Como gerenciar uma equipe de vendas motivada e de alto desempenho sem trabalhar 14 horas por dia

Na verdade, o título completo do editorial de hoje deveria ser:

“Como gerenciar uma equipe de vendas motivada e de alto desempenho sem trabalhar 14 horas por dia (e sem perder a sanidade mental, sem engordar dez quilos e sem se divorciar)”.

Tenho estudado e escrito sobre o sucesso em Vendas desde 1994, quando comecei a VendaMais (na época, a revista chamava-se Técnicas de Venda).

Sempre me chamou a atenção o fato de alguns vendedores venderem 10x ou mais do que seus colegas. Passei a entrevistar esses supervendedores para uma coluna na VendaMais e a colecionar histórias sobre o que faziam e, principalmente, como pensavam, para ter esses excelentes resultados.

Com o passar do tempo, comecei a notar que esses supervendedores precisavam de uma estrutura de liderança que lhes desse suporte para desempenhar com excelência sua função.

Então, naturalmente, passei a estudar liderança em vendas. Afinal de contas, do que adianta ensinar vendedores a vender se depois os gerentes atrapalham?

Com o passar do tempo fui me especializando e hoje posso dizer sem problema algum que sou uma das cinco pessoas que mais entende do assunto Liderança em Vendas no Brasil.

A constatação a que cheguei é que os gerentes hoje em dia estão precisando de MUITA ajuda, e em diversas áreas:

  • Como estabelecer e cobrar metas da equipe.
  • Como se comunicar nas reuniões.
  • Como dar feedback e feedforward para que a equipe melhore constantemente.
  • Como cobrar, analisar e depois tomar decisões baseando-se em relatórios (e o que é preciso fazer para que a equipe preencha corretamente os relatórios).
  • Como definir quais são os indicadores de performance mais adequados para alcançar os objetivos pré-definidos.
  • Como recrutar e selecionar bons vendedores num mercado em que bons candidatos parecem estar cada vez mais escassos.
  • Como remunerar a equipe de maneira eficaz, usando a parte fixa, comissões e bonificações/incentivos para alavancar resultados.
  • Como administrar seu tempo para conseguir fazer tudo que é preciso ser feito, com profissionalismo e competência, sem enlouquecer, sem engordar dez quilos e sem se divorciar. (Esta é a parte mais importante! :-) )

Por isso estou muito animado com a nova turma do curso online que criei no Instituto VendaMais. O curso GEC – Gestão de Equipes Comerciais – é a ajuda que todo líder de vendas precisa para obter os melhores resultados de seus vendedores.

Os alunos que participaram da última edição estão tendo resultados incríveis. Semanalmente, recebo e-mails deles contando o que mudaram, o que está funcionando e como estão aplicando o conhecimento do curso. Confira alguns exemplos:


Raul, boa tarde! Mais uma vez, agradeço a DEUS todos os dias por ter a oportunidade de participar do GEC. O curso, a cada etapa que se inicia, nos surpreende com o conteúdo apresentado e pelo ensino tão dinâmico. Parabéns a todos envolvidos neste excelente trabalho!

Abraço,

Eliana Ferreira Wanderley
Gerente Nacional de Vendas


Prezado Raul, boa tarde!
Tivemos uma grande evolução na identificação dos pontos principais para serem trabalhados com a equipe. É um privilégio fazer este curso! Não hesito em dizer que está sendo melhor do que uma pós-graduação.
Cordial abraço,
Jeremias Rodrigues
Diretor


Olá, Raul, o módulo, para mim, foi perfeito. Tivemos assuntos que nem na pós de RH eu tinha visto. Parabéns!

Abraço,

Arno Grahl


O GEC é formado por dez módulos, um módulo por mês (confira a programação completa em www.institutovendamais.com.br), com videoaulas, apostila, material de apoio, conference chat mensal comigo e exercícios sobre os assuntos mais importantes na área de gestão de equipes comerciais.

São aproximadamente 200 horas de…

Conteúdo completo somente para assinantes da E-zine VendaMais (Grátis).

Clique aqui, cadastre seu e-mail para receber semanalmente dicas do Raul Candeloro. Junte-se aos mais de 55 mil assinantes. E receba gratuitamente um e-book com 31 dicas para divulgar seu negócio!

Se cadastrando agora, você recebe a última e-zine publicada direto em seu e-mail.