Fabio Trabulsi Ashcar e Roberto Salomão realizam curso Introduction to Innovation (introdução à inovação)

Intensivo de 2 dias será ministrado em São Paulo e tem como foco a maneira de pensar e estruturar o processo de inovação

Quando você pensa em inovação, as primeiras palavras que te vêm a mente são investir em novas tecnologias? Caso sim, é preciso mudar esse padrão de pensamento. Ao menos é o que explica Roberto Salomão, diretor de projetos e um dos ministrantes do curso Introduction to Innovation (introdução à inovação), realizado pela Life at Campus no Brasil.

Salomão explica que a base para inovação é a maneira de pensar e estruturar o processo de inovação. No final de novembro (dias 30/11 e 1/12), ele e Fabio Trabulsi Ashcar ministrarão o curso Introduction to Innovation em São Paulo (SP). O objetivo é apresentar os passos que antecedem a inovação em si, com conteúdo direcionado a profissionais das mais diversas áreas que desejam conhecer melhor as bases para inovar. Apesar do nome, as aulas são ministradas em português e têm a chancela da University of Central Florida (UCF), nos EUA.

Confira a seguir quem serão os ministrantes:

  • Fabio Trabulsi Ashcar é formado em engenharia de produção e pós-graduado em administração estratégica para competitividade e inovação (pela University of Miami) e em gerenciamento e execução de projetos de inovação tecnológica (pela USP). Possui, ainda, especialização em empreendedorismo: como iniciar um negócio inovador (pela University of Maryland), além de certificação no modelo Disney para criatividade e inovação (pelo Disney Institute). É também especializado em Design Thinking (pela Stanford University) e em Solução Criativa de Problemas (pela University of Minnesota). Atualmente participa como docente nos cursos que promove junto à Barry University em Miami, University of Central Florida (UCF), em Orlando, e University of Nevada, Las Vegas (UNLV).
  • Roberto Salomão é graduado em administração de empresas (pela FAAP), tem MBA em finanças, marketing e relações com Investidores (pela USP), especialização em gestão de alta performance (GMP – Gallup) e certificado em business and innovation (pela UCF). Com duas décadas de experiência no mercado financeiro e no mercado fitness, abrangendo áreas comercial, financeira, estratégica, produtos, projetos e marketing, atualmente é diretor de projetos do Grupo Bio Ritmo / Smart Fit, com forte atuação em vendas, liderança de equipes, gestão de pessoas, além de criação de planejamento estratégico.

Quer saber mais sobre o curso e como a inovação pode ser importante para a sua carreira? Confira a entrevista exclusiva com Roberto Salomão. E mais: ao final, uma condição exclusiva para assinantes da revista VendaMais!

Olá Roberto, prazer em falar com você e entrevistá-lo para o site VendaMais. Conte-nos um pouquinho mais sobre o Introduction to Innovation, que é o tema de seu curso. Ainda existem muitas dúvidas e desinformação sobre o assunto. Qual a definição exata de Inovação para você e quais as dúvidas mais comuns em relação ao assunto?

O mundo vive em constante inovação. Se pararmos de inovar, nos tornaremos obsoletos e seremos engolidos pelas pessoas/instituições que se reinventam a todo momento. Existem formas para estimular as inovações. Formas simples, que não demandam altos investimentos, nem tecnologia de ponta! O treinamento “Introduction to Innovation” estimula o despertar desse olhar! A ideia é despertar a consciência dos alunos para o papel fundamental que a inovação representa atualmente nas empresas modernas, independentemente do tamanho e do número de funcionários.

Não existe uma única definição sobre inovação. Pelo contrário, existem algumas que se completam (e inclusive são abordadas logo no início do curso). As dúvidas mais comuns giram em torno do que é preciso fazer para inovar. É preciso ter ideias? Ter tecnologia? Ter alto investimento? Os conceitos e a maneira de pensar são o foco deste treinamento, onde buscamos quebrar muitos mitos, tornando a inovação mais “amigável” e menos assustadora.

Já existem alguns cursos parecidos no mercado sobre esse assunto. Por que o seu é diferente? O que o levou a criá-lo?

A maioria dos cursos sobre inovação foca muito em tecnologia. E este não é o caso aqui! Isso porque, se as bases não forem sólidas na maneira de pensar e estruturar o processo de inovação, as tecnologias não serão a solução. E a gente sabe que investimento em tecnologia geralmente é muito alto, não é mesmo? Além disso, quem participa dos cursos da Life at Campus no Brasil recebe um certificado internacional emitido pela University of Central Florida (UCF), segunda maior universidade dos EUA.

