Como lidar com a objeção NTI – “Não tenho interesse”

Seu prospect disse “Não tenho interesse”, quando você ofereceu seu produto/serviço a ele? Está na hora de saber como lidar com essa objeção!

Um de nossos alunos do curso on-line APV (Alta Performance em Vendas) postou uma pergunta muito interessante no fórum e queria compartilhar com você a resposta, pois é algo que acontece com frequência e que incomoda até mesmo vendedores veteranos.

Estávamos falando sobre prospecção de novos clientes e surgiu uma dúvida no grupo: o que fazer quando o prospect sendo abordado descarta rapidamente o contato do vendedor, dizendo algo como “não tenho interesse”?

O vendedor não teve nem tempo de se apresentar e já leva um “não” atravessado desses. O que fazer?

Vamos começar pelo começo, que é sempre um ótimo lugar para começar. 🙂

Se você está ouvindo objeções já de cara, antes mesmo de conseguir avançar para os outros passos da venda, precisamos primeiro entender POR QUE isso pode estar acontecendo.

Alguns motivos para ouvir objeções precoces na prospecção/abordagem:

  1. A prospecção está sendo feita com prospects não qualificados ou fora de perfil.
  2. A abordagem não está sendo feita da maneira correta e o cliente já descarta o vendedor.
  3. O prospect está respondendo por impulso/reflexo.

Muitas vezes, o que acontece durante a abordagem inicial (principalmente quando ela é “fria”, ou seja, primeiro contato, sem referências anteriores) é que alguns prospects têm um reflexo imediato, um impulso de dizer não.

Ou seja: não é que não estejam realmente interessados. Muitos deles simplesmente foram pegos de surpresa, ao não se sentirem preparados ou confortáveis com o momento, descartam automaticamente o vendedor por reflexo, evitando o desconforto do momento.

Nesse caso, você precisa usar uma técnica de PNL que se chama “interrupção de padrão/pattern interruption”. O objetivo é fazer com que o prospect saia do padrão negativo (resistência), direcionando seus pensamentos para outras coisas mais positivas e produtivas.

Alguns exemplos bem práticos com três formas de lidar com objeções como não tenho interesse:

1) Responder imediatamente

“Entendo como o senhor se sente. Inclusive, já tive vários clientes que me disseram o mesmo e que hoje são fãs da nossa marca/produto/serviço/empresa, pois descobriram que oferecemos (lista de benefícios) e eles nem sabiam. Só por curiosidade, o senhor poderia me contar um pouco mais sobre… (como ele compra, escolhe fornecedores, toma decisões, etc.).”

2) Ignorar a objeção 

Vamos dizer que você vende “X” e liga para um prospect. Ele responde que não tem interesse. Uma resposta usando essa técnica de ignorar a objeção seria:

“Entendo. O ‘x’ que vocês estão comprando tem 1, 2 e 3?”

Ou ainda

“Entendo. O que o senhor (ou sua empresa) mais gosta nessa marca/produto/serviço/empresa que lhe fornece atualmente?”

Note o novo padrão: eu sempre começo a frase com “entendo” e depois faço uma pergunta relacionada ao assunto, continuando normalmente a conversa, como se o prospect não tivesse dito que não tem interesse.

Muitos vendedores têm pavor de que algum cliente diga algo como “qual parte de ‘não estou interessado’ você não entendeu?”, mas a verdade é que isso raramente acontece, por isso essa técnica funciona bem.

E se o cliente falar “eu realmente não tenho interesse”, você pode aplicar a técnica 3.

3) Entender o problema

 “O senhor não está interessado em falar sobre isso AGORA ou não está interessado em (lista de benefícios)? Se o senhor preferir, posso ligar num horário mais conveniente para explicar como nós (reforço/repetição da lista de benefícios). O que acha?”

Essas são técnicas simples, mas bem eficientes de lidar com objeções iniciais.

Note que as três procuram continuar a conversa fazendo perguntas simples, diretas, objetivas, com a intenção de direcionar positivamente a conversa, sem se abalar com o “não” inicial.

Como em toda objeção, a solução geralmente passa por fazer perguntas para entender melhor as reais causas/motivos daquela objeção e, quando possível, oferecer rapidamente alternativas para guiar o prospect na direção que queremos.

Ou seja, é uma postura ativa de liderança na conversa, e não de liderado.

Raul Candeloro – como lidar com uma objeção

Pergunta coach: dessas três técnicas, qual você acha que seria mais eficaz no seu dia a dia?

Abraço e boa$ venda$,

Raul Candeloro

P.S. Não quer ficar de fora da próxima turma do APV? Clique aqui e descubra quando as matrículas começam!

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima