por exemplo:
    • Prospectar 10 clientes novos em uma semana.
    • Recuperar 5 clientes inativos em uma semana.
    • Diminuir pela metade sua média de descontos por uma semana.

Valendo: desafie a sua equipe e não se esqueça de nos contar quais desafios irá propor! Envie suas sugestões de desafio para: [email protected]

Um abraço e boa sorte, pois o desafio começa agora!

Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br
 

DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

O que eu não falo, mas o outro interpreta!

A comunicação é muito maior do que apenas a fala de uma conversa. Alguns comportamentos nos dizem muito. Vamos pensar em alguns:

  • O timbre de voz – Nos remete às emoções do momento em que se processa a comunicação e, portanto, concluímos muitas coisas.
  • O olhar – É o “olho no olho” ou há desvios, e de que tipo? Temos o hábito de associar o olhar à credibilidade, daí resulta outra série de julgamentos e interpretações.
  • O corpo – Está relaxado ou tenso? Também temos uma enorme gama de sentimentos e impressões com relação a isso, quem não se lembra da famosa frase: “O corpo fala”?
  • A apresentação – Não quero falar aqui da aparência, e sim da forma de se apresentar, como roupa adequada ao local, limpeza, etc. Também temos uma série de modelos, ideários e impressões.
  • O contexto – Em muitas de nossas falas, deixamos de maneira subliminar uma série de valores e emoções. Costumamos passar preconceitos (todos nós temos alguns, de uma forma ou de outra), crenças, costumes sociais, preferências, etc.

Isso tudo acontece comigo, com você, com nossos amigos, inimigos, ou seja, com todas as pessoas. E, todos nós, em maior ou menor grau, percebemos esses elementos de comunicação mais ou menos como se houvesse quatro pessoas em uma conversa de duas. Dá impressão de que há um cara comigo dentro da minha cabeça e outro com a pessoa com a qual acontece a conversa. Portanto, uma comunicação fica melhor se “fecharmos” a quatro. Todo ser humano é um comunicador por natureza, logo, quanto mais elementos aprender a utilizar, melhor ele conseguirá ser.

Francisco Tibiriçá é consultor de treinamentos da WTF Brasil.

Esta dica foi extraída da Comunidade VendaMais. Se você quer obter outras dicas relevantes, práticas e diretas como essas ou enviar um artigo seu para a nossa equipe, acesse: www.comunidadevendamais.com.br e inscreva-se! Para ler o artigo de Francisco Tibiriçá na íntegra, acesse a Comunidade e leia o texto O que eu não falo, mas o outro interpreta!

OPINIÃO DO LEITOR

“A equipe da VendaMais me surpreende a cada dia, vocês são o máximo. Quando menos espero, lá estou eu precisando de um apoio, de alguma sugestão, e parece que vocês adivinham quando estou precisando de ajuda. Quando menos espero, abro meu e-mail e lá está a minha salvação. Adoro ler as novidades e sugestões que mandam para meu e-mail, os assuntos abordados por vocês já me ajudaram muito. Por isso estou aqui, hoje, para agradecer e dizer que continuem me ajudando. Muito obrigada!”

Fran Oliveira

PARA PENSAR

“Quem fecha a venda é o vendedor. Não fique esperando isso do cliente nem tenha medo de que ele diga ‘não’. Tente o fechamento a cada oportunidade”
Marcelo Caetano

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

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