Quais são os erros mais comuns que você vê as pessoas cometendo em relação aos assuntos que você aborda no seu curso?

Muitos profissionais pensam que inovação se resume apenas a ter ideias. Ou, então, que é algo com custo muito elevado. Mas na verdade não é nada disso. Nosso objetivo é mostrar a infinidade de caminhos que a inovação propicia, estimulando as pessoas a encontrá-los e estruturá-los, de forma que se torne algo frequente e consistente, não apenas superficial.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Acredito que o erro mais grave é subestimar ou superestimar a inovação. Ambos são graves, porque farão com que o processo não crie raízes e não seja duradouro.

Na VendaMais somos bem focados em Vendas, então vamos falar um pouco mais sobre isso. Na sua opinião, o que uma empresa focada em inovação e que visa comunicar isso para seus clientes deve e não deve fazer?

Uma das definições que trazemos no “Introduction to Innovation” ressalta que inovação é uma “invenção comercializável”. Se a sua ideia, o seu insight ou a sua criação for algo que não dê para vender, ela está fadada ao fracasso. VENDAS é a base de tudo! Além disso, já que estamos falando de inovação, é importante ressaltar que também existem maneiras inovadoras de vender e de se comunicar com os clientes! É importantíssimo que a mensagem seja verdadeira e transparente do que realmente poderá ser feito! Afinal de contas, atualmente o cliente tem cada vez mais informações e opções à disposição dele. Por isso, a confiança deve ser fortalecida sempre – para que este relacionamento perdure.

Disso tudo, qual deveria ser a prioridade?

O cliente sempre deve ser prioridade de tudo! Resolver os problemas dele, atender as necessidades dele, encantá-lo! A inovação busca tudo isso. Também busca ajudá-lo a dar clareza para as melhores soluções (já existentes ou não), já que muitas vezes nem ele mesmo sabe o que quer ou precisa.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto (inovação) com as quais claramente não concorda ou acha exageradas?

Foco em tecnologia é sem dúvida nenhuma a pior das diretrizes. Para inovar, a tecnologia não é imprescindível. Isso porque, sem as bases conceituais, ela não será suficiente. Em outras palavras, no mundo atual, ter possibilidade de escalonamento é fundamental. E, para este fim, a tecnologia se mostra fundamental, contudo, ela não é necessária antes. Algumas palestras e workshops focam tanto em tecnologia que chegam a assustar as pessoas, fazendo parecer que a inovação é algo para poucos, o que não é verdade.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

O treinamento vai ocorrer nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro na sede da AMCHAM, em São Paulo.

  • São 2 dias de treinamento, com aulas em português.
  • Emissão de Certificado Internacional com o selo da UCF.
  • Totalmente exclusivo (evento para poucas pessoas).
  • Oportunidade de network.
  • Almoço, coffee breaks e material didático incluídos.
  • Parte da inscrição levará 10 refeições para as crianças da Gaia+, que realiza um trabalho social incrível de educação.

Conheça a seguir o conteúdo programático do “Introduction to Innovation”:

  • Os passos que antecedem a inovação.
  • A importância dos riscos.
  • Limites, razões e maneiras para inovar.
  • O perfil do inovador.
  • Elementos de gestão e planejamento.
  • Habilidades de negociação.
  • Geração e conexão de ideias.
  • Liderando uma equipe inovadora.
  • A cultura de inovação nas organizações modernas.

E os leitores da VendaMais têm uma condição superexclusiva para esse treinamento! O valor integral do curso é R$1.800,00, porém, os leitores da VendaMais pagam somente R$1.500,00.

E os 5 primeiros que se matricularem vão ganhar uma mentoria individualizada totalmente free, que vai lhes ajudar a colocar em prática os conhecimentos adquiridos no treinamento!

Para saber mais:

Próxima turma:

Quando: dia 30 de novembro, das 8h30 às 19h. E 1 de dezembro, das 8h30 às 12h30

Onde: AMCHAM Business Center – Rua da Paz, 1.431 / Chácara Santo Antônio – São Paulo, SP

Segue link com mais detalhes do evento: https://mailchi.mp/f9f54d570ba8/innovation

Leia também:

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima