“De volta para o futuro” episódio vendas

Na última sexta-feira, enquanto a gráfica responsável pela impressão da VendaMais rodava a edição de novembro (que, por sinal, está muito bacana. Não deixe de ler!), Marcelo Caetano, eu e nossa equipe editorial estávamos reunidos para debater as pautas da primeira revista de 2017! A conversa foi tão interessante e produtiva que achei que deveria compartilhar algumas das reflexões com você…

Para começar, apesar de nosso foco ser janeiro do ano que vem, em pouco tempo de um bate-papo animado (você sabe como é quando um grupo de apaixonados por vendas se reúne, não?), concluímos que devíamos fazer uma “viagem no tempo” e usar as informações que temos no presente e as que tínhamos no passado para planejar o futuro!

Ou seja, deixamos de pensar no que você precisa para vender amanhã e passamos a olhar para 2020. Falamos sobre o fato de que quando chegarmos lá, você vai precisar lidar com uma evolução tecnológica ainda mais acelerada, com clientes cada dia mais preparados para negociar e com uma realidade de vendas diferente da que você e nós vivemos atualmente.

Na sequência, listamos – e debatemos – o que consideramos as três premissas básicas para o sucesso de um profissional de vendas do futuro: o perfil empreendedor, o perfil consultivo e o perfil desafiador.

Esse, claro, foi apenas o ponto de partida da nossa linha de raciocínio – o resto, só lendo a VM de janeiro de 2017 para saber -, mas já serve como base para a reflexão que eu quero propor para você hoje.

Sem saber muito sobre esses três conceitos (apenas o que os títulos deixam evidente), mas conhecendo o mercado de vendas hoje como conhece a palma da sua mão, pergunto: você está preparado para basear seu trabalho nesses três pilares em pouco mais de três anos? Se não, que tal começar a se preocupar com isso agora? Definitivamente, o tempo ainda joga a seu favor. Cabe a você usá-lo como seu aliado e plantar hoje para colher amanhã.

Essa é uma conversa séria que você precisa ter consigo mesmo se sua missão de vida, se seu manifesto pessoal inclui algumas linhas sobre vender.

A VendaMais, o Instituto VendaMais e tudo que compartilhamos em nossas redes sociais (Facebook, LinkedIn e YouTube, não deixe de seguir!) pode contribuir nesse processo, mas o primeiro passo depende só de você.

E aí, vai iniciar a caminhada? Compartilhe seus pensamentos comigo respondendo este e-mail ou escrevendo para leitor@vendamais.com.br. Vou adorar ajudá-lo nesse processo.

Boa$ venda$!
Raul Candeloro

PS: Entre 21 e 25 de novembro, os principais especialistas de vendas do Brasil estarão reunidos no palco virtual do Circuito VendaMais 3.0, o maior congresso de vendas da América Latina! As inscrições são gratuitas. Acesse www.circuitovendamais.com.br, saiba mais e garanta sua vaga!

Para receber mais conteúdos, assine a E-zine VendaMais (Grátis).

Clique aqui, cadastre seu e-mail para receba semanalmente dicas do Raul Candeloro. Junte-se aos mais de 55 mil assinantes. E receba gratuitamente um e-book com 31 dicas para divulgar seu negócio!