COVID-19 e seu trabalho: 11 dicas e ações a considerar

Site de empregos Indeed reúne boas práticas para ajudar a superar a temporada desafiadora

O COVID-19 é o principal assunto das notícias no momento, levantando questões importantes sobre cuidados com a saúde. Para impedir a disseminação do vírus, muitas empresas já pediram aos seus colaboradores que trabalhem de casa. O site de empregos Indeed reuniu algumas dicas práticas para ajudar a superar esse momento imprevisível. Confira abaixo:

Se você está atualmente procurando emprego

Procurar um novo emprego pode ser confuso e desafiador. Ainda mais neste momento em que tanto os candidatos quanto as empresas estão tentando o melhor em prol da saúde e da produtividade. Lembre-se de:

Continuar aplicando

Mesmo se não receber uma resposta dos empregadores, mantenha o ritmo aplicando-se a vagas que correspondem às suas habilidades, experiência e qualificações. As empresas podem levar algum tempo para responder, já que estão se adaptando a trabalhar remotamente.

Defina uma meta de aplicação diária e recompense-se de maneiras pequenas e significativas depois de alcançá-la, como ler um livro ou fazer uma pausa para um café.

Fazer reavaliações regulares

Para otimizar sua pesquisa, reavalie sua carta de apresentação, currículo e até as vagas as quais você está se candidatando a cada semana. Pergunte a si mesmo:

  • Os trabalhos que estou aplicando são adequados para minhas habilidades, experiência e nível de experiência?
  • Meu currículo é atraente para os empregadores, com base em suas ofertas de emprego?
  • Minha carta de apresentação aborda de fato minhas experiências e qualidades mais relevantes no que diz respeito a cada trabalho específico?

Adaptar seu currículo e carta de apresentação

Se ainda não o fez, atualize seu currículo e carta de apresentação para cada solicitação de emprego. Revise a vaga e coloque palavras-chave relevantes. Aborde todos os requisitos, habilidades e qualidades que você possui e que também estão no anúncio de emprego.

Complementar sua renda

Se necessário, considere procurar um trabalho de meio período, remoto ou temporário até receber uma oferta. Fazer isso pode manter suas habilidades afiadas e proporcionar uma renda extra. Existem muitas opções disponíveis para pessoas com pouca ou nenhuma experiência, como entrada de dados ou transcrição de arquivos de áudio em documentos escritos.

>> Exclusivo para assinantes: 21 melhores práticas para diagnosticar a experiência dos clientes

Se sua empresa pediu para você trabalhar de casa

Trabalhar em casa pode ter uma transição desafiadora. Aqui estão algumas maneiras de aproveitar ao máximo o trabalho remoto:

Considere o que você precisa

Pergunte ao seu empregador se ele fornecerá algum software ou equipamento de escritório específico. Faça uma lista dos itens que você pode precisar, como cabos ou notebook. Separe um espaço para o trabalho e crie limites para evitar excesso de trabalho, como definir uma regra para desligar o computador em um determinado horário todos os dias.

Encontre um espaço tranquilo

Se você nunca trabalhou em casa antes, o elemento mais importante é ter um espaço silencioso e livre de distrações. Encontre um lugar longe da família, da televisão e de outros ruídos e peça aos seus entes queridos que respeitem esse espaço e seu tempo de trabalho.

Mantenha o foco

Sem seus colegas ao redor, pode ser difícil encontrar a motivação para trabalhar. Você pode ajudar a aumentar sua produtividade trabalhando em intervalos de 25 a 30 minutos e fazendo uma pausa para verificar e-mails ou brincar com seus filhos e animais de estimação. Se você tem filhos para cuidar, agende seu horário de trabalho na hora dos cochilos ou planeje fazer a maior parte do seu trabalho quando estiverem na cama.

Se você se sentir sobrecarregado, crie rituais de início e término do trabalho, momentos de movimento forçado e pausas. Por exemplo, tente o método Pomodoro concentrando-se por 25 minutos e depois fazendo uma pausa obrigatória de 5 minutos. Aqui estão algumas maneiras adicionais de criar limites em torno do trabalho e do horário de casa:

  • Desligue o computador no final do dia;
  • Evite abrir seu e-mail ou bate-papo on-line depois de decidir sair;
  • Identifique uma atividade que começa na hora em que você precisa se desconectar, como uma aula de exercício, um curso online ou uma ligação com um amigo.

Seja paciente

Pode ser difícil fazer a transição para um ambiente de trabalho doméstico não social. Aprender a equilibrar sua vida profissional e doméstica pode ser um desafio; portanto, defina horários fixos para o trabalho. Além disso, saiba que você pode se sentir sozinho – mesmo com videoconferências virtuais. Portanto, tome medidas para socializar de maneira cautelosa e saudável.

Dicas para permanecer positivo

Independentemente das circunstâncias do seu trabalho, aqui estão algumas práticas básicas para se manter saudável e produtivo em meio ao COVID-19:

Lembre-se do que é mais importante

Uma mudança repentina no seu emprego, mesmo que pequena, pode parecer alarmante e confusa. Seja paciente consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor durante o ajuste e lembre-se de que é perfeitamente aceitável priorizar sua saúde e de seus entes queridos.

Pratique a paciência

Este pode ser um momento estressante e, embora você se sinta frustrado, pode também se sentir mais capaz ao agir por conta própria quando se trata de seu trabalho. Entre todas as perguntas não respondidas, descobrir as melhores etapas a serem seguidas em sua circunstância específica é a parte importante. Tenha paciência consigo mesmo, com seu empregador e com aqueles que o rodeiam, enquanto todos descobrimos o que é melhor.

Mantenha-se saudável

Um dos aspectos mais importantes de se manter saudável é reduzir o estresse. Tire um tempo para se concentrar no seu estado mental e físico, realizando pequenas ações, como se exercitar, beber bastante água e dormir o suficiente. Isso ajudará você a se concentrar no trabalho ou a prepará-lo para o sucesso ao encontrar um novo trabalho.

Indeed é um site de empregos que permite que os candidatos pesquisem milhões de empregos na web ou em dispositivos móveis em mais de 60 países e 28 idiomas. Mais de 250 milhões de pessoas todos os meses pesquisam empregos, colocam currículos e empresas de pesquisa no Indeed. Para mais informações, acesse www.indeed.com.br

Leia também: