Convidados Surpresa da ExpoVendaMais

Hoje vou divulgar em primeira mão uma notícia que pouquíssima gente sabe sobre três convidados surpresa que vamos ter na ExpoVendaMais.

Sempre gostei de uma frase que diz que o homem sábio aprende com o erro dos outros. Por isso passei boa parte dos meus primeiros anos como profissional estudando as biografias de pessoas bem-sucedidas. Como pensam? O que fazem de diferente? O que posso aprender e adaptar para melhorar meus próprios resultados?

Com o passar do tempo, como resultado do sucesso da VendaMais, passei a ter acesso direto a muitos empresários bem-sucedidos, o que acelerou ainda mais o aprendizado. Aprender nos livros é excelente e extremamente necessário. Mas ver um empresário de sucesso em ação é algo ainda mais impactante.

Nesse contexto, sempre me chamaram especial atenção as empresas que são Great Place to Work (visitá-las e analisar suas práticas de gestão de pessoas é sempre fantástico) e aquelas que, mesmo em mercados altamente concorridos, não apenas sobreviveram mas prosperaram e tornaram-se “gigantes” (quando essas empresas são assinantes da VendaMais… Aí o orgulho é ainda maior!).

Na ExpoVendaMais deste ano teremos alguns convidados “surpresa”, que não constam na programação oficial, mas que terão todo o destaque merecido. Estou divulgando aqui em primeira mão e você, amigo e companheiro da VendaMais, é um dos primeiros a saber.

Um deles é o Mário Gazin, fundador do grupo Gazin, que fatura hoje mais de R$ 2 bilhões/ano, tem mais de 5.000 funcionários e descascou um mamão na casa dele quando o editor-executivo da Liderança e da VendaMais Júlio Clebsch, foi entrevistá-lo em Douradina (você pode ler a matéria completa aqui).

“Seu Mário” vem acompanhado do Osmar Della Valentina, superintendente do grupo e seu braço direito na administração dessa potência do varejo nacional. Ambos falarão sobre os desafios que superaram, como pensam o futuro da empresa, como lidam com a gestão de pessoas, histórias de sucesso (e de aprendizado…). Como a Solução Comercial dá consultoria tanto na área de atacado quanto na área de compras do grupo Gazin, convidei o Marcelo Caetano, meu sócio na consultoria, para promovermos um debate com eles (e o convidado da segunda empresa, que já vou apresentar) sobre a Roda da Liderança, o que inclui:

  • Recrutamento e Seleção;
  • Treinamento;
  • Remuneração;
  • Engajamento e Motivação;
  • Comunicação com a equipe;
  • Indicadores de performance etc.

A segunda empresa convidada é outro grande case. Há alguns anos eu estava no interior do Mato Grosso dando palestras, quando perguntei para a plateia “Quem aqui sabe exatamente qual a missão da sua empresa?”. Para minha surpresa, umas 20 pessoas levantaram imediatamente a mão. Como isso nunca acontece, não pude realmente esconder a surpresa. Foi quando notei que estavam todos trajando uniformes com o logotipo da Honda. “Vocês são da Cometa?”, perguntei.

Logicamente, eram. Ficaram em pé e os 20 repetiram a missão da empresa ao mesmo tempo (eu me arrepio quando isso acontece… É tão importante e ao mesmo tempo tão raro de encontrar).

O presidente do grupo Cometa, Francis Mariz Cruz, vai nos contar porque faz com que todos os membros da sua equipe leiam pelo menos um livro por mês, façam um resumo e entreguem para o departamento de RH (tem uma matéria muito boa no portal HSM sobre isso); vai comentar sobre como diferenciar-se num mercado cada vez mais competitivo (o grupo Cometa recebeu a certificação 5 ASAS da Honda este ano, prêmio máximo da montadora) e vai debater, junto com Seu Mário, Osmar, Marcelo Caetano e eu, como enfrentar os desafios que afligem a maior parte dos líderes comerciais.

Além da minha apresentação sobre a Roda das Vendas (falarei especificamente do Decálogo do Cliente, na parte de Criatividade em Vendas), o Marcelo comentará sobre o impacto da tecnologia em vendas, os indicadores de performance e como montar um placar de sucesso para a área comercial; Jeffrey Gitomer falará sobre Liderança em Vendas; Claudio Diogo apresentará o Mosaico da Venda (uma palestra nova que mostra como um vendedor campeão é formado); jogaremos o SalesVille (nosso exclusivo jogo-treinamento on-line de vendas) e agora você já sabe que teremos outros três convidados, falando sobre seus casos de sucesso. Tudo isso porque quero muito que as pessoas que participam do evento digam, ao sair de lá: “Valeu cada centavo e cada segundo!”.

