Como vocĂȘ reage a imprevistos?

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Como vocĂȘ reage a imprevistos?

Olá.

Você e todos os integrantes de sua equipe estão sujeitos a inúmeras adversidades todos os dias: vendas perdidas, clientes que rejeitam os produtos/serviços, conflitos com os colegas, problemas com equipamentos eletrônicos, desentendimentos com o chefe, processos com os quais não concorda dentro da empresa, imprevistos… Todas as pessoas passam por problemas, mas cada uma reage de um jeito, de forma positiva ou negativa.

As pessoas que reagem de maneira proativa são chamadas de resilientes, pois têm a capacidade de administrar suas emoções ao passarem por processos de dificuldade, controlar a reação impulsiva e fazer uma análise do ambiente, detectando por que o momento de desconforto surgiu e qual é a melhor maneira de reagir ao ocorrido.

Depois de todo esse processo, os resilientes conseguem voltar mais facilmente ao estado de normalidade em que estavam. É como se, ao ouvir um “não” do cliente, o vendedor rapidamente pensasse: “O.k., não devo dizer nada de imediato, mas respirar fundo e perguntar a mim mesmo quais são os motivos que levaram a rejeição à minha proposta e, somente depois disso, começar a falar”.

Você e sua equipe de vendas conseguem fazer isso? Vocês se consideram resilientes? Descubra, agora mesmo, fazendo o pequeno teste a seguir:
 

 

SIM

NÃO

Você e os vendedores de sua equipe têm pouca flexibilidade para aceitar mudanças?  
 
 
 
Você e sua equipe têm dificuldade para lidar com as adversidades do dia a dia?  
 
 
 
Costumam ter decisões e ações movidas pela tristeza/medo ou pela raiva?  
 
 
 
Você e os outros vendedores demoram excessivamente para conquistar a atenção do cliente?  
 
 
 
E o grande tendão de Aquiles de muitas pessoas: você ou sua equipe costuma terceirizar a culpa, sentindo-se sempre como a vítima de todos os problemas?  
 
 
 

Se respondeu “sim” a pelo menos uma das alternativas, você e sua equipe têm muito trabalho pela frente para aumentar o nível de resiliência. E nós, da Editora Quantum, queremos ajudar nesse processo. Estamos desenvolvendo um treinamento justamente sobre essa atitude, afinal de contas, esse é um desafio grande e reconhecido até mesmo na Bíblia: “É muito mais difícil controlar as emoções do que conquistar uma cidade”.

E, nesse processo de criação, quero contar com sua ajuda, desejo conhecer sua opinião sobre essa atitude. Participe agora mesmo da nossa pesquisa sobre resiliência. Acesse o site: www.treinamentosvendamais.com.br/resiliencia e divida com a gente quais são as principais dificuldades que você enfrenta para superar os obstáculos e conseguir focar o resultado.

Um abraço e boa$ venda$,
Raúl Candeloro
 

Site VendaMais https://vendamais.com.br
Twitter RaĂșl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro
DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

8 dicas para acalmar clientes irritados

Por André Silva

  1. Mantenha o controle emocional sem demonstrar desequilíbrio.
  2. Se o cliente xingá-lo, permaneça calmo e responda com paciência. Esse é um sinal de força, e não de fraqueza.
  3. Evite suspirar frequentemente, pois isso demonstra aborrecimento e impaciência para o cliente.
  4. Olhe nos olhos do cliente e demonstre firmeza nas suas explicações. Isso vai passar segurança e confiabilidade.
  5. Deixe o cliente falar até o fim, sem interrompê-lo, e valorize suas colocações, mesmo que você saiba a solução para o problema dele.
  6. Evite falar a palavra “calma”, porque é tudo o que o cliente não quer ouvir.
  7. Mantenha uma posição corporal que não amedronte o cliente. Fique longe o suficiente para dar espaço a ele. Não fique muito próximo, pois isso pode aumentar a irritação do cliente.
  8. Não toque numa pessoa irritada, em especial se ela parece ser potencialmente violenta. Isso pode estimular ainda mais a agressividade dela.

André Silva é vendedor e palestrante na área de vendas.
Visite o site: www.palestranteandresilva.com.br
E-mail: [email protected]

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como André Silva, visite o site: www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

Para conferir este artigo na íntegra, acesse a comunidade e leia o texto 8 dicas para acalmar clientes irritados.

OPINIÃO DO LEITOR

“Semana passada, ministrei o curso Motivação para o Sucesso Pessoal, cujo conteúdo, além de meus conhecimentos pessoais, foi todo baseado nos artigos e nas entrevistas de duas maravilhosas revistas – a VendaMais e a Motivação, hoje chamada Liderança. Agradeço pela qualidade e pelo profissionalismo do serviço que vocês disponibilizam.”
Morency Botelho Monte

PARA PENSAR

“Se você quer mudar tudo, basta mudar a sua atitude”
H. Jackson Brown

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

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