Como o e-commerce pode atrair mais clientes na Black Friday

Por Priscilla Erthal

A Black Friday, um dia inteiro de grandes descontos, vem crescendo a cada ano no Brasil. Em 2017 não vai ser diferente. Segundo a pesquisa “Thanks God it’s Black Friday”, realizada pelo Google, a expectativa é de crescimento de 15% a 20% em relação a 2016.

A notícia é boa. Porém, o consumidor brasileiro continua tradicional. O estudo também apontou que 77% dos clientes pretendem comprar na mesma loja online que já tiveram experiências.

O Black Friday é uma das datas mais importantes e vendáveis do calendário. Ele veio para ficar e muita gente utiliza para antecipar as compras do Natal.

Confira a seguir 11 dicas para que o e-commerce consiga se destacar e trazer mais clientes.

Planejamento

  • Crie um senso de urgência: Crie uma landing page com contador para lembrar aos visitantes quantos dias faltam para o Black Friday e um minicadastro para inserir no banco as pessoas interessadas em receber as promoções da data.
  • Envolva toda a empresa: Não adianta só o marketing criar uma campanha superbacana e não combinar e ouvir as outras áreas.
  • Reforce as áreas: por exemplo, TI precisa se preocupar com a qualidade do site. Este não pode ficar lento ou cair. Logística e atendimento precisam aumentar o número de pessoas e mudar o horário para que possam aguentar a demanda. RH deve fazer alguma ação de endomarketing para motivar a todos. E o comercial precisa realizar uma definição com o marketing da estratégia de produtos que serão vendidos no dia.

Estratégia

  • Valorize os atuais clientes: avise antes para quem está na base ou se cadastrou na landing page.
  • Atenção ao início: existe uma tendência de começar na véspera, ou seja, na quinta-feira, no final da noite, já que há um crescimento exponencial na busca do consumidor pelas promoções neste dia.
  • Destaque os produtos: caso a loja não disponibilize os descontos em todas as mercadorias, é importante inserir um selo especificando claramente para os clientes.

Regras do jogo

  • As regras precisam ser o mais claras e simples possíveis. Além disso, o regulamento das promoções deve estar em um lugar legível.
  • Relembre o histórico: não precisa se reinventar todos os anos. O ideal é olhar para os anos anteriores e entender o que deu certo e errado para ajustar e melhorar.

No dia

  • Crie uma dinâmica para todo o evento ficar coberto com equipes de olho nas vendas, estoques e mídias que estão ou não dando resultados.
  • Aja de forma rápida para entender qual produto está dando mais resultados e, se possível, potencialize aquela venda.
  • Lembre-se que o cliente está com apetite e propenso a comprar. É preciso aproveitar essa oportunidade. Muitas vezes aquela venda em si não valeu à pena financeiramente, mas, olhando no médio prazo, trouxe um cliente novo.

Priscilla Erthal. Premiada pelo E-Commerce Brasil como a melhor profissional de vendas do País em 2014, Priscilla Erthal é sócia da Organica, empresa focada na aceleração de negócios e pessoas dentro da lógica da Nova Economia. Com mais de 15 anos de experiência nas áreas de e-commerce, marketing digital e varejo, é reconhecida no mercado por sua experiência com crescimento exponencial nas empresas que passou. Intensificou seus conhecimentos na B2W, onde ficou por mais cinco anos, passando pelas áreas de marketing e comercial. Entre 2011 e 2014, foi responsável pelo marketing da Netshoes, depois atuou como CMO do Hotel Urbano. Em 2016, Priscilla foi convidada a se tornar sócia da Organica.

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