O melhor do que existe hoje no Brasil vai ser discutido na ExpoVendaMais! O evento acontecerá em Curitiba, nos dias 18 e 19 de Outubro. Espero encontrá-lo por lá! Mais informações e como fazer sua inscrição você encontra aqui: www.expovendamais.com.br

Abraço e boas vendas,

Raúl Candeloro

P.S.: Mário Gazin, Osmar Della Valentina, Francis Cruz, Raúl Candeloro, Marcelo Caetano, Claudio Diogo, Jeffrey Gitomer… O Barcelona que se cuide! :-)

 

ENTREVISTA

“Qualquer pessoa pode ficar rica com vendas. Desde donas de casa que começam a vender algo através do marketing de rede ou porta a porta, a executivos e vendedores experientes. Todos, sem exceção, podem ficar muito bem na vida se seguirem os passos certinhos que já consagraram muitos vendedores na história.”
Confira a entrevista com César Frazão.

 

ARTIGO DA SEMANA

Profissão: Vendedor

Por Carolina Manciola

“Quem aqui sonhou ou desejou ser vendedor algum dia?”. 

Há alguns meses, ouvi essa pergunta em uma palestra dirigida a vendedores e fiquei surpresa quando ninguém na plateia levantou a mão.

Esse é um questionamento que vem me perseguindo desde então e hoje, lendo um artigo num site de vendas, voltei a refletir sobre o assunto: a importância da profissão vendedor.

Podemos observar como o vendedor é pouco prestigiado. Por exemplo, quando perguntamos a uma criança o que ela quer ser quando crescer. As respostas são as mais variadas: algumas querem ser astronautas, outras bailarinas, professores, médicos, secretárias e por aí vai. Mas vendedor eu nunca vi! Até porque são poucos os que consideram vendedor uma profissão de verdade. O mais curioso de tudo isso é que, em qualquer profissão as pessoas têm que lidar com vendas: o médico vende seu conhecimento, a bailarina seu talento, a secretária sua organização. De um jeito ou de outro, todos nós somos vendedores – no mínimo, vendedores de nós mesmos!

Mas o vendedor a que estou me referindo nesse pequeno texto (ou desabafo), é o “vendedor vendedor”: aquele que fica em pé o dia todo na loja, ou o que fica atrás do balcão, o que passa o dia inteiro fazendo ligações sem parar ou os outros milhares que circulam pelas ruas, de porta em porta, oferecendo algum tipo de produto ou serviço.

A maioria das pessoas “acabam” nessa atividade não por vocação ou desejo; muitas estão ali apenas para passar uma chuva, outras porque não acham coisa melhor ou até porque não sabem fazer nada mesmo e, com isso, o mercado vai ficando saturado de maus vendedores e nós, clientes, saturados de sermos mal-atendidos.

O setor de vendas precisa de profissionalização. Urgente! Afinal de contas, tudo é uma questão de saber vender seu peixe. Vendedores lidam com clientes e os clientes são a base de toda empresa.

Capacitar, qualificar, preparar os profissionais que lidam diretamente com a clientela é fundamental para o bom desempenho de toda e qualquer empresa. Segundo as estatísticas, um cliente bem-atendido atrai outros três clientes, enquanto o que é mal-atendido faz com que a empresa perca outros sete.  Sem falar no fato de que, conquistar um cliente custa cinco vezes mais caro que mantê-lo. Desta maneira, pode-se concluir que a qualidade no atendimento deve ser repassada nas relações entre vendedores e clientes, pois essa falta de qualidade gera retrabalho que é dinheiro jogado fora.

Essa história de “quem não tem cão caça como gato”, não cabe nesse contexto de alta competitividade que vivemos hoje. Um cliente satisfeito é a razão da continuidade de todo empreendimento. Assim, educar, treinar os profissionais de vendas para o bom desempenho de suas atividades é, sem duvidas, a melhor solução. Remediar pode custar muito caro. O ideal, então, é prevenir sempre e profissionalizar o que tem que ser profissional. E viva a profissão de vendedor!

*Carolina Manciola é sócia e Diretora da Triunfo Consultoria e Treinamento, consultora e palestrante.

 

OPINIÃO DO LEITOR

Via Facebook: Ana Cristina Silva ­– a revista VendaMais é muito importante para o sucesso de uma empresa, eu leio e recomendo!

 

PARA PENSAR

“Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.”
Friedrich Nietzsche