Compartilhe o conhecimento de sua equipe
Como inovar no processo organizacional e disponibilizar o conhecimento dos colaboradores para toda a companhia? Para PatrÃcia Yoshioka, responsável pela área de gestão do conhecimento da empresa farmacêutica Daiichi Sankyo, a resposta para essa pergunta é colaboração.
Foi por meio dela que a organização colocou em prática um dos melhores exemplos de gestão do conhecimento: a GiiMiiPedia, uma enciclopédia livre acessÃvel a todos os colaboradores com o objetivo de compartilhar conhecimento em toda a empresa. ?Com a ajuda dos funcionários, criamos a GiiMiiPedia em apenas sete dias?, explicou PatrÃcia durante o GMC.
A enciclopédia livre foi construÃda no modelo Wiki, software livre disponibilizado na web pela Fundação WikiMedia, conhecida pela Wikipédia. ?Customizamos o software para nossa empresa e incentivamos o compartilhamento do conhecimento seguindo os princÃpios da Wikipédia?, conta.
A GiiMiiPedia estimula todos os colaboradores a contribuÃrem com suas informações de forma a reduzir o tempo e investimentos para reensinar novos funcionários e permitir que soluções de problemas aplicáveis em determinado contexto possam servir como base para resolver outros que venham a surgir. ?Essa visão sustenta nossa abordagem de gestão de conhecimento e inovação como uma plataforma única. Por intermédio da gestão do conhecimento, é possÃvel praticar a inovação legÃtima, que prescinde da liberdade gerada pelo compartilhamento do conhecimento?, completa.
O funcionamento da GiiMiiPedia é simples: todos os colaboradores têm acesso ao banco de dados, podendo consultá-lo e atualizá-lo com informações que abrangem termos técnicos, conceitos e benefÃcios. Além de custo zero, a principal vantagem para a empresa é transformar o conhecimento individual em coletivo, reduzindo o retrabalho.
Quer saber mais sobre gestão do conhecimento? Então, acesse o site: http://www.lideraonline.com.br e veja a matéria especial que publicamos sobre o tema na revista Liderança. Aproveite também para conhecer um pouco mais da nossa publicação.
Um grande abraço,
Cleverson Uliana
Redator-chefe da revista Liderança
[email protected]
Artigo da semana
Por Reginaldo Godoi
Tenho lido, ouvido e visto muita coisa sobre como obter motivação, entusiasmo, comprometimento, desempenho da equipe, etc. Aliás, o que mais existe é artigo com fórmula de motivação com cinco, oito, dez regrinhas de ouro e treinamentos com dinâmicas, vivências, salto de tirolesa, ponte pênsil, tropa de elite, tudo em busca da motivação. Quero ressaltar que todas essas metodologias, quando bem direcionadas e aplicadas, são ferramentas eficientes na busca de melhores resultados das equipes.
No entanto, o que desejo compartilhar é como a percepção do gestor é determinante nesse processo de motivação da equipe ou de colaboradores. O foco do meu trabalho como consultor, palestrante e coach tem se desenvolvido na indústria da confecção no interior do Paraná, e uma situação peculiar me chamou atenção em como obter a motivação de uma equipe de 30 vendedores.
Após uma convenção de vendas para o lançamento de mais uma coleção ? palestras com aquele apelo tradicional do gestor convocando a equipe para mais um desafio, realçando metas da empresa e buscando realizações pessoais ?, um dos vendedores, bem jovem por sinal, aproximou-se do patrão e disse com certa dose de orgulho da sua alegria de ter comprado uma caminhonete nova, fruto de seu empenho nas últimas campanhas de vendas.
O que seria natural era receber elogios, como: ?É isso aÃ!”, “Parabéns!”, “Você é um excelente vendedor!?, enfim, tudo que a gente conhece. Mas o surpreendente aconteceu. O patrão se dirigiu ao vendedor e lhe disse: ?Você fez sua parte e ganhou o merecido pelo seu trabalho, mas eu quero tornar sua conquista ainda mais valorosa. Você está autorizado a passar em tal loja de acessórios e equipar sua caminhonete com som, pelÃculas e faturar para a empresa?.
Vi o brilho nos olhos do rapaz. A força dessa atitude é simplesmente a quebra de um paradigma existente entre vendedores, funcionários e gestor. Vendedores e funcionários acham que dão o máximo de si, são pouco valorizados, trabalham demais, ganham pouco e todo o lucro fica para o gerente. Você pode estar pensando: ?Que ingenuidade, se o lÃder fizer isso com todos, ele quebra!?. Ele não vai quebrar! E pode ter certeza de que, na próxima convenção, terá mais um de sua equipe com uma nova conquista perguntando que loja de acessório está autorizada a equipar sua caminhonete. E o lucro do gestor? Não tenha dúvidas, será cada vez maior.
Para que seu texto seja publicado na e-zine Liderança, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como o consultor Reginaldo Godoi, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.
Opinião do leitor
?A Liderança é uma revista muito interessante e útil para o dia a dia da nossa empresa?
Claudia Lopes
Para pensar
?Eu era um homem de negócios e não ficava constrangido em formular perguntas tolas. Seja curioso, faça perguntas e não aceite nada como definitivo?
Ray Kassar